EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA EM ESCOLAS ITINERANTES E DE ASSENTAMENTO VINCULADAS AO MST NO PARANÁ: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Thaile Cristina Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612
Resumo: Esse estudo aborda as questões da formação docente e a temática sexualidade enquanto assuntos que apresentam desafios e contradições no contexto educacional. O objetivo desse trabalho foi de analisar o que ocorre em sala de aula quando o assunto refere-se à temática gênero, após a realização de uma oficina oferecida a alunos de Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física, durante uma Semana de Estudos Integrados de um instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo. A oficina teve como título “Abordando sexualidade e gênero na formação docente”. Foi possível perceber, após análise da mesma, que os alunos dos cursos de licenciatura conhecem muito pouco sobre a temática sexualidade e especificamente gênero; há uma visão biologizante sobre o assunto e não há maturidade para um debate mais incisivo no assunto. Assim, pesquisas que envolvam a formação docente e a temática da sexualidade são fundamentais nos cursos de licenciatura, para que possam proporcionar discussões e mudanças nos currículos dos cursos de graduação para que tenhamos em um futuro próximo uma sociedade menos preconceituosa e mais tolerante. 
id UEPG-31_26b70f8fb9d445f958d736973a4e0afd
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/12612
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA EM ESCOLAS ITINERANTES E DE ASSENTAMENTO VINCULADAS AO MST NO PARANÁ: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIAAgroecologia. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Educação. Escola. Emancipação humana.A relação educação e agroecologia em escolas do campo vinculadas ao MSTEsse estudo aborda as questões da formação docente e a temática sexualidade enquanto assuntos que apresentam desafios e contradições no contexto educacional. O objetivo desse trabalho foi de analisar o que ocorre em sala de aula quando o assunto refere-se à temática gênero, após a realização de uma oficina oferecida a alunos de Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física, durante uma Semana de Estudos Integrados de um instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo. A oficina teve como título “Abordando sexualidade e gênero na formação docente”. Foi possível perceber, após análise da mesma, que os alunos dos cursos de licenciatura conhecem muito pouco sobre a temática sexualidade e especificamente gênero; há uma visão biologizante sobre o assunto e não há maturidade para um debate mais incisivo no assunto. Assim, pesquisas que envolvam a formação docente e a temática da sexualidade são fundamentais nos cursos de licenciatura, para que possam proporcionar discussões e mudanças nos currículos dos cursos de graduação para que tenhamos em um futuro próximo uma sociedade menos preconceituosa e mais tolerante. Editora UEPG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1261210.5212/OlharProfr.v.20i2.0011Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 321-343Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 321-343Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 321-343Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 321-343Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 321-3431984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612/209209210908https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612/209209212582https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612/209209216099https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612/209209216100https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612/209209216116Copyright (c) 2019 Thaile Cristina Lopes Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Thaile Cristina Lopes2021-12-30T22:35:47Zoai:uepg.br:article/12612Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-30T22:35:47Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA EM ESCOLAS ITINERANTES E DE ASSENTAMENTO VINCULADAS AO MST NO PARANÁ: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA
title EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA EM ESCOLAS ITINERANTES E DE ASSENTAMENTO VINCULADAS AO MST NO PARANÁ: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA
spellingShingle EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA EM ESCOLAS ITINERANTES E DE ASSENTAMENTO VINCULADAS AO MST NO PARANÁ: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA
Vieira, Thaile Cristina Lopes
Agroecologia. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Educação. Escola. Emancipação humana.
A relação educação e agroecologia em escolas do campo vinculadas ao MST
title_short EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA EM ESCOLAS ITINERANTES E DE ASSENTAMENTO VINCULADAS AO MST NO PARANÁ: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA
title_full EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA EM ESCOLAS ITINERANTES E DE ASSENTAMENTO VINCULADAS AO MST NO PARANÁ: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA
title_fullStr EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA EM ESCOLAS ITINERANTES E DE ASSENTAMENTO VINCULADAS AO MST NO PARANÁ: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA
title_full_unstemmed EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA EM ESCOLAS ITINERANTES E DE ASSENTAMENTO VINCULADAS AO MST NO PARANÁ: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA
title_sort EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA EM ESCOLAS ITINERANTES E DE ASSENTAMENTO VINCULADAS AO MST NO PARANÁ: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA
author Vieira, Thaile Cristina Lopes
author_facet Vieira, Thaile Cristina Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Thaile Cristina Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Educação. Escola. Emancipação humana.
A relação educação e agroecologia em escolas do campo vinculadas ao MST
topic Agroecologia. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Educação. Escola. Emancipação humana.
A relação educação e agroecologia em escolas do campo vinculadas ao MST
description Esse estudo aborda as questões da formação docente e a temática sexualidade enquanto assuntos que apresentam desafios e contradições no contexto educacional. O objetivo desse trabalho foi de analisar o que ocorre em sala de aula quando o assunto refere-se à temática gênero, após a realização de uma oficina oferecida a alunos de Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física, durante uma Semana de Estudos Integrados de um instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo. A oficina teve como título “Abordando sexualidade e gênero na formação docente”. Foi possível perceber, após análise da mesma, que os alunos dos cursos de licenciatura conhecem muito pouco sobre a temática sexualidade e especificamente gênero; há uma visão biologizante sobre o assunto e não há maturidade para um debate mais incisivo no assunto. Assim, pesquisas que envolvam a formação docente e a temática da sexualidade são fundamentais nos cursos de licenciatura, para que possam proporcionar discussões e mudanças nos currículos dos cursos de graduação para que tenhamos em um futuro próximo uma sociedade menos preconceituosa e mais tolerante. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612
10.5212/OlharProfr.v.20i2.0011
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.20i2.0011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612/209209210908
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612/209209212582
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612/209209216099
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612/209209216100
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/12612/209209216116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Thaile Cristina Lopes Vieira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Thaile Cristina Lopes Vieira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 321-343
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 321-343
Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 321-343
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 321-343
Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 321-343
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496407621632