A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gorgens, Pollyanna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Paulo César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) permitem ao docente ministrar aulas mais motivadoras, estimulando a autonomia do aluno em favor de uma educação reflexiva e problematizadora da realidade. Por outro lado, existe uma tradição oral e presencial de transmissão de conhecimento, com o aluno como receptor passivo. Este trabalho tem o objetivo de exemplificar possibilidades para o uso das tecnologias em acordo com proposta do ensino centrado no aluno. Foi realizado um estudo de pesquisa bibliográfica sobre o tema em publicações voltadas ao ensino e a tecnologia. Simulação virtual interativa, videoconferência, ambientes virtuais de aprendizagem, pesquisa em base de dados, jogos, animações interativas, realidade virtual imersiva e softwares de georreferenciamento são exemplos dessas estratégias no ensino seguindo a proposta construtivista. Formas de utilização destes recursos serão descritas neste trabalho.
id UERN-5_f6de92471aa4e7ef16751084e5c56082
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1969
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticasEducação superiorTecnologia educacionalTecnologia da informaçãoAs Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) permitem ao docente ministrar aulas mais motivadoras, estimulando a autonomia do aluno em favor de uma educação reflexiva e problematizadora da realidade. Por outro lado, existe uma tradição oral e presencial de transmissão de conhecimento, com o aluno como receptor passivo. Este trabalho tem o objetivo de exemplificar possibilidades para o uso das tecnologias em acordo com proposta do ensino centrado no aluno. Foi realizado um estudo de pesquisa bibliográfica sobre o tema em publicações voltadas ao ensino e a tecnologia. Simulação virtual interativa, videoconferência, ambientes virtuais de aprendizagem, pesquisa em base de dados, jogos, animações interativas, realidade virtual imersiva e softwares de georreferenciamento são exemplos dessas estratégias no ensino seguindo a proposta construtivista. Formas de utilização destes recursos serão descritas neste trabalho.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969/2112Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessGorgens, PollyannaAndrade, Paulo César2020-08-29T15:14:09Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1969Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-08-29T15:14:09Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas
title A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas
spellingShingle A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas
Gorgens, Pollyanna
Educação superior
Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
title_short A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas
title_full A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas
title_fullStr A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas
title_sort A EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA APOIADADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: algumas idéias práticas
author Gorgens, Pollyanna
author_facet Gorgens, Pollyanna
Andrade, Paulo César
author_role author
author2 Andrade, Paulo César
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gorgens, Pollyanna
Andrade, Paulo César
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
topic Educação superior
Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
description As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) permitem ao docente ministrar aulas mais motivadoras, estimulando a autonomia do aluno em favor de uma educação reflexiva e problematizadora da realidade. Por outro lado, existe uma tradição oral e presencial de transmissão de conhecimento, com o aluno como receptor passivo. Este trabalho tem o objetivo de exemplificar possibilidades para o uso das tecnologias em acordo com proposta do ensino centrado no aluno. Foi realizado um estudo de pesquisa bibliográfica sobre o tema em publicações voltadas ao ensino e a tecnologia. Simulação virtual interativa, videoconferência, ambientes virtuais de aprendizagem, pesquisa em base de dados, jogos, animações interativas, realidade virtual imersiva e softwares de georreferenciamento são exemplos dessas estratégias no ensino seguindo a proposta construtivista. Formas de utilização destes recursos serão descritas neste trabalho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1969/2112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 6 n. 17 (2020): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751125833187328