Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raymundo, Gislene Miotto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4730
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a possibilidade de a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado contribuírem para construção de saberes docentes, estimulando o futuro professor a desenvolver uma postura investigativo-reflexiva necessária para a resolução das situações complexas do cotidiano escolar. Dessa forma, nesta pesquisa, verificou-se o quanto a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, localizada no norte do Paraná. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo que será fundamentada em bibliografia sobre formação de professores, também será realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da referida instituição. A realização deste estudo apontou que a Prática de Ensino e o Estágio constituem tempo e espaço de aprendizagem significativa durante o processo formativo do futuro professor. Assim, não são apenas atividades extracurriculares realizadas para o cumprimento de uma carga horária de forma isolada e descontextualizada do curso, mas sim, práticas que permitem o desenvolvimento de diferentes compreensões sobre a realidade escolar.   Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, saberes docentes.  
id UEPG-31_da816597539fbe9d42de7923f0133528
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/4730
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docênciaestágio supervisionadoformação de professoressaberes docentesFormação de professores O presente trabalho objetivou analisar a possibilidade de a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado contribuírem para construção de saberes docentes, estimulando o futuro professor a desenvolver uma postura investigativo-reflexiva necessária para a resolução das situações complexas do cotidiano escolar. Dessa forma, nesta pesquisa, verificou-se o quanto a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, localizada no norte do Paraná. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo que será fundamentada em bibliografia sobre formação de professores, também será realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da referida instituição. A realização deste estudo apontou que a Prática de Ensino e o Estágio constituem tempo e espaço de aprendizagem significativa durante o processo formativo do futuro professor. Assim, não são apenas atividades extracurriculares realizadas para o cumprimento de uma carga horária de forma isolada e descontextualizada do curso, mas sim, práticas que permitem o desenvolvimento de diferentes compreensões sobre a realidade escolar.   Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, saberes docentes.  Editora UEPG2015-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/473010.5212/OlharProfr.v.16i2.0007Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 357-374Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 357-374Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 357-374Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 357-374Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 357-3741984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4730/4422Raymundo, Gislene Miottoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T21:48:13Zoai:uepg.br:article/4730Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T21:48:13Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência
title Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência
spellingShingle Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência
Raymundo, Gislene Miotto
estágio supervisionado
formação de professores
saberes docentes
Formação de professores
title_short Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência
title_full Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência
title_fullStr Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência
title_full_unstemmed Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência
title_sort Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência
author Raymundo, Gislene Miotto
author_facet Raymundo, Gislene Miotto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raymundo, Gislene Miotto
dc.subject.por.fl_str_mv estágio supervisionado
formação de professores
saberes docentes
Formação de professores
topic estágio supervisionado
formação de professores
saberes docentes
Formação de professores
description O presente trabalho objetivou analisar a possibilidade de a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado contribuírem para construção de saberes docentes, estimulando o futuro professor a desenvolver uma postura investigativo-reflexiva necessária para a resolução das situações complexas do cotidiano escolar. Dessa forma, nesta pesquisa, verificou-se o quanto a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica no curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, localizada no norte do Paraná. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo que será fundamentada em bibliografia sobre formação de professores, também será realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da referida instituição. A realização deste estudo apontou que a Prática de Ensino e o Estágio constituem tempo e espaço de aprendizagem significativa durante o processo formativo do futuro professor. Assim, não são apenas atividades extracurriculares realizadas para o cumprimento de uma carga horária de forma isolada e descontextualizada do curso, mas sim, práticas que permitem o desenvolvimento de diferentes compreensões sobre a realidade escolar.   Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Prática de Ensino, saberes docentes.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4730
10.5212/OlharProfr.v.16i2.0007
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4730
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4730/4422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 357-374
Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 357-374
Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 357-374
Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 357-374
Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 357-374
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495938908160