O BARROCO MINEIRO EM DRUMMOND

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Fernando Monteiro de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4438
Resumo: Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), egresso do patriarcalismorural mineiro, que constituíra uma das oligarquias que detiveramo poder no Brasil até a implantação do capitalismo estrangeiroentre nós, na feliz conceituação de José Guilherme Merquior encarnou,em sua aventura pessoal de filho de fazendeiro tornado burocratana cidade grande, a evolução social do Brasil (MERQUIOR,1976 : 48), que, com a Revolução de 30, sofreu acelerado processode modernização urbana e industrial. Sua poesia, vinda à lume a partirde 1930, traduziu o tenso processo de transição entre a tradiçãopatriarcalista de nossa história até então e o dinamismo agressivo docontexto urbano moderno. Solitário e angustiado face a este novocenário, apesar de por ele também fascinado, Drummond engendraao longo de sua vida uma obra poética que o crítico Roberto Reis assinaloucomo recuperadora “do passado, do clã familiar e patriarcal”(REIS, 1989 : 158), passado este evocado pelo que dele resta residualmente(Idem : 157), investido pelo poeta de sua subjetividade expressionista:“o que lhe interessa não é a realidade exterior, porém ainterpretação pessoal, feita pelo seu espírito, dessa realidade”(COUTINHO, 1988 : 242).
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