Eleições presidenciais no Brasil: o que veicula a mídia impressa / Presidential elections in Brazil: what conveys the printed media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Maria da Penha de Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Araújo, Lidiane Silva, Coutinho, Márcio de Lima, Morais, Luciene Costa Araújo, Batista, José Roniere Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14473
Resumo: RESUMO: Objetivou-se conhecer o que a mídia impressa veicula acerca das eleições presidenciais no Brasil (2014). De caráter documental, o estudo foi realizado a partir da análise de materiais textuais sobre o tema coletados em tempo real no portal da Folha de São Paulo. O corpus foi submetido à análise lexical pelo Alceste, por meio do procedimento padrão; o dendrograma foi estruturado em duas classes temáticas. Os achados demonstraram que, embora tenha sido preponderante o percentual de notícias ancoradas na categoria "Presidenciáveis e ligações partidárias", a análise do material jornalístico sobre as eleições presidenciais no Brasil demonstrou que o quadro político ancora-se também em outros aspectos, sobretudo de ordem econômica: "Especulações econômicas e a conjuntura política”. Neste sentido, a economia emerge como um fator importante de avaliação do desempenho de um governo, podendo gerar especulações quando relacionado ao panorama das eleições. Palavras chave: eleições presidenciais no Brasil; representações sociais; política.ABSTRACT: The objective was to know what the print media conveys about the presidential elections in Brazil (2014). As a documentary research, this study was conducted from textual materials analysis on the subject collected in real time on the website of Folha de São Paulo. The corpus was submitted to lexical analysis by Alceste, through the standard procedure; the dendrogram was structured in two thematic classes. The findings showed that although it has been predominant the percentage of news anchored in the "presidential and political party links", the analysis of journalistic material on the presidential elections in Brazil has shown that the political landscape is anchored in other aspects, especially order economic: "speculation economic and the political conjuncture" in this sense, the economy emerges as an important factor in evaluating the performance of a government, which can generate speculation when related to the panorama of the elections. Keywords: presidential elections in Brazil; social representations; political.
id UERJ-10_265f3e566ab2e1f870cbaf607c99a41c
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14473
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling Eleições presidenciais no Brasil: o que veicula a mídia impressa / Presidential elections in Brazil: what conveys the printed mediaRESUMO: Objetivou-se conhecer o que a mídia impressa veicula acerca das eleições presidenciais no Brasil (2014). De caráter documental, o estudo foi realizado a partir da análise de materiais textuais sobre o tema coletados em tempo real no portal da Folha de São Paulo. O corpus foi submetido à análise lexical pelo Alceste, por meio do procedimento padrão; o dendrograma foi estruturado em duas classes temáticas. Os achados demonstraram que, embora tenha sido preponderante o percentual de notícias ancoradas na categoria "Presidenciáveis e ligações partidárias", a análise do material jornalístico sobre as eleições presidenciais no Brasil demonstrou que o quadro político ancora-se também em outros aspectos, sobretudo de ordem econômica: "Especulações econômicas e a conjuntura política”. Neste sentido, a economia emerge como um fator importante de avaliação do desempenho de um governo, podendo gerar especulações quando relacionado ao panorama das eleições. Palavras chave: eleições presidenciais no Brasil; representações sociais; política.ABSTRACT: The objective was to know what the print media conveys about the presidential elections in Brazil (2014). As a documentary research, this study was conducted from textual materials analysis on the subject collected in real time on the website of Folha de São Paulo. The corpus was submitted to lexical analysis by Alceste, through the standard procedure; the dendrogram was structured in two thematic classes. The findings showed that although it has been predominant the percentage of news anchored in the "presidential and political party links", the analysis of journalistic material on the presidential elections in Brazil has shown that the political landscape is anchored in other aspects, especially order economic: "speculation economic and the political conjuncture" in this sense, the economy emerges as an important factor in evaluating the performance of a government, which can generate speculation when related to the panorama of the elections. Keywords: presidential elections in Brazil; social representations; political.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/1447310.12957/psi.saber.soc.2014.14473Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 2 (2014): Jul-Dez; 247-252Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 2 (2014): Jul-Dez; 247-2522238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14473/10952Coutinho, Maria da Penha de Limade Araújo, Lidiane SilvaCoutinho, Márcio de LimaMorais, Luciene Costa AraújoBatista, José Roniere Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-22T14:58:26Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14473Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2015-01-22T14:58:26Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Eleições presidenciais no Brasil: o que veicula a mídia impressa / Presidential elections in Brazil: what conveys the printed media
title Eleições presidenciais no Brasil: o que veicula a mídia impressa / Presidential elections in Brazil: what conveys the printed media
spellingShingle Eleições presidenciais no Brasil: o que veicula a mídia impressa / Presidential elections in Brazil: what conveys the printed media
Coutinho, Maria da Penha de Lima
title_short Eleições presidenciais no Brasil: o que veicula a mídia impressa / Presidential elections in Brazil: what conveys the printed media
title_full Eleições presidenciais no Brasil: o que veicula a mídia impressa / Presidential elections in Brazil: what conveys the printed media
title_fullStr Eleições presidenciais no Brasil: o que veicula a mídia impressa / Presidential elections in Brazil: what conveys the printed media
title_full_unstemmed Eleições presidenciais no Brasil: o que veicula a mídia impressa / Presidential elections in Brazil: what conveys the printed media
title_sort Eleições presidenciais no Brasil: o que veicula a mídia impressa / Presidential elections in Brazil: what conveys the printed media
author Coutinho, Maria da Penha de Lima
author_facet Coutinho, Maria da Penha de Lima
de Araújo, Lidiane Silva
Coutinho, Márcio de Lima
Morais, Luciene Costa Araújo
Batista, José Roniere Morais
author_role author
author2 de Araújo, Lidiane Silva
Coutinho, Márcio de Lima
Morais, Luciene Costa Araújo
Batista, José Roniere Morais
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Maria da Penha de Lima
de Araújo, Lidiane Silva
Coutinho, Márcio de Lima
Morais, Luciene Costa Araújo
Batista, José Roniere Morais
description RESUMO: Objetivou-se conhecer o que a mídia impressa veicula acerca das eleições presidenciais no Brasil (2014). De caráter documental, o estudo foi realizado a partir da análise de materiais textuais sobre o tema coletados em tempo real no portal da Folha de São Paulo. O corpus foi submetido à análise lexical pelo Alceste, por meio do procedimento padrão; o dendrograma foi estruturado em duas classes temáticas. Os achados demonstraram que, embora tenha sido preponderante o percentual de notícias ancoradas na categoria "Presidenciáveis e ligações partidárias", a análise do material jornalístico sobre as eleições presidenciais no Brasil demonstrou que o quadro político ancora-se também em outros aspectos, sobretudo de ordem econômica: "Especulações econômicas e a conjuntura política”. Neste sentido, a economia emerge como um fator importante de avaliação do desempenho de um governo, podendo gerar especulações quando relacionado ao panorama das eleições. Palavras chave: eleições presidenciais no Brasil; representações sociais; política.ABSTRACT: The objective was to know what the print media conveys about the presidential elections in Brazil (2014). As a documentary research, this study was conducted from textual materials analysis on the subject collected in real time on the website of Folha de São Paulo. The corpus was submitted to lexical analysis by Alceste, through the standard procedure; the dendrogram was structured in two thematic classes. The findings showed that although it has been predominant the percentage of news anchored in the "presidential and political party links", the analysis of journalistic material on the presidential elections in Brazil has shown that the political landscape is anchored in other aspects, especially order economic: "speculation economic and the political conjuncture" in this sense, the economy emerges as an important factor in evaluating the performance of a government, which can generate speculation when related to the panorama of the elections. Keywords: presidential elections in Brazil; social representations; political.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14473
10.12957/psi.saber.soc.2014.14473
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14473
identifier_str_mv 10.12957/psi.saber.soc.2014.14473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/14473/10952
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 3 n. 2 (2014): Jul-Dez; 247-252
Psychology and Social Knowing; Vol. 3 No. 2 (2014): Jul-Dez; 247-252
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1789800925587570688