Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Santos, Headson Rogers
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Chaves da Cunha, José Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7894
Resumo: Este artigo é originário de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Pará(UFPA) com o objetivo de verificar se, e em que medida, as práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural (des) favorecem o ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE). Assentamo-nos nos aportes teóricos da interculturalidade, à luz de autores como Abdallah-Pretceille (2003), Mendes (2004) e Chianca (2007). Observamos duas turmas heterogêneas de PLE e cinco professores estagiários.Após análise das gravações e descrições feitas em sala de aula, apresentamos neste trabalho os primeiros resultados obtidos.
id UERJ-13_b10374c76bd1d951b5e0b86f7bbc196c
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7894
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e culturalTurmas Heterogêneas. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas docentes.Este artigo é originário de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Pará(UFPA) com o objetivo de verificar se, e em que medida, as práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural (des) favorecem o ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE). Assentamo-nos nos aportes teóricos da interculturalidade, à luz de autores como Abdallah-Pretceille (2003), Mendes (2004) e Chianca (2007). Observamos duas turmas heterogêneas de PLE e cinco professores estagiários.Após análise das gravações e descrições feitas em sala de aula, apresentamos neste trabalho os primeiros resultados obtidos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/789410.12957/soletras.2013.7894SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-1692316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7894/8269da Silva Santos, Headson RogersChaves da Cunha, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:15:53Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7894Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:15:53Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural
title Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural
spellingShingle Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural
da Silva Santos, Headson Rogers
Turmas Heterogêneas. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas docentes.
title_short Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural
title_full Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural
title_fullStr Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural
title_full_unstemmed Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural
title_sort Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural
author da Silva Santos, Headson Rogers
author_facet da Silva Santos, Headson Rogers
Chaves da Cunha, José Carlos
author_role author
author2 Chaves da Cunha, José Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Santos, Headson Rogers
Chaves da Cunha, José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Turmas Heterogêneas. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas docentes.
topic Turmas Heterogêneas. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas docentes.
description Este artigo é originário de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Pará(UFPA) com o objetivo de verificar se, e em que medida, as práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural (des) favorecem o ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE). Assentamo-nos nos aportes teóricos da interculturalidade, à luz de autores como Abdallah-Pretceille (2003), Mendes (2004) e Chianca (2007). Observamos duas turmas heterogêneas de PLE e cinco professores estagiários.Após análise das gravações e descrições feitas em sala de aula, apresentamos neste trabalho os primeiros resultados obtidos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7894
10.12957/soletras.2013.7894
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7894
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2013.7894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7894/8269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169
SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169
SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169
Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169
SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600066007040