O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aliete Cavalcante Bormann
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/922
Resumo: O objetivo deste trabalho é refletir sobre o Ensino Médio e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), no tocante aos macrocampos, enquanto proposta que consolida integração e inovação curricular a partir do Redesenho Curricular (PRC). Para o desenvolvimento deste estudo, tomamos como base os documentos orientadores do Programa Ensino Médio Inovador (2009, 2011, 2013 e 2014) e as escolas que desenvolvem o programa no RN. Segundo nossas leituras, o ProEMI propõe um currí­culo menos fragmentado e mais dinâmico, atendendo as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e í s demandas da sociedade contemporânea. No que tange à escolha teórica para refletir sobre currí­culo, apoiamo-nos em Althusser (1985) Apple (2002, 1995, 1994), Apple, Beane (2001), Bourdieu e Passeron (2008), Bourdieu (2003 e 2007), Lopes e Macedo (2011) e Sacristán (2000, 2006, 2008). A escolha por esses autores se deve à sintonia entre nosso pensamento e a ideia, por eles disseminada, de que a escola, mesmo dentro de uma perspectiva reprodutora, é, ao mesmo tempo, capaz de promover transformação.
id UERN-5_f89069a0b58906567d6b726795a63d12
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/922
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO Ensino MédioProEMIIntegração CurricularO objetivo deste trabalho é refletir sobre o Ensino Médio e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), no tocante aos macrocampos, enquanto proposta que consolida integração e inovação curricular a partir do Redesenho Curricular (PRC). Para o desenvolvimento deste estudo, tomamos como base os documentos orientadores do Programa Ensino Médio Inovador (2009, 2011, 2013 e 2014) e as escolas que desenvolvem o programa no RN. Segundo nossas leituras, o ProEMI propõe um currí­culo menos fragmentado e mais dinâmico, atendendo as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e í s demandas da sociedade contemporânea. No que tange à escolha teórica para refletir sobre currí­culo, apoiamo-nos em Althusser (1985) Apple (2002, 1995, 1994), Apple, Beane (2001), Bourdieu e Passeron (2008), Bourdieu (2003 e 2007), Lopes e Macedo (2011) e Sacristán (2000, 2006, 2008). A escolha por esses autores se deve à sintonia entre nosso pensamento e a ideia, por eles disseminada, de que a escola, mesmo dentro de uma perspectiva reprodutora, é, ao mesmo tempo, capaz de promover transformação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/922Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/922/835Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessAliete Cavalcante Bormann2020-10-29T12:51:12Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/922Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:12Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO
title O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO
spellingShingle O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO
Aliete Cavalcante Bormann
Ensino Médio
ProEMI
Integração Curricular
title_short O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO
title_full O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO
title_fullStr O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO
title_sort O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E A PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO
author Aliete Cavalcante Bormann
author_facet Aliete Cavalcante Bormann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aliete Cavalcante Bormann
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
ProEMI
Integração Curricular
topic Ensino Médio
ProEMI
Integração Curricular
description O objetivo deste trabalho é refletir sobre o Ensino Médio e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), no tocante aos macrocampos, enquanto proposta que consolida integração e inovação curricular a partir do Redesenho Curricular (PRC). Para o desenvolvimento deste estudo, tomamos como base os documentos orientadores do Programa Ensino Médio Inovador (2009, 2011, 2013 e 2014) e as escolas que desenvolvem o programa no RN. Segundo nossas leituras, o ProEMI propõe um currí­culo menos fragmentado e mais dinâmico, atendendo as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e í s demandas da sociedade contemporânea. No que tange à escolha teórica para refletir sobre currí­culo, apoiamo-nos em Althusser (1985) Apple (2002, 1995, 1994), Apple, Beane (2001), Bourdieu e Passeron (2008), Bourdieu (2003 e 2007), Lopes e Macedo (2011) e Sacristán (2000, 2006, 2008). A escolha por esses autores se deve à sintonia entre nosso pensamento e a ideia, por eles disseminada, de que a escola, mesmo dentro de uma perspectiva reprodutora, é, ao mesmo tempo, capaz de promover transformação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/922
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/922/835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 3 n. 7 (2017): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124568604672