ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Carolina Pontes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Tiaen, Marcos Sergio, Sambugari, Márcia Regina do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1508
Resumo: O presente artigo versa sobre o papel interdisciplinar do circo na escola, analisado numa perspectiva sociológica na medida em que as realidades sociais presentes nesse contexto são problematizadas. Com o estudo realizado no projeto O papel interdisciplinar do circo no trabalho educativo algumas indagações emergiram frente ao modelo curricular tradicional que ainda perpassa a prática pedagógica de professores na realidade das escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Embora o circo não seja contemplado como conteúdo programático no currículo das escolas, este texto dialoga com vários estudos tanto no âmbito internacional, quanto no contexto brasileiro, destacando o caráter interdisciplinar do circo no trabalho didático do professor não apenas de Educação Física. Contextualiza o circo e a interdisciplinaridade no Brasil, bem como tece algumas análises a partir do projeto realizado. As análises apontam um duplo movimento: de um lado, a possibilidade das técnicas circenses serem inseridas no universo escolar, numa perspectiva interdisciplinar; e, de outro, a existência de muitas barreiras para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico pautado na interdisciplinaridade, seja pela lacuna de conhecimentos acerca dos processos interdisciplinares por parte dos envolvidos no processo educativo, seja pela pouca possibilidade de alterações de facetas do habitus docente para romper a disciplinaridade. Buscar uma atuação pedagógica que contemple e vivencie a dimensão lúdica e interdisciplinar significa abrir espaços para que a sala de aula seja um ambiente em que o autoritarismo é trocado pela livre expressão da atitude interdisciplinar, bem como um espaço de interrelação e convivência. 
id UEPG-31_4d7967b61b0deb4496e3a3b024857028
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1508
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207Arte circenseInterdisciplinaridadeCurrículoProfessoresEscolaO presente artigo versa sobre o papel interdisciplinar do circo na escola, analisado numa perspectiva sociológica na medida em que as realidades sociais presentes nesse contexto são problematizadas. Com o estudo realizado no projeto O papel interdisciplinar do circo no trabalho educativo algumas indagações emergiram frente ao modelo curricular tradicional que ainda perpassa a prática pedagógica de professores na realidade das escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Embora o circo não seja contemplado como conteúdo programático no currículo das escolas, este texto dialoga com vários estudos tanto no âmbito internacional, quanto no contexto brasileiro, destacando o caráter interdisciplinar do circo no trabalho didático do professor não apenas de Educação Física. Contextualiza o circo e a interdisciplinaridade no Brasil, bem como tece algumas análises a partir do projeto realizado. As análises apontam um duplo movimento: de um lado, a possibilidade das técnicas circenses serem inseridas no universo escolar, numa perspectiva interdisciplinar; e, de outro, a existência de muitas barreiras para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico pautado na interdisciplinaridade, seja pela lacuna de conhecimentos acerca dos processos interdisciplinares por parte dos envolvidos no processo educativo, seja pela pouca possibilidade de alterações de facetas do habitus docente para romper a disciplinaridade. Buscar uma atuação pedagógica que contemple e vivencie a dimensão lúdica e interdisciplinar significa abrir espaços para que a sala de aula seja um ambiente em que o autoritarismo é trocado pela livre expressão da atitude interdisciplinar, bem como um espaço de interrelação e convivência. Editora UEPG2009-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/150810.5212/OlharProfr.v.11i1.197207Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 1 (2008)Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)Olhar de Professor; v. 11 n. 1 (2008)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1508/1153Costa, Ana Carolina PontesTiaen, Marcos SergioSambugari, Márcia Regina do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T16:00:25Zoai:uepg.br:article/1508Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-03-08T16:00:25Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207
title ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207
spellingShingle ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207
Costa, Ana Carolina Pontes
Arte circense
Interdisciplinaridade
Currículo
Professores
Escola
title_short ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207
title_full ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207
title_fullStr ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207
title_full_unstemmed ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207
title_sort ARTE CIRCENSE NA ESCOLA: POSSIBILIDADE - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207
author Costa, Ana Carolina Pontes
author_facet Costa, Ana Carolina Pontes
Tiaen, Marcos Sergio
Sambugari, Márcia Regina do Nascimento
author_role author
author2 Tiaen, Marcos Sergio
Sambugari, Márcia Regina do Nascimento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Carolina Pontes
Tiaen, Marcos Sergio
Sambugari, Márcia Regina do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Arte circense
Interdisciplinaridade
Currículo
Professores
Escola
topic Arte circense
Interdisciplinaridade
Currículo
Professores
Escola
description O presente artigo versa sobre o papel interdisciplinar do circo na escola, analisado numa perspectiva sociológica na medida em que as realidades sociais presentes nesse contexto são problematizadas. Com o estudo realizado no projeto O papel interdisciplinar do circo no trabalho educativo algumas indagações emergiram frente ao modelo curricular tradicional que ainda perpassa a prática pedagógica de professores na realidade das escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Embora o circo não seja contemplado como conteúdo programático no currículo das escolas, este texto dialoga com vários estudos tanto no âmbito internacional, quanto no contexto brasileiro, destacando o caráter interdisciplinar do circo no trabalho didático do professor não apenas de Educação Física. Contextualiza o circo e a interdisciplinaridade no Brasil, bem como tece algumas análises a partir do projeto realizado. As análises apontam um duplo movimento: de um lado, a possibilidade das técnicas circenses serem inseridas no universo escolar, numa perspectiva interdisciplinar; e, de outro, a existência de muitas barreiras para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico pautado na interdisciplinaridade, seja pela lacuna de conhecimentos acerca dos processos interdisciplinares por parte dos envolvidos no processo educativo, seja pela pouca possibilidade de alterações de facetas do habitus docente para romper a disciplinaridade. Buscar uma atuação pedagógica que contemple e vivencie a dimensão lúdica e interdisciplinar significa abrir espaços para que a sala de aula seja um ambiente em que o autoritarismo é trocado pela livre expressão da atitude interdisciplinar, bem como um espaço de interrelação e convivência. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1508
10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1508
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.11i1.197207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1508/1153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 11 Nr. 1 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 Núm. 1 (2008)
Olhar de Professor; Vol. 11 No. 1 (2008)
Olhar de Professor; v. 11 n. 1 (2008)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495399940096