A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.076084
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1670 |
Resumo: | O presente texto é resultado de uma pesquisa realizada nos anos de 2008 e 2009 com bolsa de Prolicen da UFG/Campus Catalão e da experiência como coordenadora do Curso de Extensão Gênero e Diversidade na Escola realizado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, a Secretaria da Diversidade e a Universidade Federal de Goiás. O objetivo é analisar a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que estabelecem o Gênero como um tema a ser trabalhado de forma transversal nas escolas brasileiras, devendo ser trabalhado por todas as disciplinas. Neste sentido, a pesquisa analisa como a atual situação da mulher é abordada, ou não, pela Geografia e como esta disciplina pode contribuir para o debate com o tema em sala de aula. Neste artigo apresentamos alguns resultados da pesquisa, principalmente como está posto o debate sobre Gênero no pensamento geográfico e nos livros didáticos de Geografia. |
id |
UEPG-28_977d59af51777e10b88f0b7d0bab47cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1670 |
network_acronym_str |
UEPG-28 |
network_name_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.076084GêneroGeografiaMovimentos SociaisO presente texto é resultado de uma pesquisa realizada nos anos de 2008 e 2009 com bolsa de Prolicen da UFG/Campus Catalão e da experiência como coordenadora do Curso de Extensão Gênero e Diversidade na Escola realizado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, a Secretaria da Diversidade e a Universidade Federal de Goiás. O objetivo é analisar a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que estabelecem o Gênero como um tema a ser trabalhado de forma transversal nas escolas brasileiras, devendo ser trabalhado por todas as disciplinas. Neste sentido, a pesquisa analisa como a atual situação da mulher é abordada, ou não, pela Geografia e como esta disciplina pode contribuir para o debate com o tema em sala de aula. Neste artigo apresentamos alguns resultados da pesquisa, principalmente como está posto o debate sobre Gênero no pensamento geográfico e nos livros didáticos de Geografia. Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero2011-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1670Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 2 n. 2 (2011); 76-842177-2886reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gêneroinstname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1670/2188Costa, Carmem Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-07-27T16:01:46Zoai:uepg.br:article/1670Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlaggPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/oai||joseli.genero@gmail.com2177-28862177-2886opendoar:2011-07-27T16:01:46Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.076084 |
title |
A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.076084 |
spellingShingle |
A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.076084 Costa, Carmem Lúcia Gênero Geografia Movimentos Sociais |
title_short |
A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.076084 |
title_full |
A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.076084 |
title_fullStr |
A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.076084 |
title_full_unstemmed |
A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.076084 |
title_sort |
A Presença e Ausência do Debate de Gênero na Geografia do Ensino Fundamental e Médio. Doi: 10.5212/Rlagg.v.2.i2.076084 |
author |
Costa, Carmem Lúcia |
author_facet |
Costa, Carmem Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Carmem Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Geografia Movimentos Sociais |
topic |
Gênero Geografia Movimentos Sociais |
description |
O presente texto é resultado de uma pesquisa realizada nos anos de 2008 e 2009 com bolsa de Prolicen da UFG/Campus Catalão e da experiência como coordenadora do Curso de Extensão Gênero e Diversidade na Escola realizado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, a Secretaria da Diversidade e a Universidade Federal de Goiás. O objetivo é analisar a proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que estabelecem o Gênero como um tema a ser trabalhado de forma transversal nas escolas brasileiras, devendo ser trabalhado por todas as disciplinas. Neste sentido, a pesquisa analisa como a atual situação da mulher é abordada, ou não, pela Geografia e como esta disciplina pode contribuir para o debate com o tema em sala de aula. Neste artigo apresentamos alguns resultados da pesquisa, principalmente como está posto o debate sobre Gênero no pensamento geográfico e nos livros didáticos de Geografia. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1670 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/1670/2188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero; v. 2 n. 2 (2011); 76-84 2177-2886 reponame:Revista Latino-americana de Geografia e Gênero instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
collection |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||joseli.genero@gmail.com |
_version_ |
1789802445932593153 |