Quem tem medo da Teoria? Análise como vivência, prática e experimentação nas Relações Internacionais | Who is affraid of Theory? Analysis as experience, practice and experimentation in International Relations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mural Internacional (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/37999 |
Resumo: | O anseio de implementação de atividades práticas é uma questão histórica do campo de estudos das Relações Internacionais. Se, por um lado, muito pouco se tem descoberto sobre o aspecto prático e técnico da área – o que tem feito das Relações Internacionais uma área muito mais reflexiva e filosófica, do que propriamente um campo profissionalizante –, por outro lado algumas iniciativas podem ser encontradas, no Brasil e no mundo, capazes de oferecer aos alunos uma vivência profissional na graduação. Até aqui, a consagrada simulação das organizações internacionais tem sido o cerne da prática nas Relações Internacionais, concorrendo ao aprimoramento das habilidades de oratória e negociação dos alunos. Junto a ela, porém, há uma dinâmica relativamente desconhecida, de importância fundamental, denominada “Laboratório de Análise das Relações Internacionais (LARI)”. Esse artigo é um relato de experiências do “LARI” enquanto metodologia ativa de aprendizagem e uma breve reflexão sobre suas possibilidades e limitações.Palavras-chave: Virada Prática; Metodologias Ativas; Teoria das Relações Internacionais. ABSTRACTThe longing for the implementation of practical activities is a historical question of the field of studies of IR. If, on the one hand, very little has been discovered about the practical and technical aspect of the area – which has made IR a much more reflexive and philosophical area – on the other hand some initiatives may be found in Brazil and in the world capable of offering students a professional experience in undergraduate studies. So far, the established simulation of international organizations has been at the heart of International Relations practice, contributing to the improvement of students' speaking and negotiation skills. Next to it, however, there is a relatively unknown dynamics of fundamental importance denominated "Laboratory of Analysis of International Relations (LARI)". This article is an account of experiences of "LARI" as an active learning methodology and a reflection on its possibilities and limitations.Keywords: Practice Turn; Active Learning; International Relations Theory. Recebido em 26 out.2018 | Aceito em 20 ago.2019 |
id |
UERJ-14_502de3fc8f62c2a2eb330b73ca6a0645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/37999 |
network_acronym_str |
UERJ-14 |
network_name_str |
Mural Internacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quem tem medo da Teoria? Análise como vivência, prática e experimentação nas Relações Internacionais | Who is affraid of Theory? Analysis as experience, practice and experimentation in International RelationsVirada Prática. Metodologias Ativas. Teoria das Relações Internacionais.O anseio de implementação de atividades práticas é uma questão histórica do campo de estudos das Relações Internacionais. Se, por um lado, muito pouco se tem descoberto sobre o aspecto prático e técnico da área – o que tem feito das Relações Internacionais uma área muito mais reflexiva e filosófica, do que propriamente um campo profissionalizante –, por outro lado algumas iniciativas podem ser encontradas, no Brasil e no mundo, capazes de oferecer aos alunos uma vivência profissional na graduação. Até aqui, a consagrada simulação das organizações internacionais tem sido o cerne da prática nas Relações Internacionais, concorrendo ao aprimoramento das habilidades de oratória e negociação dos alunos. Junto a ela, porém, há uma dinâmica relativamente desconhecida, de importância fundamental, denominada “Laboratório de Análise das Relações Internacionais (LARI)”. Esse artigo é um relato de experiências do “LARI” enquanto metodologia ativa de aprendizagem e uma breve reflexão sobre suas possibilidades e limitações.Palavras-chave: Virada Prática; Metodologias Ativas; Teoria das Relações Internacionais. ABSTRACTThe longing for the implementation of practical activities is a historical question of the field of studies of IR. If, on the one hand, very little has been discovered about the practical and technical aspect of the area – which has made IR a much more reflexive and philosophical area – on the other hand some initiatives may be found in Brazil and in the world capable of offering students a professional experience in undergraduate studies. So far, the established simulation of international organizations has been at the heart of International Relations practice, contributing to the improvement of students' speaking and negotiation skills. Next to it, however, there is a relatively unknown dynamics of fundamental importance denominated "Laboratory of Analysis of International Relations (LARI)". This article is an account of experiences of "LARI" as an active learning methodology and a reflection on its possibilities and limitations.Keywords: Practice Turn; Active Learning; International Relations Theory. Recebido em 26 out.2018 | Aceito em 20 ago.2019Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/3799910.12957/rmi.2019.37999Mural Internacional; v. 10 (2019): JAN-DEZ; e37999Mural Internacional; Vol. 10 (2019): JAN-DEZ; e379992177-73142446-6182reponame:Mural Internacional (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/37999/30730Copyright (c) 2019 Mural Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSpode, RaphaelFernandes Olivieri, Bruna2020-05-05T17:12:47Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/37999Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacionalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oai||ppgri.revista@gmail.com2177-73142177-7314opendoar:2020-05-05T17:12:47Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem tem medo da Teoria? Análise como vivência, prática e experimentação nas Relações Internacionais | Who is affraid of Theory? Analysis as experience, practice and experimentation in International Relations |
title |
Quem tem medo da Teoria? Análise como vivência, prática e experimentação nas Relações Internacionais | Who is affraid of Theory? Analysis as experience, practice and experimentation in International Relations |
spellingShingle |
Quem tem medo da Teoria? Análise como vivência, prática e experimentação nas Relações Internacionais | Who is affraid of Theory? Analysis as experience, practice and experimentation in International Relations Spode, Raphael Virada Prática. Metodologias Ativas. Teoria das Relações Internacionais. |
title_short |
Quem tem medo da Teoria? Análise como vivência, prática e experimentação nas Relações Internacionais | Who is affraid of Theory? Analysis as experience, practice and experimentation in International Relations |
title_full |
Quem tem medo da Teoria? Análise como vivência, prática e experimentação nas Relações Internacionais | Who is affraid of Theory? Analysis as experience, practice and experimentation in International Relations |
title_fullStr |
Quem tem medo da Teoria? Análise como vivência, prática e experimentação nas Relações Internacionais | Who is affraid of Theory? Analysis as experience, practice and experimentation in International Relations |
title_full_unstemmed |
Quem tem medo da Teoria? Análise como vivência, prática e experimentação nas Relações Internacionais | Who is affraid of Theory? Analysis as experience, practice and experimentation in International Relations |
title_sort |
Quem tem medo da Teoria? Análise como vivência, prática e experimentação nas Relações Internacionais | Who is affraid of Theory? Analysis as experience, practice and experimentation in International Relations |
author |
Spode, Raphael |
author_facet |
Spode, Raphael Fernandes Olivieri, Bruna |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes Olivieri, Bruna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spode, Raphael Fernandes Olivieri, Bruna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Virada Prática. Metodologias Ativas. Teoria das Relações Internacionais. |
topic |
Virada Prática. Metodologias Ativas. Teoria das Relações Internacionais. |
description |
O anseio de implementação de atividades práticas é uma questão histórica do campo de estudos das Relações Internacionais. Se, por um lado, muito pouco se tem descoberto sobre o aspecto prático e técnico da área – o que tem feito das Relações Internacionais uma área muito mais reflexiva e filosófica, do que propriamente um campo profissionalizante –, por outro lado algumas iniciativas podem ser encontradas, no Brasil e no mundo, capazes de oferecer aos alunos uma vivência profissional na graduação. Até aqui, a consagrada simulação das organizações internacionais tem sido o cerne da prática nas Relações Internacionais, concorrendo ao aprimoramento das habilidades de oratória e negociação dos alunos. Junto a ela, porém, há uma dinâmica relativamente desconhecida, de importância fundamental, denominada “Laboratório de Análise das Relações Internacionais (LARI)”. Esse artigo é um relato de experiências do “LARI” enquanto metodologia ativa de aprendizagem e uma breve reflexão sobre suas possibilidades e limitações.Palavras-chave: Virada Prática; Metodologias Ativas; Teoria das Relações Internacionais. ABSTRACTThe longing for the implementation of practical activities is a historical question of the field of studies of IR. If, on the one hand, very little has been discovered about the practical and technical aspect of the area – which has made IR a much more reflexive and philosophical area – on the other hand some initiatives may be found in Brazil and in the world capable of offering students a professional experience in undergraduate studies. So far, the established simulation of international organizations has been at the heart of International Relations practice, contributing to the improvement of students' speaking and negotiation skills. Next to it, however, there is a relatively unknown dynamics of fundamental importance denominated "Laboratory of Analysis of International Relations (LARI)". This article is an account of experiences of "LARI" as an active learning methodology and a reflection on its possibilities and limitations.Keywords: Practice Turn; Active Learning; International Relations Theory. Recebido em 26 out.2018 | Aceito em 20 ago.2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed Article Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/37999 10.12957/rmi.2019.37999 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/37999 |
identifier_str_mv |
10.12957/rmi.2019.37999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/37999/30730 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Mural Internacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Mural Internacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mural Internacional; v. 10 (2019): JAN-DEZ; e37999 Mural Internacional; Vol. 10 (2019): JAN-DEZ; e37999 2177-7314 2446-6182 reponame:Mural Internacional (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Mural Internacional (Online) |
collection |
Mural Internacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ppgri.revista@gmail.com |
_version_ |
1799318576467804160 |