Uma avaliação da satisfação de pacientes em hemodiálise crônica com o tratamento em serviços de diálise no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Gisele Macedo da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gomes,Isabel Cristina, Machado,Elaine Leandro, Rocha,Fernando Henrique, Andrade,Eli Iola Gurgel, Acurcio,Francisco de Assis, Cherchiglia,Mariângela Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Physis (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312011000200013
Resumo: O objetivo deste artigo foi avaliar a satisfação dos pacientes em tratamento hemodialítico crônico com o cuidado recebido nos serviços de diálise. Trata-se de estudo transversal desenvolvido a partir de amostra nacionalmente representativa de pacientes portadores de doença renal crônica terminal (N = 3.036) em tratamento em serviços de diálise e centros transplantadores do Brasil. Os pacientes em hemodiálise (HD) responderam a um questionário de satisfação específico para essa modalidade, cujas questões envolveram satisfação com equipe, ambiente e cuidado prestado, e impacto da diálise nas atividades diárias. Para obter um escore de satisfação desses pacientes, foram utilizados modelos de Teoria de Resposta ao Item na análise dos 22 itens do questionário. A regressão linear foi utilizada para avaliar a associação entre fatores socioeconômicos, demográficos, clínicos e estruturais dos serviços de diálise e os escores de satisfação. Dos pacientes entrevistados, 1.621 estavam em HD no momento da entrevista. Todos responderam ao questionário de satisfação. A maioria era do sexo masculino, cor da pele não-branca, escolaridade < 11 anos e não relataram depressão. A idade média foi de 49 anos. A análise dos dados revelou que ter menor idade, ter depressão, possuir maior tempo de tratamento dialítico e despender maior tempo de deslocamento da residência até o serviço de diálise estiveram associados a menor nível de satisfação com os serviços de diálise. Sugere-se que, para avaliar a satisfação dos usuários, seja importante considerar, além dos fatores individuais, os atributos relacionados aos serviços de saúde, confirmando sua natureza multidimensional.
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