UMA LEITURA PARA A BNCC: De qual currículo e de qual geografia estamos falando?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florez Rodrigues, Phelipe Florez Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Caldeira, Maria Carolina Da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77747
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de análise a Base Nacional Comum Curricular - BNCC  no recorte dos anos finais do ensino fundamental e sua interface com a Geografia.  Assumimos como foco de problematização a constituição de um discurso curricular articulado com dois elementos proeminentes na política em debate, quais sejam as significações projetadas sobre os nomes competências e nacional que tentam definir encaminhamentos comportamentais, disciplinares e homogeneizantes sobre a Geografia. Nesta investigação, lançamos mão de uma perspectiva discursiva, sobretudo, na discussão foucaultiana sobre discurso, verdade e poder em que se oportuniza problematizar a constituição das hegemonias discursivas na política da BNCC. Na análise articulada entre políticas curriculares e a Geografia buscamos no diálogo com atores da comunidade disciplinar para argumentar que o caráter negligente e esvaziante que caracteriza a proposta para a Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental é um efeito de uma política curricular centrada em uma noção estanque, homogênea e limitante sobre um projeto de formação de escala nacional de sujeitos competentes.
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