A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969 |
Resumo: | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) permitem ao docente ministrar aulas mais motivadoras, estimulando a autonomia do aluno em favor de uma educação reflexiva e problematizadora da realidade. Por outro lado, existe uma tradição oral e presencial de transmissão de conhecimento, com o aluno como receptor passivo. Este trabalho tem o objetivo de exemplificar possibilidades para o uso das tecnologias em acordo com proposta do ensino centrado no aluno. Foi realizado um estudo de pesquisa bibliográfica sobre o tema em publicações voltadas ao ensino e a tecnologia. Simulação virtual interativa, videoconferência, ambientes virtuais de aprendizagem, pesquisa em base de dados, jogos, animações interativas, realidade virtual imersiva e softwares de georreferenciamento são exemplos dessas estratégias no ensino seguindo a proposta construtivista. Formas de utilização destes recursos serão descritas neste trabalho. |
id |
UERN-5_f6de92471aa4e7ef16751084e5c56082 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1969 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticasEducação superiorTecnologia educacionalTecnologia da informaçãoAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) permitem ao docente ministrar aulas mais motivadoras, estimulando a autonomia do aluno em favor de uma educação reflexiva e problematizadora da realidade. Por outro lado, existe uma tradição oral e presencial de transmissão de conhecimento, com o aluno como receptor passivo. Este trabalho tem o objetivo de exemplificar possibilidades para o uso das tecnologias em acordo com proposta do ensino centrado no aluno. Foi realizado um estudo de pesquisa bibliográfica sobre o tema em publicações voltadas ao ensino e a tecnologia. Simulação virtual interativa, videoconferência, ambientes virtuais de aprendizagem, pesquisa em base de dados, jogos, animações interativas, realidade virtual imersiva e softwares de georreferenciamento são exemplos dessas estratégias no ensino seguindo a proposta construtivista. Formas de utilização destes recursos serão descritas neste trabalho.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969/2112Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessGorgens, PollyannaAndrade, Paulo César2020-08-29T15:14:09Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1969Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-08-29T15:14:09Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas |
title |
A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas Gorgens, Pollyanna Educação superior Tecnologia educacional Tecnologia da informação |
title_short |
A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas |
title_full |
A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas |
title_sort |
A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas |
author |
Gorgens, Pollyanna |
author_facet |
Gorgens, Pollyanna Andrade, Paulo César |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Paulo César |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gorgens, Pollyanna Andrade, Paulo César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Tecnologia educacional Tecnologia da informação |
topic |
Educação superior Tecnologia educacional Tecnologia da informação |
description |
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) permitem ao docente ministrar aulas mais motivadoras, estimulando a autonomia do aluno em favor de uma educação reflexiva e problematizadora da realidade. Por outro lado, existe uma tradição oral e presencial de transmissão de conhecimento, com o aluno como receptor passivo. Este trabalho tem o objetivo de exemplificar possibilidades para o uso das tecnologias em acordo com proposta do ensino centrado no aluno. Foi realizado um estudo de pesquisa bibliográfica sobre o tema em publicações voltadas ao ensino e a tecnologia. Simulação virtual interativa, videoconferência, ambientes virtuais de aprendizagem, pesquisa em base de dados, jogos, animações interativas, realidade virtual imersiva e softwares de georreferenciamento são exemplos dessas estratégias no ensino seguindo a proposta construtivista. Formas de utilização destes recursos serão descritas neste trabalho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969/2112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751125833187328 |