Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32334 |
Resumo: | O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) teve início no ano de 2013 como resultado do esforço de expansão dos mestrados profissionais, modalidade de pós-graduação já prevista para oferta no Brasil desde 1965, conforme consta do Parecer nº 977/65 do Conselho Federal de Educação. Neste texto, questiona-se a adequação da pesquisa aplicada baseada na transposição de teorias para promover o desenvolvimento profissional dos docentes, de acordo com os objetivos do Programa. Partindo da proposta de formação profissional fundada na epistemologia da prática elaborada por Schön (2000) e desenvolvida por diversos outros autores como García (1999), Perrenoud (2008), Paquay et al. (2012), Tardif (2011) dentre outros, apresenta um modelo de formação profissional do professor reflexivo, entendido como mais coerente com os objetivos do Programa. |
id |
UERJ-13_53de81f50115c45c6422ba62bfeacf8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32334 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em LetrasMestrado Profissional em Letras. Formação de ProfessoresDesenvolvimento profissionalProfessor pesquisador.O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) teve início no ano de 2013 como resultado do esforço de expansão dos mestrados profissionais, modalidade de pós-graduação já prevista para oferta no Brasil desde 1965, conforme consta do Parecer nº 977/65 do Conselho Federal de Educação. Neste texto, questiona-se a adequação da pesquisa aplicada baseada na transposição de teorias para promover o desenvolvimento profissional dos docentes, de acordo com os objetivos do Programa. Partindo da proposta de formação profissional fundada na epistemologia da prática elaborada por Schön (2000) e desenvolvida por diversos outros autores como García (1999), Perrenoud (2008), Paquay et al. (2012), Tardif (2011) dentre outros, apresenta um modelo de formação profissional do professor reflexivo, entendido como mais coerente com os objetivos do Programa.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3233410.12957/soletras.2018.32334SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 245-273SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 245-273SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 245-273Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 245-273SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 245-2732316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32334/24789Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcos Bispo dos2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32334Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras |
title |
Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras |
spellingShingle |
Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras Santos, Marcos Bispo dos Mestrado Profissional em Letras. Formação de Professores Desenvolvimento profissional Professor pesquisador. |
title_short |
Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras |
title_full |
Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras |
title_fullStr |
Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras |
title_full_unstemmed |
Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras |
title_sort |
Epistemologia da prática e desenvolvimento profissional no Mestrado Profissional em Letras |
author |
Santos, Marcos Bispo dos |
author_facet |
Santos, Marcos Bispo dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcos Bispo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Letras. Formação de Professores Desenvolvimento profissional Professor pesquisador. |
topic |
Mestrado Profissional em Letras. Formação de Professores Desenvolvimento profissional Professor pesquisador. |
description |
O Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) teve início no ano de 2013 como resultado do esforço de expansão dos mestrados profissionais, modalidade de pós-graduação já prevista para oferta no Brasil desde 1965, conforme consta do Parecer nº 977/65 do Conselho Federal de Educação. Neste texto, questiona-se a adequação da pesquisa aplicada baseada na transposição de teorias para promover o desenvolvimento profissional dos docentes, de acordo com os objetivos do Programa. Partindo da proposta de formação profissional fundada na epistemologia da prática elaborada por Schön (2000) e desenvolvida por diversos outros autores como García (1999), Perrenoud (2008), Paquay et al. (2012), Tardif (2011) dentre outros, apresenta um modelo de formação profissional do professor reflexivo, entendido como mais coerente com os objetivos do Programa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32334 10.12957/soletras.2018.32334 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32334 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2018.32334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32334/24789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 245-273 SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 245-273 SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 245-273 Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 245-273 SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 245-273 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1789801011838189568 |