Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7894 |
Resumo: | Este artigo é originário de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Pará(UFPA) com o objetivo de verificar se, e em que medida, as práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural (des) favorecem o ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE). Assentamo-nos nos aportes teóricos da interculturalidade, à luz de autores como Abdallah-Pretceille (2003), Mendes (2004) e Chianca (2007). Observamos duas turmas heterogêneas de PLE e cinco professores estagiários.Após análise das gravações e descrições feitas em sala de aula, apresentamos neste trabalho os primeiros resultados obtidos. |
id |
UERJ-13_b10374c76bd1d951b5e0b86f7bbc196c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7894 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e culturalTurmas Heterogêneas. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas docentes.Este artigo é originário de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Pará(UFPA) com o objetivo de verificar se, e em que medida, as práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural (des) favorecem o ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE). Assentamo-nos nos aportes teóricos da interculturalidade, à luz de autores como Abdallah-Pretceille (2003), Mendes (2004) e Chianca (2007). Observamos duas turmas heterogêneas de PLE e cinco professores estagiários.Após análise das gravações e descrições feitas em sala de aula, apresentamos neste trabalho os primeiros resultados obtidos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/789410.12957/soletras.2013.7894SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-1692316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7894/8269da Silva Santos, Headson RogersChaves da Cunha, José Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:15:53Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7894Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:15:53Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural |
title |
Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural |
spellingShingle |
Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural da Silva Santos, Headson Rogers Turmas Heterogêneas. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas docentes. |
title_short |
Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural |
title_full |
Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural |
title_fullStr |
Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural |
title_full_unstemmed |
Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural |
title_sort |
Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural |
author |
da Silva Santos, Headson Rogers |
author_facet |
da Silva Santos, Headson Rogers Chaves da Cunha, José Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Chaves da Cunha, José Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Santos, Headson Rogers Chaves da Cunha, José Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turmas Heterogêneas. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas docentes. |
topic |
Turmas Heterogêneas. Português Língua Estrangeira (PLE). Práticas docentes. |
description |
Este artigo é originário de uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Pará(UFPA) com o objetivo de verificar se, e em que medida, as práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural (des) favorecem o ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE). Assentamo-nos nos aportes teóricos da interculturalidade, à luz de autores como Abdallah-Pretceille (2003), Mendes (2004) e Chianca (2007). Observamos duas turmas heterogêneas de PLE e cinco professores estagiários.Após análise das gravações e descrições feitas em sala de aula, apresentamos neste trabalho os primeiros resultados obtidos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7894 10.12957/soletras.2013.7894 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7894 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2013.7894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7894/8269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169 SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169 SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169 Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169 SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 152-169 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318600066007040 |