Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Taís
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414
Resumo: Neste artigo, que se caracteriza como um recorte de minha dissertação de mestrado, reflito acerca das escolhas metodológicas que compuseram o estudo empírico de recepção que propus junto a um grupo de crianças espectadoras de teatro infantil. Subdivido a escrita em quatro seções que contemplem alguns dos procedimentos metodológicos implicados na construção da estratégia multimetodológica traçada. Na primeira, discorro sobre a inspiração de cunho etnográfico que baliza alguns fazeres em campo junto às crianças e também os olhares constituídos por mim junto a elas. Também descrevo os sujeitos e contextos envolvidos na pesquisa de campo. Na seguinte, falo do lugar que considero como meu, enquanto professoratriz de teatro: do uso dos jogos teatrais como metodologia que possibilitaria, a partir de uma linguagem que não a oral, e sim a gestual e cisnestésica, a invenção de dados e materialidade empírica profícuos à pesquisadora e ao tema-objeto centrado no teatral. A proposta de coletar desenhos e registros gráficos das crianças, considerados forma de expressão construtora de significados e sentidos, é problematizada na terceira seção. Na última parte, dedico-me a refletir acerca das implicações das entrevistas e do formato escolhido para realizá-las junto às crianças espectadoras, das relações de força que atravessaram nosso estar junto, do narrar-se e rememorar enquanto mecanismos e técnicas de si, que constituem as posições ocupadas pelos sujeitos.  
id UEPG-31_9011fa6a7164594bb8edc4d04d0e4775
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1414
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educaçãometodologiasteatroeducaçãopesquisa empírica Neste artigo, que se caracteriza como um recorte de minha dissertação de mestrado, reflito acerca das escolhas metodológicas que compuseram o estudo empírico de recepção que propus junto a um grupo de crianças espectadoras de teatro infantil. Subdivido a escrita em quatro seções que contemplem alguns dos procedimentos metodológicos implicados na construção da estratégia multimetodológica traçada. Na primeira, discorro sobre a inspiração de cunho etnográfico que baliza alguns fazeres em campo junto às crianças e também os olhares constituídos por mim junto a elas. Também descrevo os sujeitos e contextos envolvidos na pesquisa de campo. Na seguinte, falo do lugar que considero como meu, enquanto professoratriz de teatro: do uso dos jogos teatrais como metodologia que possibilitaria, a partir de uma linguagem que não a oral, e sim a gestual e cisnestésica, a invenção de dados e materialidade empírica profícuos à pesquisadora e ao tema-objeto centrado no teatral. A proposta de coletar desenhos e registros gráficos das crianças, considerados forma de expressão construtora de significados e sentidos, é problematizada na terceira seção. Na última parte, dedico-me a refletir acerca das implicações das entrevistas e do formato escolhido para realizá-las junto às crianças espectadoras, das relações de força que atravessaram nosso estar junto, do narrar-se e rememorar enquanto mecanismos e técnicas de si, que constituem as posições ocupadas pelos sujeitos.  Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 1 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 1 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 1 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 1 (2004)Olhar de Professor; v. 7 n. 1 (2004)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414/1059Ferreira, Taísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:59:44Zoai:uepg.br:article/1414Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:59:44Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação
title Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação
spellingShingle Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação
Ferreira, Taís
metodologias
teatro
educação
pesquisa empírica
title_short Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação
title_full Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação
title_fullStr Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação
title_full_unstemmed Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação
title_sort Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação
author Ferreira, Taís
author_facet Ferreira, Taís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Taís
dc.subject.por.fl_str_mv metodologias
teatro
educação
pesquisa empírica
topic metodologias
teatro
educação
pesquisa empírica
description Neste artigo, que se caracteriza como um recorte de minha dissertação de mestrado, reflito acerca das escolhas metodológicas que compuseram o estudo empírico de recepção que propus junto a um grupo de crianças espectadoras de teatro infantil. Subdivido a escrita em quatro seções que contemplem alguns dos procedimentos metodológicos implicados na construção da estratégia multimetodológica traçada. Na primeira, discorro sobre a inspiração de cunho etnográfico que baliza alguns fazeres em campo junto às crianças e também os olhares constituídos por mim junto a elas. Também descrevo os sujeitos e contextos envolvidos na pesquisa de campo. Na seguinte, falo do lugar que considero como meu, enquanto professoratriz de teatro: do uso dos jogos teatrais como metodologia que possibilitaria, a partir de uma linguagem que não a oral, e sim a gestual e cisnestésica, a invenção de dados e materialidade empírica profícuos à pesquisadora e ao tema-objeto centrado no teatral. A proposta de coletar desenhos e registros gráficos das crianças, considerados forma de expressão construtora de significados e sentidos, é problematizada na terceira seção. Na última parte, dedico-me a refletir acerca das implicações das entrevistas e do formato escolhido para realizá-las junto às crianças espectadoras, das relações de força que atravessaram nosso estar junto, do narrar-se e rememorar enquanto mecanismos e técnicas de si, que constituem as posições ocupadas pelos sujeitos.  
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414/1059
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 1 (2004)
Olhar de Professor; Vol. 7 No. 1 (2004)
Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 1 (2004)
Olhar de Professor; Vol. 7 No. 1 (2004)
Olhar de Professor; v. 7 n. 1 (2004)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494984704000