ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1508 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre o papel interdisciplinar do circo na escola, analisado numa perspectiva sociológica na medida em que as realidades sociais presentes nesse contexto são problematizadas. Com o estudo realizado no projeto O papel interdisciplinar do circo no trabalho educativo algumas indagações emergiram frente ao modelo curricular tradicional que ainda perpassa a prática pedagógica de professores na realidade das escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Embora o circo não seja contemplado como conteúdo programático no currículo das escolas, este texto dialoga com vários estudos tanto no âmbito internacional, quanto no contexto brasileiro, destacando o caráter interdisciplinar do circo no trabalho didático do professor não apenas de Educação Física. Contextualiza o circo e a interdisciplinaridade no Brasil, bem como tece algumas análises a partir do projeto realizado. As análises apontam um duplo movimento: de um lado, a possibilidade das técnicas circenses serem inseridas no universo escolar, numa perspectiva interdisciplinar; e, de outro, a existência de muitas barreiras para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico pautado na interdisciplinaridade, seja pela lacuna de conhecimentos acerca dos processos interdisciplinares por parte dos envolvidos no processo educativo, seja pela pouca possibilidade de alterações de facetas do habitus docente para romper a disciplinaridade. Buscar uma atuação pedagógica que contemple e vivencie a dimensão lúdica e interdisciplinar significa abrir espaços para que a sala de aula seja um ambiente em que o autoritarismo é trocado pela livre expressão da atitude interdisciplinar, bem como um espaço de interrelação e convivência. |
id |
UEPG-31_4d7967b61b0deb4496e3a3b024857028 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1508 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207Arte circenseInterdisciplinaridadeCurrículoProfessoresEscolaO presente artigo versa sobre o papel interdisciplinar do circo na escola, analisado numa perspectiva sociológica na medida em que as realidades sociais presentes nesse contexto são problematizadas. Com o estudo realizado no projeto O papel interdisciplinar do circo no trabalho educativo algumas indagações emergiram frente ao modelo curricular tradicional que ainda perpassa a prática pedagógica de professores na realidade das escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Embora o circo não seja contemplado como conteúdo programático no currículo das escolas, este texto dialoga com vários estudos tanto no âmbito internacional, quanto no contexto brasileiro, destacando o caráter interdisciplinar do circo no trabalho didático do professor não apenas de Educação Física. Contextualiza o circo e a interdisciplinaridade no Brasil, bem como tece algumas análises a partir do projeto realizado. As análises apontam um duplo movimento: de um lado, a possibilidade das técnicas circenses serem inseridas no universo escolar, numa perspectiva interdisciplinar; e, de outro, a existência de muitas barreiras para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico pautado na interdisciplinaridade, seja pela lacuna de conhecimentos acerca dos processos interdisciplinares por parte dos envolvidos no processo educativo, seja pela pouca possibilidade de alterações de facetas do habitus docente para romper a disciplinaridade. Buscar uma atuação pedagógica que contemple e vivencie a dimensão lúdica e interdisciplinar significa abrir espaços para que a sala de aula seja um ambiente em que o autoritarismo é trocado pela livre expressão da atitude interdisciplinar, bem como um espaço de interrelação e convivência. Editora UEPG2009-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/150810.5212/OlharProfr.v.11i1.197207Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)Olhar de Professor; v. 11 n. 1 (2008)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1508/1153Costa, Ana Carolina PontesTiaen, Marcos SergioSambugari, Márcia Regina do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T16:00:25Zoai:uepg.br:article/1508Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-08T16:00:25Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207 |
title |
ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207 |
spellingShingle |
ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207 Costa, Ana Carolina Pontes Arte circense Interdisciplinaridade Currículo Professores Escola |
title_short |
ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207 |
title_full |
ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207 |
title_fullStr |
ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207 |
title_full_unstemmed |
ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207 |
title_sort |
ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207 |
author |
Costa, Ana Carolina Pontes |
author_facet |
Costa, Ana Carolina Pontes Tiaen, Marcos Sergio Sambugari, Márcia Regina do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Tiaen, Marcos Sergio Sambugari, Márcia Regina do Nascimento |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Carolina Pontes Tiaen, Marcos Sergio Sambugari, Márcia Regina do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte circense Interdisciplinaridade Currículo Professores Escola |
topic |
Arte circense Interdisciplinaridade Currículo Professores Escola |
description |
O presente artigo versa sobre o papel interdisciplinar do circo na escola, analisado numa perspectiva sociológica na medida em que as realidades sociais presentes nesse contexto são problematizadas. Com o estudo realizado no projeto O papel interdisciplinar do circo no trabalho educativo algumas indagações emergiram frente ao modelo curricular tradicional que ainda perpassa a prática pedagógica de professores na realidade das escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Embora o circo não seja contemplado como conteúdo programático no currículo das escolas, este texto dialoga com vários estudos tanto no âmbito internacional, quanto no contexto brasileiro, destacando o caráter interdisciplinar do circo no trabalho didático do professor não apenas de Educação Física. Contextualiza o circo e a interdisciplinaridade no Brasil, bem como tece algumas análises a partir do projeto realizado. As análises apontam um duplo movimento: de um lado, a possibilidade das técnicas circenses serem inseridas no universo escolar, numa perspectiva interdisciplinar; e, de outro, a existência de muitas barreiras para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico pautado na interdisciplinaridade, seja pela lacuna de conhecimentos acerca dos processos interdisciplinares por parte dos envolvidos no processo educativo, seja pela pouca possibilidade de alterações de facetas do habitus docente para romper a disciplinaridade. Buscar uma atuação pedagógica que contemple e vivencie a dimensão lúdica e interdisciplinar significa abrir espaços para que a sala de aula seja um ambiente em que o autoritarismo é trocado pela livre expressão da atitude interdisciplinar, bem como um espaço de interrelação e convivência. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1508 10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1508 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1508/1153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 1 (2008) Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008) Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 1 (2008) Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008) Olhar de Professor; v. 11 n. 1 (2008) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495399940096 |