O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Helena Maria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: de Oliveira, Ronaldo Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1426
Resumo: Neste trabalho, objetiva-se apresentar a prática dos registros construídos pelos alunos a partir das aulas de Didática, como possibilidade de construção do processo de autoria sustentado nas atitudes de observação, registro e reflexão. Por intermédio do procedimento de análise de conteúdo, o material escrito pelos alunos de uma turma do quarto período do Curso Normal Superior da Universidade do Vale do Paraíba foi explorado e possibilitou a classificação desses documentos em três categorias: registros descritivos, registros descritivos-interpretativos, registros analíticos-reflexivos. Verificou-se que os registros considerados somente descritivos apontaram para uma formação baseada na racionalidade técnica, dimensão essa que deve ser superada pela necessidade atual de professores mais reflexivos e autônomos. Nas demais categorias, percebeu-se o quanto o ato de vivenciar, de observar, de registrar e de refletir sobre as aulas direcionam para uma dimensão do exercício reflexivo, extremamente necessário à educação contemporânea, marcada pela provisoriedade, instabilidade e incerteza. São esses componentes da contemporaneidade que requerem uma formação reflexiva, criadora e criativa, que são as bases da autoria.
id UEPG-31_2baf43ecaf369fea3cf20557f6ac6783
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1426
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didáticaregistroreflexãoformação de professoresautoriaNeste trabalho, objetiva-se apresentar a prática dos registros construídos pelos alunos a partir das aulas de Didática, como possibilidade de construção do processo de autoria sustentado nas atitudes de observação, registro e reflexão. Por intermédio do procedimento de análise de conteúdo, o material escrito pelos alunos de uma turma do quarto período do Curso Normal Superior da Universidade do Vale do Paraíba foi explorado e possibilitou a classificação desses documentos em três categorias: registros descritivos, registros descritivos-interpretativos, registros analíticos-reflexivos. Verificou-se que os registros considerados somente descritivos apontaram para uma formação baseada na racionalidade técnica, dimensão essa que deve ser superada pela necessidade atual de professores mais reflexivos e autônomos. Nas demais categorias, percebeu-se o quanto o ato de vivenciar, de observar, de registrar e de refletir sobre as aulas direcionam para uma dimensão do exercício reflexivo, extremamente necessário à educação contemporânea, marcada pela provisoriedade, instabilidade e incerteza. São esses componentes da contemporaneidade que requerem uma formação reflexiva, criadora e criativa, que são as bases da autoria.Editora UEPG2009-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1426Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005)Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1426/1071dos Santos, Helena Mariade Oliveira, Ronaldo Alexandreinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:47:14Zoai:uepg.br:article/1426Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:47:14Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática
title O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática
spellingShingle O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática
dos Santos, Helena Maria
registro
reflexão
formação de professores
autoria
title_short O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática
title_full O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática
title_fullStr O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática
title_full_unstemmed O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática
title_sort O registro da aula: a construção do processo de autoria nas aulas de didática
author dos Santos, Helena Maria
author_facet dos Santos, Helena Maria
de Oliveira, Ronaldo Alexandre
author_role author
author2 de Oliveira, Ronaldo Alexandre
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Helena Maria
de Oliveira, Ronaldo Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv registro
reflexão
formação de professores
autoria
topic registro
reflexão
formação de professores
autoria
description Neste trabalho, objetiva-se apresentar a prática dos registros construídos pelos alunos a partir das aulas de Didática, como possibilidade de construção do processo de autoria sustentado nas atitudes de observação, registro e reflexão. Por intermédio do procedimento de análise de conteúdo, o material escrito pelos alunos de uma turma do quarto período do Curso Normal Superior da Universidade do Vale do Paraíba foi explorado e possibilitou a classificação desses documentos em três categorias: registros descritivos, registros descritivos-interpretativos, registros analíticos-reflexivos. Verificou-se que os registros considerados somente descritivos apontaram para uma formação baseada na racionalidade técnica, dimensão essa que deve ser superada pela necessidade atual de professores mais reflexivos e autônomos. Nas demais categorias, percebeu-se o quanto o ato de vivenciar, de observar, de registrar e de refletir sobre as aulas direcionam para uma dimensão do exercício reflexivo, extremamente necessário à educação contemporânea, marcada pela provisoriedade, instabilidade e incerteza. São esses componentes da contemporaneidade que requerem uma formação reflexiva, criadora e criativa, que são as bases da autoria.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1426
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1426/1071
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 8 Nr. 1 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 Núm. 1 (2005)
Olhar de Professor; Vol. 8 No. 1 (2005)
Olhar de Professor; v. 8 n. 1 (2005)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495002529792