Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414 |
Resumo: | Neste artigo, que se caracteriza como um recorte de minha dissertação de mestrado, reflito acerca das escolhas metodológicas que compuseram o estudo empírico de recepção que propus junto a um grupo de crianças espectadoras de teatro infantil. Subdivido a escrita em quatro seções que contemplem alguns dos procedimentos metodológicos implicados na construção da estratégia multimetodológica traçada. Na primeira, discorro sobre a inspiração de cunho etnográfico que baliza alguns fazeres em campo junto às crianças e também os olhares constituídos por mim junto a elas. Também descrevo os sujeitos e contextos envolvidos na pesquisa de campo. Na seguinte, falo do lugar que considero como meu, enquanto professoratriz de teatro: do uso dos jogos teatrais como metodologia que possibilitaria, a partir de uma linguagem que não a oral, e sim a gestual e cisnestésica, a invenção de dados e materialidade empírica profícuos à pesquisadora e ao tema-objeto centrado no teatral. A proposta de coletar desenhos e registros gráficos das crianças, considerados forma de expressão construtora de significados e sentidos, é problematizada na terceira seção. Na última parte, dedico-me a refletir acerca das implicações das entrevistas e do formato escolhido para realizá-las junto às crianças espectadoras, das relações de força que atravessaram nosso estar junto, do narrar-se e rememorar enquanto mecanismos e técnicas de si, que constituem as posições ocupadas pelos sujeitos. |
id |
UEPG-31_9011fa6a7164594bb8edc4d04d0e4775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1414 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educaçãometodologiasteatroeducaçãopesquisa empírica Neste artigo, que se caracteriza como um recorte de minha dissertação de mestrado, reflito acerca das escolhas metodológicas que compuseram o estudo empírico de recepção que propus junto a um grupo de crianças espectadoras de teatro infantil. Subdivido a escrita em quatro seções que contemplem alguns dos procedimentos metodológicos implicados na construção da estratégia multimetodológica traçada. Na primeira, discorro sobre a inspiração de cunho etnográfico que baliza alguns fazeres em campo junto às crianças e também os olhares constituídos por mim junto a elas. Também descrevo os sujeitos e contextos envolvidos na pesquisa de campo. Na seguinte, falo do lugar que considero como meu, enquanto professoratriz de teatro: do uso dos jogos teatrais como metodologia que possibilitaria, a partir de uma linguagem que não a oral, e sim a gestual e cisnestésica, a invenção de dados e materialidade empírica profícuos à pesquisadora e ao tema-objeto centrado no teatral. A proposta de coletar desenhos e registros gráficos das crianças, considerados forma de expressão construtora de significados e sentidos, é problematizada na terceira seção. Na última parte, dedico-me a refletir acerca das implicações das entrevistas e do formato escolhido para realizá-las junto às crianças espectadoras, das relações de força que atravessaram nosso estar junto, do narrar-se e rememorar enquanto mecanismos e técnicas de si, que constituem as posições ocupadas pelos sujeitos. Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 1 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 1 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 1 (2004)Olhar de Professor; Vol. 7 No. 1 (2004)Olhar de Professor; v. 7 n. 1 (2004)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414/1059Ferreira, Taísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-18T16:59:44Zoai:uepg.br:article/1414Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-18T16:59:44Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação |
title |
Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação |
spellingShingle |
Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação Ferreira, Taís metodologias teatro educação pesquisa empírica |
title_short |
Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação |
title_full |
Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação |
title_fullStr |
Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação |
title_full_unstemmed |
Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação |
title_sort |
Problematizando uma Estratégia Multimetodológica de Pesquisa em Teatro e Educação |
author |
Ferreira, Taís |
author_facet |
Ferreira, Taís |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Taís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
metodologias teatro educação pesquisa empírica |
topic |
metodologias teatro educação pesquisa empírica |
description |
Neste artigo, que se caracteriza como um recorte de minha dissertação de mestrado, reflito acerca das escolhas metodológicas que compuseram o estudo empírico de recepção que propus junto a um grupo de crianças espectadoras de teatro infantil. Subdivido a escrita em quatro seções que contemplem alguns dos procedimentos metodológicos implicados na construção da estratégia multimetodológica traçada. Na primeira, discorro sobre a inspiração de cunho etnográfico que baliza alguns fazeres em campo junto às crianças e também os olhares constituídos por mim junto a elas. Também descrevo os sujeitos e contextos envolvidos na pesquisa de campo. Na seguinte, falo do lugar que considero como meu, enquanto professoratriz de teatro: do uso dos jogos teatrais como metodologia que possibilitaria, a partir de uma linguagem que não a oral, e sim a gestual e cisnestésica, a invenção de dados e materialidade empírica profícuos à pesquisadora e ao tema-objeto centrado no teatral. A proposta de coletar desenhos e registros gráficos das crianças, considerados forma de expressão construtora de significados e sentidos, é problematizada na terceira seção. Na última parte, dedico-me a refletir acerca das implicações das entrevistas e do formato escolhido para realizá-las junto às crianças espectadoras, das relações de força que atravessaram nosso estar junto, do narrar-se e rememorar enquanto mecanismos e técnicas de si, que constituem as posições ocupadas pelos sujeitos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1414/1059 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 7 Nr. 1 (2004) Olhar de Professor; Vol. 7 No. 1 (2004) Olhar de Professor; Vol. 7 Núm. 1 (2004) Olhar de Professor; Vol. 7 No. 1 (2004) Olhar de Professor; v. 7 n. 1 (2004) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494984704000 |