A difusão do câncer de mama em mulheres na mídia impressa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simeão, Shirley de Souza Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Coutinho, Maria da Penha de Lima, Araújo, Lidiane Silva de, Miranda, Rosane de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/24962
Resumo: DOI: 10.12957/psi.saber.soc.2016.24962RESUMO: Objetivou-se apreender as representações sociais acerca do câncer de mama em mulheres difundidas pelas mídias impressas, nacional (Folha de São Paulo) e local (Correio da Paraíba). Realizou-se um estudo documental com base em 58 matérias jornalísticas veiculadas em 2012 e 2013. Os dados foram processados por meio da análise padrão no Alceste, a partir da qual identificaram-se quatro classes temáticas. Em geral, os resultados evidenciaram a representação da doença como prevenível, ao mesmo tempo em que focalizaram o caratér fatal da doença. Embora a comunicação midiática seja um importante fio condutor de informações sobre a neoplasia mamária, os resultados indicaram a necessidade de questionar sobre a natureza do conteúdo que é enfaticamente veiculado pelos jornais. Por exemplo, a mídia não apontou a adoção de um estilo de vida saudável como conduta preventiva igualmente pertinente, valorizando hegemonicamente o enfoque médico (realização de exames periódicos). Além disso, ao contrário do que se esperava, a ênfase em notícias com cifras sobre mortalidade e outras considerações científicas pode ter um efeito repulsivo para práticas de autocuidado e detecção precoce da doença, uma vez que a doença fica associada à morte como realidade próxima, contribuindo para cristalizar o estigma associado à representação do câncer de mama. Os achados serviram para explicar a difusão do câncer de mama pela mídia impressa, tornando notória a necessidade de inclusão de pautas de comunicação positivas sobre o tema e, suas possíveis implicações nas práticas de prevenção e cuidado no contexto oncológico. Palavras-chave: câncer de mama; mulheres; mídia impressa; difusão; representações sociais. ABSTRACT: This study aimed to identify the social representations of breast cancer in women broadcast by national print media (Folha de São Paulo) and local (Correio da Paraíba). We conducted a documental study based on 58 journalistic articles published in 2012 and 2013. Data was analysed with the software Alceste, using the default procedure, which allowed to identify a corpus organized in four thematic classes. The results showed the representation of the disease as preventable, while focused on the fatal nature of the disease. Although media communication is an important thread of information about breast cancer, the results indicate the need to question about the nature of the content that is emphatically conveyed by newspapers. For example, the media did not point the adoption of a healthy lifestyle as equally relevant preventive conduct, valuing hegemonically medical approach (periodic examinations). Moreover, contrary to what was expected, the emphasis on news to figures on mortality and other scientific considerations may have a repulsive effect on self-care practices and early detection of disease, since the disease is associated with death as close reality, contributing to crystallize the stigma associated with the representation of breast cancer. The findings served to explain the diffusion of the breast cancer by the print media, making evident the need for inclusion of positive communication guidelines on the issue and its possible implications for prevention and care practices in the oncological context. Keywords: breast cancer; women; print media; diffusion; social representations.
id UERJ-10_d38327f0fd7eb119d7b6278f1282e31e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/24962
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling A difusão do câncer de mama em mulheres na mídia impressaDOI: 10.12957/psi.saber.soc.2016.24962RESUMO: Objetivou-se apreender as representações sociais acerca do câncer de mama em mulheres difundidas pelas mídias impressas, nacional (Folha de São Paulo) e local (Correio da Paraíba). Realizou-se um estudo documental com base em 58 matérias jornalísticas veiculadas em 2012 e 2013. Os dados foram processados por meio da análise padrão no Alceste, a partir da qual identificaram-se quatro classes temáticas. Em geral, os resultados evidenciaram a representação da doença como prevenível, ao mesmo tempo em que focalizaram o caratér fatal da doença. Embora a comunicação midiática seja um importante fio condutor de informações sobre a neoplasia mamária, os resultados indicaram a necessidade de questionar sobre a natureza do conteúdo que é enfaticamente veiculado pelos jornais. Por exemplo, a mídia não apontou a adoção de um estilo de vida saudável como conduta preventiva igualmente pertinente, valorizando hegemonicamente o enfoque médico (realização de exames periódicos). Além disso, ao contrário do que se esperava, a ênfase em notícias com cifras sobre mortalidade e outras considerações científicas pode ter um efeito repulsivo para práticas de autocuidado e detecção precoce da doença, uma vez que a doença fica associada à morte como realidade próxima, contribuindo para cristalizar o estigma associado à representação do câncer de mama. Os achados serviram para explicar a difusão do câncer de mama pela mídia impressa, tornando notória a necessidade de inclusão de pautas de comunicação positivas sobre o tema e, suas possíveis implicações nas práticas de prevenção e cuidado no contexto oncológico. Palavras-chave: câncer de mama; mulheres; mídia impressa; difusão; representações sociais. ABSTRACT: This study aimed to identify the social representations of breast cancer in women broadcast by national print media (Folha de São Paulo) and local (Correio da Paraíba). We conducted a documental study based on 58 journalistic articles published in 2012 and 2013. Data was analysed with the software Alceste, using the default procedure, which allowed to identify a corpus organized in four thematic classes. The results showed the representation of the disease as preventable, while focused on the fatal nature of the disease. Although media communication is an important thread of information about breast cancer, the results indicate the need to question about the nature of the content that is emphatically conveyed by newspapers. For example, the media did not point the adoption of a healthy lifestyle as equally relevant preventive conduct, valuing hegemonically medical approach (periodic examinations). Moreover, contrary to what was expected, the emphasis on news to figures on mortality and other scientific considerations may have a repulsive effect on self-care practices and early detection of disease, since the disease is associated with death as close reality, contributing to crystallize the stigma associated with the representation of breast cancer. The findings served to explain the diffusion of the breast cancer by the print media, making evident the need for inclusion of positive communication guidelines on the issue and its possible implications for prevention and care practices in the oncological context. Keywords: breast cancer; women; print media; diffusion; social representations.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/2496210.12957/psi.saber.soc.2016.24962Psicologia e Saber Social; v. 5 n. 2 (2016): JUL-DEZ; 142-155Psychology and Social Knowing; Vol. 5 No. 2 (2016): JUL-DEZ; 142-1552238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/24962/19729Simeão, Shirley de Souza SilvaCoutinho, Maria da Penha de LimaAraújo, Lidiane Silva deMiranda, Rosane de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-23T18:29:10Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/24962Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2017-02-23T18:29:10Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A difusão do câncer de mama em mulheres na mídia impressa
title A difusão do câncer de mama em mulheres na mídia impressa
spellingShingle A difusão do câncer de mama em mulheres na mídia impressa
Simeão, Shirley de Souza Silva
title_short A difusão do câncer de mama em mulheres na mídia impressa
title_full A difusão do câncer de mama em mulheres na mídia impressa
title_fullStr A difusão do câncer de mama em mulheres na mídia impressa
title_full_unstemmed A difusão do câncer de mama em mulheres na mídia impressa
title_sort A difusão do câncer de mama em mulheres na mídia impressa
author Simeão, Shirley de Souza Silva
author_facet Simeão, Shirley de Souza Silva
Coutinho, Maria da Penha de Lima
Araújo, Lidiane Silva de
Miranda, Rosane de Sousa
author_role author
author2 Coutinho, Maria da Penha de Lima
Araújo, Lidiane Silva de
Miranda, Rosane de Sousa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simeão, Shirley de Souza Silva
Coutinho, Maria da Penha de Lima
Araújo, Lidiane Silva de
Miranda, Rosane de Sousa
description DOI: 10.12957/psi.saber.soc.2016.24962RESUMO: Objetivou-se apreender as representações sociais acerca do câncer de mama em mulheres difundidas pelas mídias impressas, nacional (Folha de São Paulo) e local (Correio da Paraíba). Realizou-se um estudo documental com base em 58 matérias jornalísticas veiculadas em 2012 e 2013. Os dados foram processados por meio da análise padrão no Alceste, a partir da qual identificaram-se quatro classes temáticas. Em geral, os resultados evidenciaram a representação da doença como prevenível, ao mesmo tempo em que focalizaram o caratér fatal da doença. Embora a comunicação midiática seja um importante fio condutor de informações sobre a neoplasia mamária, os resultados indicaram a necessidade de questionar sobre a natureza do conteúdo que é enfaticamente veiculado pelos jornais. Por exemplo, a mídia não apontou a adoção de um estilo de vida saudável como conduta preventiva igualmente pertinente, valorizando hegemonicamente o enfoque médico (realização de exames periódicos). Além disso, ao contrário do que se esperava, a ênfase em notícias com cifras sobre mortalidade e outras considerações científicas pode ter um efeito repulsivo para práticas de autocuidado e detecção precoce da doença, uma vez que a doença fica associada à morte como realidade próxima, contribuindo para cristalizar o estigma associado à representação do câncer de mama. Os achados serviram para explicar a difusão do câncer de mama pela mídia impressa, tornando notória a necessidade de inclusão de pautas de comunicação positivas sobre o tema e, suas possíveis implicações nas práticas de prevenção e cuidado no contexto oncológico. Palavras-chave: câncer de mama; mulheres; mídia impressa; difusão; representações sociais. ABSTRACT: This study aimed to identify the social representations of breast cancer in women broadcast by national print media (Folha de São Paulo) and local (Correio da Paraíba). We conducted a documental study based on 58 journalistic articles published in 2012 and 2013. Data was analysed with the software Alceste, using the default procedure, which allowed to identify a corpus organized in four thematic classes. The results showed the representation of the disease as preventable, while focused on the fatal nature of the disease. Although media communication is an important thread of information about breast cancer, the results indicate the need to question about the nature of the content that is emphatically conveyed by newspapers. For example, the media did not point the adoption of a healthy lifestyle as equally relevant preventive conduct, valuing hegemonically medical approach (periodic examinations). Moreover, contrary to what was expected, the emphasis on news to figures on mortality and other scientific considerations may have a repulsive effect on self-care practices and early detection of disease, since the disease is associated with death as close reality, contributing to crystallize the stigma associated with the representation of breast cancer. The findings served to explain the diffusion of the breast cancer by the print media, making evident the need for inclusion of positive communication guidelines on the issue and its possible implications for prevention and care practices in the oncological context. Keywords: breast cancer; women; print media; diffusion; social representations.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/24962
10.12957/psi.saber.soc.2016.24962
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/24962
identifier_str_mv 10.12957/psi.saber.soc.2016.24962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/24962/19729
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 5 n. 2 (2016): JUL-DEZ; 142-155
Psychology and Social Knowing; Vol. 5 No. 2 (2016): JUL-DEZ; 142-155
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318471088013312