Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Josué de Lima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Azevedo, Ludimilla Dayara Peleja, Brasileiro, Tania Suely Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21966
Resumo: Este estudo teve como objetivo verificar e explicitar os principais desafios enfrentados pelos professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis nas instituições de ensino na região metropolitana de Belém, durante a implementação e manutenção do ensino remoto emergencial (ERE) em meio à pandemia. Entre os resultados das entrevistas, os docentes relataram um maior tempo gasto na preparação das aulas, nem sempre recebendo uma contrapartida satisfatória. Também reconheceram que há uma certa perda na aprendizagem dos alunos, influenciada pelo contexto socioeconômico dos estudantes, o que se alinha com a literatura existente. Ao serem questionados sobre as disciplinas que apresentam mais dificuldades no modelo de ensino remoto emergencial (ERE), destacaram as disciplinas práticas e aquelas relacionadas ao cálculo. Sugere-se a realização de estudos adicionais para compreender as limitações, desafios e possibilidades do modelo de ensino híbrido, que visa substituir o ensino remoto, a fim de responder às lacunas ainda em aberto.
id UEPG-31_87e9612791b46e6772fbb05fd26beec5
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/21966
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizadoChallenges for teaching Administration and Accounting in the context of Emergency Remote Teaching (ERT): overcoming barriers and advancing in learningDesafíos para la enseñanza de Administración y Contabilidad en el contexto de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE): superando las barreras y avanzando en el aprendizajeEmergency Remote Teaching (ERT). COVID-19. Teacher Training. High Education.Enseñanza Remota de Emergencia (ERE). COVID-19. Formación Docente. Educación Superior.Ensino Remoto Emergencial (ERE). COVID-19Formação Docente. Educação Superior.Este estudo teve como objetivo verificar e explicitar os principais desafios enfrentados pelos professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis nas instituições de ensino na região metropolitana de Belém, durante a implementação e manutenção do ensino remoto emergencial (ERE) em meio à pandemia. Entre os resultados das entrevistas, os docentes relataram um maior tempo gasto na preparação das aulas, nem sempre recebendo uma contrapartida satisfatória. Também reconheceram que há uma certa perda na aprendizagem dos alunos, influenciada pelo contexto socioeconômico dos estudantes, o que se alinha com a literatura existente. Ao serem questionados sobre as disciplinas que apresentam mais dificuldades no modelo de ensino remoto emergencial (ERE), destacaram as disciplinas práticas e aquelas relacionadas ao cálculo. Sugere-se a realização de estudos adicionais para compreender as limitações, desafios e possibilidades do modelo de ensino híbrido, que visa substituir o ensino remoto, a fim de responder às lacunas ainda em aberto.This study examines the primary challenges encountered by professors in the Business Administration and Accounting courses at educational institutions in the metropolitan region of Belém during the implementation and maintenance of Emergency Remote Teaching (ERT) amid the pandemic. Through interviews, it was found that professors invest more time in class preparation without always receiving satisfactory compensation. They also acknowledge a decline in student learning, influenced by students' socioeconomic status, aligning with existing literature. Furthermore, practical, and calculation-related subjects were identified as the most challenging in the Emergency Remote Teaching (ERT) model. To address remaining gaps, further research is needed to understand the limitations, challenges, and possibilities of the hybrid teaching model, which aims to replace remote teaching.Este estudio tuvo como objetivo verificar y explicitar los principales desafíos enfrentados por los profesores de los cursos de Administración y Ciencias Contables en las instituciones educativas de la región metropolitana de Belém, durante la implementación y mantenimiento de la enseñanza remota de emergencia (ERE) en medio de la pandemia. Entre los resultados de las entrevistas, los docentes observaron un mayor tiempo invertido en la preparación de las clases, sin siempre recibir una contrapartida satisfactoria. También reconocieron que existe cierta pérdida en el aprendizaje de los alumnos, influenciada por el contexto socioeconómico de los estudiantes, lo cual se alinea con la literatura existente. Al ser preguntados sobre las asignaturas que presentan más dificultades en el modelo de enseñanza remota de emergencia (ERE), destacaron las asignaturas prácticas y las relacionadas con cálculos. Se sugiere la realización de estudios adicionales para comprender las limitaciones, desafíos y posibilidades del modelo de enseñanza híbrida, que busca reemplazar la enseñanza remota, a fin de responder a las lagunas aún abiertas.Editora UEPG2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTexto PDFPDF Text.Texto PDFapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/2196610.5212/OlharProfr.v.26.21966.074Olhar de Professor; Bd. 26 (2023): Publicação contínua; 1-26Olhar de Professor; Vol. 26 (2023): Continuous Publication; 1-26Olhar de Professor; Vol. 26 (2023): Publicación Continua; 1-26Olhar de Professor; Vol. 26 (2023): Publicação contínua; 1-26Olhar de Professor; v. 26 (2023): Publicação contínua; 1-261984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21966/209209218245Copyright (c) 2023 Me. Josué de Lima Carvalho, Me. Ludimilla Dayara Peleja Azevedo, Dra. Tania Suely Azevedo Brasileirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Josué de Lima Azevedo, Ludimilla Dayara PelejaBrasileiro, Tania Suely Azevedo2024-02-09T00:07:05Zoai:uepg.br:article/21966Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2024-02-09T00:07:05Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado
Challenges for teaching Administration and Accounting in the context of Emergency Remote Teaching (ERT): overcoming barriers and advancing in learning
Desafíos para la enseñanza de Administración y Contabilidad en el contexto de la Enseñanza Remota de Emergencia (ERE): superando las barreras y avanzando en el aprendizaje
title Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado
spellingShingle Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado
Carvalho, Josué de Lima
Emergency Remote Teaching (ERT).
COVID-19.
Teacher Training.
High Education.
Enseñanza Remota de Emergencia (ERE).
COVID-19.
Formación Docente.
Educación Superior.
Ensino Remoto Emergencial (ERE).
COVID-19
Formação Docente.
Educação Superior.
title_short Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado
title_full Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado
title_fullStr Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado
title_full_unstemmed Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado
title_sort Desafios para o ensino da Administração e da Ciência Contábil no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE): superando as barreiras e avançando no aprendizado
author Carvalho, Josué de Lima
author_facet Carvalho, Josué de Lima
Azevedo, Ludimilla Dayara Peleja
Brasileiro, Tania Suely Azevedo
author_role author
author2 Azevedo, Ludimilla Dayara Peleja
Brasileiro, Tania Suely Azevedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Josué de Lima
Azevedo, Ludimilla Dayara Peleja
Brasileiro, Tania Suely Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Emergency Remote Teaching (ERT).
COVID-19.
Teacher Training.
High Education.
Enseñanza Remota de Emergencia (ERE).
COVID-19.
Formación Docente.
Educación Superior.
Ensino Remoto Emergencial (ERE).
COVID-19
Formação Docente.
Educação Superior.
topic Emergency Remote Teaching (ERT).
COVID-19.
Teacher Training.
High Education.
Enseñanza Remota de Emergencia (ERE).
COVID-19.
Formación Docente.
Educación Superior.
Ensino Remoto Emergencial (ERE).
COVID-19
Formação Docente.
Educação Superior.
description Este estudo teve como objetivo verificar e explicitar os principais desafios enfrentados pelos professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis nas instituições de ensino na região metropolitana de Belém, durante a implementação e manutenção do ensino remoto emergencial (ERE) em meio à pandemia. Entre os resultados das entrevistas, os docentes relataram um maior tempo gasto na preparação das aulas, nem sempre recebendo uma contrapartida satisfatória. Também reconheceram que há uma certa perda na aprendizagem dos alunos, influenciada pelo contexto socioeconômico dos estudantes, o que se alinha com a literatura existente. Ao serem questionados sobre as disciplinas que apresentam mais dificuldades no modelo de ensino remoto emergencial (ERE), destacaram as disciplinas práticas e aquelas relacionadas ao cálculo. Sugere-se a realização de estudos adicionais para compreender as limitações, desafios e possibilidades do modelo de ensino híbrido, que visa substituir o ensino remoto, a fim de responder às lacunas ainda em aberto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto PDF
PDF Text.
Texto PDF
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21966
10.5212/OlharProfr.v.26.21966.074
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21966
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.26.21966.074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/21966/209209218245
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 26 (2023): Publicação contínua; 1-26
Olhar de Professor; Vol. 26 (2023): Continuous Publication; 1-26
Olhar de Professor; Vol. 26 (2023): Publicación Continua; 1-26
Olhar de Professor; Vol. 26 (2023): Publicação contínua; 1-26
Olhar de Professor; v. 26 (2023): Publicação contínua; 1-26
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494523330560