OLHARES SOBRE OS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faleiro, Wender
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Puentes, Roberto Valdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9706
Resumo: O presente estudo objetiva conhecer os gestores do Ensino Médio de escolas públicas de Uberlândia/MG, e compreender como gerem as atividades pedagógicas do ambiente escolar. A pesquisa é quanti-qualitativa, e utilizou questionários para entrevistar os gestores das sete escolas selecionadas para o presente estudo. Ao menos um gestor (diretor, vice e/ou supervisor pedagógico) respondeu ao questionário, totalizando 20 gestores, desses a grande maioria foi do sexo feminine, brancos(as), casados(as) e com idade entre 30 a 50 anos.Quando ao grau de instrução todos possuem nível superior de ensino, e 75% concluíram seus estudos em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, 73,7% fizeram pós-graduação latu-sensu, e nenhum realizou pós-graduação stricto-sensu. Todos os gestores das escolas pesquisadas disseram sentir-se preparados para exercerem o cargo que ocupam, e a maioria (55%) disse que obteve essa preparação na Escola, 25% na Superintendência Estadual de Educação e apenas 20% na Universidade. A gestão necessita ser de fato democrática, investindo na prática de atividades coletivas, colaborativas, de pesquisa e de formação de todos os atores educacionais. Aos gestores falta a liderança das equipes, e criar condições adequadas e estimular a efetivação do Projeto político-pedagógico e do respectivo currículo. Observou-se em todas as escolas, falta de zelo e dedicação na elaboração do PPP e controvérsias existentes ao longo dos documentos.
id UEPG-31_77c2493411289547c3318e78652bfcc6
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/9706
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling OLHARES SOBRE OS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA/MGGestão escolar. Perfil. Ensino Médio.O presente estudo objetiva conhecer os gestores do Ensino Médio de escolas públicas de Uberlândia/MG, e compreender como gerem as atividades pedagógicas do ambiente escolar. A pesquisa é quanti-qualitativa, e utilizou questionários para entrevistar os gestores das sete escolas selecionadas para o presente estudo. Ao menos um gestor (diretor, vice e/ou supervisor pedagógico) respondeu ao questionário, totalizando 20 gestores, desses a grande maioria foi do sexo feminine, brancos(as), casados(as) e com idade entre 30 a 50 anos.Quando ao grau de instrução todos possuem nível superior de ensino, e 75% concluíram seus estudos em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, 73,7% fizeram pós-graduação latu-sensu, e nenhum realizou pós-graduação stricto-sensu. Todos os gestores das escolas pesquisadas disseram sentir-se preparados para exercerem o cargo que ocupam, e a maioria (55%) disse que obteve essa preparação na Escola, 25% na Superintendência Estadual de Educação e apenas 20% na Universidade. A gestão necessita ser de fato democrática, investindo na prática de atividades coletivas, colaborativas, de pesquisa e de formação de todos os atores educacionais. Aos gestores falta a liderança das equipes, e criar condições adequadas e estimular a efetivação do Projeto político-pedagógico e do respectivo currículo. Observou-se em todas as escolas, falta de zelo e dedicação na elaboração do PPP e controvérsias existentes ao longo dos documentos.Editora UEPG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuestionarioapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/970610.5212/OlharProfr.v.20i2.0004Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 2016-227Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 2016-227Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 2016-227Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 2016-227Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 2016-2271984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9706/209209210896https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9706/209209216086https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9706/209209216087https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9706/209209216110Copyright (c) 2019 Wender Faleiro, Roberto Valdes Puentesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaleiro, WenderPuentes, Roberto Valdes2021-12-30T21:58:13Zoai:uepg.br:article/9706Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-12-30T21:58:13Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv OLHARES SOBRE OS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA/MG
title OLHARES SOBRE OS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA/MG
spellingShingle OLHARES SOBRE OS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA/MG
Faleiro, Wender
Gestão escolar. Perfil. Ensino Médio.
title_short OLHARES SOBRE OS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA/MG
title_full OLHARES SOBRE OS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA/MG
title_fullStr OLHARES SOBRE OS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA/MG
title_full_unstemmed OLHARES SOBRE OS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA/MG
title_sort OLHARES SOBRE OS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE UBERLÂNDIA/MG
author Faleiro, Wender
author_facet Faleiro, Wender
Puentes, Roberto Valdes
author_role author
author2 Puentes, Roberto Valdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faleiro, Wender
Puentes, Roberto Valdes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar. Perfil. Ensino Médio.
topic Gestão escolar. Perfil. Ensino Médio.
description O presente estudo objetiva conhecer os gestores do Ensino Médio de escolas públicas de Uberlândia/MG, e compreender como gerem as atividades pedagógicas do ambiente escolar. A pesquisa é quanti-qualitativa, e utilizou questionários para entrevistar os gestores das sete escolas selecionadas para o presente estudo. Ao menos um gestor (diretor, vice e/ou supervisor pedagógico) respondeu ao questionário, totalizando 20 gestores, desses a grande maioria foi do sexo feminine, brancos(as), casados(as) e com idade entre 30 a 50 anos.Quando ao grau de instrução todos possuem nível superior de ensino, e 75% concluíram seus estudos em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, 73,7% fizeram pós-graduação latu-sensu, e nenhum realizou pós-graduação stricto-sensu. Todos os gestores das escolas pesquisadas disseram sentir-se preparados para exercerem o cargo que ocupam, e a maioria (55%) disse que obteve essa preparação na Escola, 25% na Superintendência Estadual de Educação e apenas 20% na Universidade. A gestão necessita ser de fato democrática, investindo na prática de atividades coletivas, colaborativas, de pesquisa e de formação de todos os atores educacionais. Aos gestores falta a liderança das equipes, e criar condições adequadas e estimular a efetivação do Projeto político-pedagógico e do respectivo currículo. Observou-se em todas as escolas, falta de zelo e dedicação na elaboração do PPP e controvérsias existentes ao longo dos documentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Questionario
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9706
10.5212/OlharProfr.v.20i2.0004
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9706
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.20i2.0004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9706/209209210896
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9706/209209216086
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9706/209209216087
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9706/209209216110
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Wender Faleiro, Roberto Valdes Puentes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Wender Faleiro, Roberto Valdes Puentes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 20 Nr. 2 (2017); 2016-227
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 2016-227
Olhar de Professor; Vol. 20 Núm. 2 (2017); 2016-227
Olhar de Professor; Vol. 20 No. 2 (2017); 2016-227
Olhar de Professor; v. 20 n. 2 (2017); 2016-227
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496312201216