A ANALOGIA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DE VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Letícia de Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fortilli, Solange de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32697
Resumo: Considerando que a analogia é um dos processos cognitivos mais básicos, que consiste na adoção de um modelo para domínios diversos, objetiva-se apresentar uma investigação sobre o papel desempenhado por ela no processo de parentetização dos verbos cognitivos no português. Os verbos cognitivos são os que expressam estados ou atividades que dão origem a percepções, conhecimentos, ideias, crenças ou julgamentos, os quais revelam processos mentais com diferentes nuances de significado. São verbos como pensar, imaginar, supor, deduzir, calcular e outros que, quando parentetizados, revelam a subjetividade do falante funcionando como modalizadores epistêmicos. Neste sentido, a pesquisa toma por base estudos como os de Hopper; Traugott (1993), Martelotta (2010), Tavares (2003) e Fortilli (2013). Para o levantamento e análise de dados, foram selecionados casos encontrados entre os séculos XIX e XX e XXI no Corpus do Português, bem como dados de escrita do século XXI, coletados no jornal Folha.com.
id UERJ-7_2f664d2fba8c187ccd8857be93713122
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32697
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling A ANALOGIA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DE VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIROGramaticalizaçãoAnalogiaVerbos cognitivosConsiderando que a analogia é um dos processos cognitivos mais básicos, que consiste na adoção de um modelo para domínios diversos, objetiva-se apresentar uma investigação sobre o papel desempenhado por ela no processo de parentetização dos verbos cognitivos no português. Os verbos cognitivos são os que expressam estados ou atividades que dão origem a percepções, conhecimentos, ideias, crenças ou julgamentos, os quais revelam processos mentais com diferentes nuances de significado. São verbos como pensar, imaginar, supor, deduzir, calcular e outros que, quando parentetizados, revelam a subjetividade do falante funcionando como modalizadores epistêmicos. Neste sentido, a pesquisa toma por base estudos como os de Hopper; Traugott (1993), Martelotta (2010), Tavares (2003) e Fortilli (2013). Para o levantamento e análise de dados, foram selecionados casos encontrados entre os séculos XIX e XX e XXI no Corpus do Português, bem como dados de escrita do século XXI, coletados no jornal Folha.com.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/3269710.12957/cadsem.2018.32697Caderno Seminal; v. 30 n. 30 (2018): CADERNO SEMINAL DIGITAL ESPECIAL (2018)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32697/26436Copyright (c) 2018 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Letícia de AlmeidaFortilli, Solange de Carvalho2018-10-03T20:53:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32697Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2018-10-03T20:53:32Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A ANALOGIA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DE VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
title A ANALOGIA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DE VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
spellingShingle A ANALOGIA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DE VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
Barbosa, Letícia de Almeida
Gramaticalização
Analogia
Verbos cognitivos
title_short A ANALOGIA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DE VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
title_full A ANALOGIA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DE VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
title_fullStr A ANALOGIA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DE VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
title_full_unstemmed A ANALOGIA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DE VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
title_sort A ANALOGIA NOS PROCESSOS DE MUDANÇA DE VERBOS COGNITIVOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
author Barbosa, Letícia de Almeida
author_facet Barbosa, Letícia de Almeida
Fortilli, Solange de Carvalho
author_role author
author2 Fortilli, Solange de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Letícia de Almeida
Fortilli, Solange de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Gramaticalização
Analogia
Verbos cognitivos
topic Gramaticalização
Analogia
Verbos cognitivos
description Considerando que a analogia é um dos processos cognitivos mais básicos, que consiste na adoção de um modelo para domínios diversos, objetiva-se apresentar uma investigação sobre o papel desempenhado por ela no processo de parentetização dos verbos cognitivos no português. Os verbos cognitivos são os que expressam estados ou atividades que dão origem a percepções, conhecimentos, ideias, crenças ou julgamentos, os quais revelam processos mentais com diferentes nuances de significado. São verbos como pensar, imaginar, supor, deduzir, calcular e outros que, quando parentetizados, revelam a subjetividade do falante funcionando como modalizadores epistêmicos. Neste sentido, a pesquisa toma por base estudos como os de Hopper; Traugott (1993), Martelotta (2010), Tavares (2003) e Fortilli (2013). Para o levantamento e análise de dados, foram selecionados casos encontrados entre os séculos XIX e XX e XXI no Corpus do Português, bem como dados de escrita do século XXI, coletados no jornal Folha.com.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32697
10.12957/cadsem.2018.32697
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32697
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2018.32697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/32697/26436
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 30 n. 30 (2018): CADERNO SEMINAL DIGITAL ESPECIAL (2018)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1789800758566191104