Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Quaestio Iuris (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/20173 |
Resumo: | Trabalho enviado em 19 de dezembro de 2015. Aceito em 24 de março de 2016. DOI: 10.12957/rqi.2016.20173ResumoEsta investigação é um recorte de uma proposta maior que visa compreender o cotidiano do Curso de Direito de uma universidade pública do sul do país. Neste sentido, a pesquisa envolve uma etapa empírica de averiguação das mensagens sociológicas expressas em sala de aula, através de instrumentos qualitativos e entrevista aplicada aos docentes deste curso. Para o presente artigo procurou-se problematizar a interdisciplinaridade em um currículo jurídico através de seus respectivos planos de ensino. Foram analisadas seis disciplinas, escolhidas através de sorteio, distribuídas em três áreas: propedêuticas, dogmáticas e práticas com a finalidade de classificá-las de acordo com os níveis de multi-, inter- ou transdisciplinaridade promovidos pelos elementos expressos nos documentos curricularesPalavras-chave: Interdisciplinaridade; Integração curricular; Ensino jurídico: Currículo.Abstract This research is a fragment of a larger proposal to understand the daily life of the Law School of a Public University of the South. In this sense, the research involves an empirical fact-finding stage of sociological messages expressed in the classroom, through qualitative instruments and interview applied to teachers of this course. For this article we tried to discuss the interdisciplinarity in a legal curriculum through their teaching plans. Were analyzed six subjects, chosen by lottery, distributed in three areas: propaedeutic, dogmatic and practices in order to classify them according to the multi-level, inter- or transdisciplinary promoted by the elements expressed in the curriculum documents. Keywords: Interdisciplinary; Curriculum integration; Legal education: Curriculum. |
id |
UERJ-8_f8a7c2c74438b2db5ab23a4ea2242682 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20173 |
network_acronym_str |
UERJ-8 |
network_name_str |
Revista Quaestio Iuris (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case studyInterdisciplinaridadeIntegração curricularEnsino jurídicoCurrículoEducação JurídicaTrabalho enviado em 19 de dezembro de 2015. Aceito em 24 de março de 2016. DOI: 10.12957/rqi.2016.20173ResumoEsta investigação é um recorte de uma proposta maior que visa compreender o cotidiano do Curso de Direito de uma universidade pública do sul do país. Neste sentido, a pesquisa envolve uma etapa empírica de averiguação das mensagens sociológicas expressas em sala de aula, através de instrumentos qualitativos e entrevista aplicada aos docentes deste curso. Para o presente artigo procurou-se problematizar a interdisciplinaridade em um currículo jurídico através de seus respectivos planos de ensino. Foram analisadas seis disciplinas, escolhidas através de sorteio, distribuídas em três áreas: propedêuticas, dogmáticas e práticas com a finalidade de classificá-las de acordo com os níveis de multi-, inter- ou transdisciplinaridade promovidos pelos elementos expressos nos documentos curricularesPalavras-chave: Interdisciplinaridade; Integração curricular; Ensino jurídico: Currículo.Abstract This research is a fragment of a larger proposal to understand the daily life of the Law School of a Public University of the South. In this sense, the research involves an empirical fact-finding stage of sociological messages expressed in the classroom, through qualitative instruments and interview applied to teachers of this course. For this article we tried to discuss the interdisciplinarity in a legal curriculum through their teaching plans. Were analyzed six subjects, chosen by lottery, distributed in three areas: propaedeutic, dogmatic and practices in order to classify them according to the multi-level, inter- or transdisciplinary promoted by the elements expressed in the curriculum documents. Keywords: Interdisciplinary; Curriculum integration; Legal education: Curriculum. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/2017310.12957/rqi.2016.20173REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 9 n. 3 (2016): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 9, N°03; 1389-14131516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/20173/17941Dias, Renato DuroMelo Cruz Vianna, Jonasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-10T01:08:05Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20173Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2016-08-10T01:08:05Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study |
title |
Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study Dias, Renato Duro Interdisciplinaridade Integração curricular Ensino jurídico Currículo Educação Jurídica |
title_short |
Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study |
title_full |
Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study |
title_sort |
Interdisciplinaridade e currículo do curso de direito: um estudo de caso / Interdisciplinary in the law school curriculum: a case study |
author |
Dias, Renato Duro |
author_facet |
Dias, Renato Duro Melo Cruz Vianna, Jonas |
author_role |
author |
author2 |
Melo Cruz Vianna, Jonas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Renato Duro Melo Cruz Vianna, Jonas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Integração curricular Ensino jurídico Currículo Educação Jurídica |
topic |
Interdisciplinaridade Integração curricular Ensino jurídico Currículo Educação Jurídica |
description |
Trabalho enviado em 19 de dezembro de 2015. Aceito em 24 de março de 2016. DOI: 10.12957/rqi.2016.20173ResumoEsta investigação é um recorte de uma proposta maior que visa compreender o cotidiano do Curso de Direito de uma universidade pública do sul do país. Neste sentido, a pesquisa envolve uma etapa empírica de averiguação das mensagens sociológicas expressas em sala de aula, através de instrumentos qualitativos e entrevista aplicada aos docentes deste curso. Para o presente artigo procurou-se problematizar a interdisciplinaridade em um currículo jurídico através de seus respectivos planos de ensino. Foram analisadas seis disciplinas, escolhidas através de sorteio, distribuídas em três áreas: propedêuticas, dogmáticas e práticas com a finalidade de classificá-las de acordo com os níveis de multi-, inter- ou transdisciplinaridade promovidos pelos elementos expressos nos documentos curricularesPalavras-chave: Interdisciplinaridade; Integração curricular; Ensino jurídico: Currículo.Abstract This research is a fragment of a larger proposal to understand the daily life of the Law School of a Public University of the South. In this sense, the research involves an empirical fact-finding stage of sociological messages expressed in the classroom, through qualitative instruments and interview applied to teachers of this course. For this article we tried to discuss the interdisciplinarity in a legal curriculum through their teaching plans. Were analyzed six subjects, chosen by lottery, distributed in three areas: propaedeutic, dogmatic and practices in order to classify them according to the multi-level, inter- or transdisciplinary promoted by the elements expressed in the curriculum documents. Keywords: Interdisciplinary; Curriculum integration; Legal education: Curriculum. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/20173 10.12957/rqi.2016.20173 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/20173 |
identifier_str_mv |
10.12957/rqi.2016.20173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/20173/17941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 9 n. 3 (2016): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 9, N°03; 1389-1413 1516-0351 1807-8389 reponame:Revista Quaestio Iuris (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista Quaestio Iuris (Online) |
collection |
Revista Quaestio Iuris (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
danielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com |
_version_ |
1789800968811970560 |