Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Galileu Galilei Medeiros de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira Neto, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trilhas Filosóficas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1794
Resumo: The action philosophical, inseparable from the educational process, as all human activity free, is never neutral. The return of philosophy in secondary education in Brazil requires making decisions related to fundamental questions about their teaching and learning: that philosophy to work in high school? How? How should teacher training? Besides, other issues accompanying the obligatory philosophy this level of education: it is being assumed by Higher Institutions in admission exams? It is necessary to establish urgent democratic dialogue around these issues. This paper comes as an attempt to contribute in this area.
id UERN-3_37b5d874613248510bdb81c3e229ff48
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1794
network_acronym_str UERN-3
network_name_str Trilhas Filosóficas (Online)
repository_id_str
spelling Uma Proposta de Filosofia para o Ensino MédioFilosofiaEducaçãoEnsino médioPhilosophyEducationHigh schoolThe action philosophical, inseparable from the educational process, as all human activity free, is never neutral. The return of philosophy in secondary education in Brazil requires making decisions related to fundamental questions about their teaching and learning: that philosophy to work in high school? How? How should teacher training? Besides, other issues accompanying the obligatory philosophy this level of education: it is being assumed by Higher Institutions in admission exams? It is necessary to establish urgent democratic dialogue around these issues. This paper comes as an attempt to contribute in this area.A ação filosófica, inseparável do processo educativo, como toda atividade humana livre, nunca é neutra. O retorno da filosofia no Ensino Médio brasileiro exige a tomada de decisões relacionadas a perguntas fundamentais a respeito do seu ensino-aprendizagem: que filosofia trabalhar no ensino médio? Com que meios? Como deve ser a formação dos professores? Ademais, outras questões acompanham a obrigatoriedade da filosofia neste ní­vel de ensino: ela está sendo assumida pelas Instituições Superiores nos exames seletivos? É necessário o estabelecimento de inadiável diálogo democrático em torno destas questões. O presente artigo nasce como uma tentativa de contribuição neste âmbito.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1794Trilhas Filosóficas; v. 5 n. 2 (2012): Trilhas Filosóficas; 41-561984-5561reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1794/1635Copyright (c) 2012 Galileu Galilei Medeiros de Souza, José Teixeira Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Galileu Galilei Medeiros deTeixeira Neto, José 2020-05-22T22:36:10Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1794Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2020-05-22T22:36:10Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio
title Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio
spellingShingle Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio
Souza, Galileu Galilei Medeiros de
Filosofia
Educação
Ensino médio
Philosophy
Education
High school
title_short Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio
title_full Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio
title_fullStr Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio
title_sort Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio
author Souza, Galileu Galilei Medeiros de
author_facet Souza, Galileu Galilei Medeiros de
Teixeira Neto, José
author_role author
author2 Teixeira Neto, José
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Galileu Galilei Medeiros de
Teixeira Neto, José
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Educação
Ensino médio
Philosophy
Education
High school
topic Filosofia
Educação
Ensino médio
Philosophy
Education
High school
description The action philosophical, inseparable from the educational process, as all human activity free, is never neutral. The return of philosophy in secondary education in Brazil requires making decisions related to fundamental questions about their teaching and learning: that philosophy to work in high school? How? How should teacher training? Besides, other issues accompanying the obligatory philosophy this level of education: it is being assumed by Higher Institutions in admission exams? It is necessary to establish urgent democratic dialogue around these issues. This paper comes as an attempt to contribute in this area.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1794
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1794/1635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Galileu Galilei Medeiros de Souza, José Teixeira Neto
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Galileu Galilei Medeiros de Souza, José Teixeira Neto
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Trilhas Filosóficas; v. 5 n. 2 (2012): Trilhas Filosóficas; 41-56
1984-5561
reponame:Trilhas Filosóficas (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Trilhas Filosóficas (Online)
collection Trilhas Filosóficas (Online)
repository.name.fl_str_mv Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br
_version_ 1797240255454117888