LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Olhar de Professor (Online) |
Download full: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813 |
Summary: | Atualmente verifica-se uma mudança significativa no perfil demográfico da população brasileira. O Brasil apresenta, segundo o IBGE, cerca de 9% da população, o que representa 15 milhões de idosos. Pela projeção do mesmo Instituto, o Brasil em 2025 será constituído por 34 milhões de idosos, aproximadamente 15% da população. Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 1.0741/03, considera-se idoso, as pessoas com 60 anos ou mais. Portanto, na perspectiva de que todos devem estar preparados para enfrentar e solucionar a problemática do envelhecimento populacional, a Universidade Federal de Pernambuco criou no ano de 2002, a Universidade Aberta de Terceira idade, que representa um espaço de convivência em grupo, com estímulo à participação ativa do idoso, valorização de suas potencialidades e talentos, além de se constituir em um espaço de prática para o estudo do envelhecimento, nas diversas áreas do conhecimento. Assim, neste texto faz-se uma análise histórica da evolução da criação das universidades abertas da terceira idade sob o prisma mundial e brasileiro culminando com a criação da citada Universidade na Universidade Federal de Pernambuco e referenciando os laços de amizades construídos a partir das aulas de língua espanhola. Observou-se, enfim, que foi necessário levar em conta a diminuição da acuidade auditiva, o incômodo ao se expor diante de uma habilidade que não domina, a dosagem das atividades que envolvam oralidade, a tendência do uso da língua materna nas discussões em grupo, o não interesse pela tarefa de casa e o mais importante, o querer manter o contato após as aulas e do curso. |
id |
UEPG-31_2849b3ff47e6852029bf05e688892676 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/11813 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADESAtualmente verifica-se uma mudança significativa no perfil demográfico da população brasileira. O Brasil apresenta, segundo o IBGE, cerca de 9% da população, o que representa 15 milhões de idosos. Pela projeção do mesmo Instituto, o Brasil em 2025 será constituído por 34 milhões de idosos, aproximadamente 15% da população. Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 1.0741/03, considera-se idoso, as pessoas com 60 anos ou mais. Portanto, na perspectiva de que todos devem estar preparados para enfrentar e solucionar a problemática do envelhecimento populacional, a Universidade Federal de Pernambuco criou no ano de 2002, a Universidade Aberta de Terceira idade, que representa um espaço de convivência em grupo, com estímulo à participação ativa do idoso, valorização de suas potencialidades e talentos, além de se constituir em um espaço de prática para o estudo do envelhecimento, nas diversas áreas do conhecimento. Assim, neste texto faz-se uma análise histórica da evolução da criação das universidades abertas da terceira idade sob o prisma mundial e brasileiro culminando com a criação da citada Universidade na Universidade Federal de Pernambuco e referenciando os laços de amizades construídos a partir das aulas de língua espanhola. Observou-se, enfim, que foi necessário levar em conta a diminuição da acuidade auditiva, o incômodo ao se expor diante de uma habilidade que não domina, a dosagem das atividades que envolvam oralidade, a tendência do uso da língua materna nas discussões em grupo, o não interesse pela tarefa de casa e o mais importante, o querer manter o contato após as aulas e do curso.Editora UEPG2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1181310.5212/OlharProfr.v.19i2.0006Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-2041984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209210673https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209216236https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209216237https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209216238Copyright (c) 2019 Marina Holanda Kunstinfo:eu-repo/semantics/openAccessKunst, Marina Holanda2022-01-26T10:48:39Zoai:uepg.br:article/11813Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-26T10:48:39Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES |
title |
LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES |
spellingShingle |
LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES Kunst, Marina Holanda |
title_short |
LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES |
title_full |
LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES |
title_fullStr |
LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES |
title_full_unstemmed |
LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES |
title_sort |
LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES |
author |
Kunst, Marina Holanda |
author_facet |
Kunst, Marina Holanda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kunst, Marina Holanda |
description |
Atualmente verifica-se uma mudança significativa no perfil demográfico da população brasileira. O Brasil apresenta, segundo o IBGE, cerca de 9% da população, o que representa 15 milhões de idosos. Pela projeção do mesmo Instituto, o Brasil em 2025 será constituído por 34 milhões de idosos, aproximadamente 15% da população. Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 1.0741/03, considera-se idoso, as pessoas com 60 anos ou mais. Portanto, na perspectiva de que todos devem estar preparados para enfrentar e solucionar a problemática do envelhecimento populacional, a Universidade Federal de Pernambuco criou no ano de 2002, a Universidade Aberta de Terceira idade, que representa um espaço de convivência em grupo, com estímulo à participação ativa do idoso, valorização de suas potencialidades e talentos, além de se constituir em um espaço de prática para o estudo do envelhecimento, nas diversas áreas do conhecimento. Assim, neste texto faz-se uma análise histórica da evolução da criação das universidades abertas da terceira idade sob o prisma mundial e brasileiro culminando com a criação da citada Universidade na Universidade Federal de Pernambuco e referenciando os laços de amizades construídos a partir das aulas de língua espanhola. Observou-se, enfim, que foi necessário levar em conta a diminuição da acuidade auditiva, o incômodo ao se expor diante de uma habilidade que não domina, a dosagem das atividades que envolvam oralidade, a tendência do uso da língua materna nas discussões em grupo, o não interesse pela tarefa de casa e o mais importante, o querer manter o contato após as aulas e do curso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813 10.5212/OlharProfr.v.19i2.0006 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.19i2.0006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209210673 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209216236 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209216237 https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209216238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marina Holanda Kunst info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marina Holanda Kunst |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml application/zip text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204 Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204 Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204 Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204 Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053496360435712 |