LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES

Bibliographic Details
Main Author: Kunst, Marina Holanda
Publication Date: 2019
Format: Article
Language: por
Source: Olhar de Professor (Online)
Download full: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813
Summary: Atualmente verifica-se uma mudança significativa no perfil demográfico da população brasileira. O Brasil apresenta, segundo o IBGE, cerca de 9% da população, o que representa 15 milhões de idosos. Pela projeção do mesmo Instituto, o Brasil em 2025 será constituído por 34 milhões de idosos, aproximadamente 15% da população. Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 1.0741/03, considera-se idoso, as pessoas com 60 anos ou mais. Portanto, na perspectiva de que todos devem estar preparados para enfrentar e solucionar a problemática do envelhecimento populacional, a Universidade Federal de Pernambuco criou no ano de 2002, a Universidade Aberta de Terceira idade, que representa um espaço de convivência em grupo, com estímulo à participação ativa do idoso, valorização de suas potencialidades e talentos, além de se constituir em um espaço de prática para o estudo do envelhecimento, nas diversas áreas do conhecimento. Assim, neste texto faz-se uma análise histórica da evolução da criação das universidades abertas da terceira idade sob o prisma mundial e brasileiro culminando com a criação da citada Universidade na Universidade Federal de Pernambuco e referenciando os laços de amizades construídos a partir das aulas de língua espanhola. Observou-se, enfim, que foi necessário levar em conta a diminuição da acuidade auditiva, o incômodo ao se expor diante de uma habilidade que não domina, a dosagem das atividades que envolvam oralidade, a tendência do uso da língua materna nas discussões em grupo, o não interesse pela tarefa de casa e o mais importante, o querer manter o contato após as aulas e do curso.
id UEPG-31_2849b3ff47e6852029bf05e688892676
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/11813
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADESAtualmente verifica-se uma mudança significativa no perfil demográfico da população brasileira. O Brasil apresenta, segundo o IBGE, cerca de 9% da população, o que representa 15 milhões de idosos. Pela projeção do mesmo Instituto, o Brasil em 2025 será constituído por 34 milhões de idosos, aproximadamente 15% da população. Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 1.0741/03, considera-se idoso, as pessoas com 60 anos ou mais. Portanto, na perspectiva de que todos devem estar preparados para enfrentar e solucionar a problemática do envelhecimento populacional, a Universidade Federal de Pernambuco criou no ano de 2002, a Universidade Aberta de Terceira idade, que representa um espaço de convivência em grupo, com estímulo à participação ativa do idoso, valorização de suas potencialidades e talentos, além de se constituir em um espaço de prática para o estudo do envelhecimento, nas diversas áreas do conhecimento. Assim, neste texto faz-se uma análise histórica da evolução da criação das universidades abertas da terceira idade sob o prisma mundial e brasileiro culminando com a criação da citada Universidade na Universidade Federal de Pernambuco e referenciando os laços de amizades construídos a partir das aulas de língua espanhola. Observou-se, enfim, que foi necessário levar em conta a diminuição da acuidade auditiva, o incômodo ao se expor diante de uma habilidade que não domina, a dosagem das atividades que envolvam oralidade, a tendência do uso da língua materna nas discussões em grupo, o não interesse pela tarefa de casa e o mais importante, o querer manter o contato após as aulas e do curso.Editora UEPG2019-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1181310.5212/OlharProfr.v.19i2.0006Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-2041984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209210673https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209216236https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209216237https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209216238Copyright (c) 2019 Marina Holanda Kunstinfo:eu-repo/semantics/openAccessKunst, Marina Holanda2022-01-26T10:48:39Zoai:uepg.br:article/11813Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-01-26T10:48:39Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES
title LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES
spellingShingle LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES
Kunst, Marina Holanda
title_short LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES
title_full LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES
title_fullStr LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES
title_full_unstemmed LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES
title_sort LÍNGUA ESPANHOLA E UNATI/PE: FORTALECENDO LAÇOS DE AMIZADES
author Kunst, Marina Holanda
author_facet Kunst, Marina Holanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunst, Marina Holanda
description Atualmente verifica-se uma mudança significativa no perfil demográfico da população brasileira. O Brasil apresenta, segundo o IBGE, cerca de 9% da população, o que representa 15 milhões de idosos. Pela projeção do mesmo Instituto, o Brasil em 2025 será constituído por 34 milhões de idosos, aproximadamente 15% da população. Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 1.0741/03, considera-se idoso, as pessoas com 60 anos ou mais. Portanto, na perspectiva de que todos devem estar preparados para enfrentar e solucionar a problemática do envelhecimento populacional, a Universidade Federal de Pernambuco criou no ano de 2002, a Universidade Aberta de Terceira idade, que representa um espaço de convivência em grupo, com estímulo à participação ativa do idoso, valorização de suas potencialidades e talentos, além de se constituir em um espaço de prática para o estudo do envelhecimento, nas diversas áreas do conhecimento. Assim, neste texto faz-se uma análise histórica da evolução da criação das universidades abertas da terceira idade sob o prisma mundial e brasileiro culminando com a criação da citada Universidade na Universidade Federal de Pernambuco e referenciando os laços de amizades construídos a partir das aulas de língua espanhola. Observou-se, enfim, que foi necessário levar em conta a diminuição da acuidade auditiva, o incômodo ao se expor diante de uma habilidade que não domina, a dosagem das atividades que envolvam oralidade, a tendência do uso da língua materna nas discussões em grupo, o não interesse pela tarefa de casa e o mais importante, o querer manter o contato após as aulas e do curso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813
10.5212/OlharProfr.v.19i2.0006
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.19i2.0006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209210673
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209216236
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209216237
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/11813/209209216238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Marina Holanda Kunst
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Marina Holanda Kunst
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 19 Nr. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204
Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204
Olhar de Professor; Vol. 19 Núm. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204
Olhar de Professor; Vol. 19 No. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204
Olhar de Professor; v. 19 n. 2 (2016): Educação e Terceira Idade; 196-204
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496360435712