Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4730 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou analisar a possibilidade de a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado contribuírem para construção de saberes docentes, estimulando o futuro professor a desenvolver uma postura investigativo-reflexiva necessária para a resolução das situações complexas do cotidiano escolar. Dessa forma, nesta pesquisa, verificou-se o quanto a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, localizada no norte do Paraná. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo que será fundamentada em bibliografia sobre formação de professores, também será realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da referida instituição. A realização deste estudo apontou que a Prática de Ensino e o Estágio constituem tempo e espaço de aprendizagem significativa durante o processo formativo do futuro professor. Assim, não são apenas atividades extracurriculares realizadas para o cumprimento de uma carga horária de forma isolada e descontextualizada do curso, mas sim, práticas que permitem o desenvolvimento de diferentes compreensões sobre a realidade escolar. Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, saberes docentes. |
id |
UEPG-31_da816597539fbe9d42de7923f0133528 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/4730 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docênciaestágio supervisionadoformação de professoressaberes docentesFormação de professores O presente trabalho objetivou analisar a possibilidade de a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado contribuírem para construção de saberes docentes, estimulando o futuro professor a desenvolver uma postura investigativo-reflexiva necessária para a resolução das situações complexas do cotidiano escolar. Dessa forma, nesta pesquisa, verificou-se o quanto a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, localizada no norte do Paraná. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo que será fundamentada em bibliografia sobre formação de professores, também será realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da referida instituição. A realização deste estudo apontou que a Prática de Ensino e o Estágio constituem tempo e espaço de aprendizagem significativa durante o processo formativo do futuro professor. Assim, não são apenas atividades extracurriculares realizadas para o cumprimento de uma carga horária de forma isolada e descontextualizada do curso, mas sim, práticas que permitem o desenvolvimento de diferentes compreensões sobre a realidade escolar. Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, saberes docentes. Editora UEPG2015-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/473010.5212/OlharProfr.v.16i2.0007Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 357-374Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 357-374Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 357-374Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 357-374Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 357-3741984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4730/4422Raymundo, Gislene Miottoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T21:48:13Zoai:uepg.br:article/4730Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T21:48:13Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência |
title |
Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência |
spellingShingle |
Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência Raymundo, Gislene Miotto estágio supervisionado formação de professores saberes docentes Formação de professores |
title_short |
Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência |
title_full |
Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência |
title_fullStr |
Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência |
title_full_unstemmed |
Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência |
title_sort |
Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência |
author |
Raymundo, Gislene Miotto |
author_facet |
Raymundo, Gislene Miotto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raymundo, Gislene Miotto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio supervisionado formação de professores saberes docentes Formação de professores |
topic |
estágio supervisionado formação de professores saberes docentes Formação de professores |
description |
O presente trabalho objetivou analisar a possibilidade de a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado contribuírem para construção de saberes docentes, estimulando o futuro professor a desenvolver uma postura investigativo-reflexiva necessária para a resolução das situações complexas do cotidiano escolar. Dessa forma, nesta pesquisa, verificou-se o quanto a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, localizada no norte do Paraná. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo que será fundamentada em bibliografia sobre formação de professores, também será realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da referida instituição. A realização deste estudo apontou que a Prática de Ensino e o Estágio constituem tempo e espaço de aprendizagem significativa durante o processo formativo do futuro professor. Assim, não são apenas atividades extracurriculares realizadas para o cumprimento de uma carga horária de forma isolada e descontextualizada do curso, mas sim, práticas que permitem o desenvolvimento de diferentes compreensões sobre a realidade escolar. Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, saberes docentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4730 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0007 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4730 |
identifier_str_mv |
10.5212/OlharProfr.v.16i2.0007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4730/4422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 357-374 Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 357-374 Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 357-374 Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 357-374 Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 357-374 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053495938908160 |