EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Leicijane da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Uagne Coelho, Andrade, Karylleila dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968
Resumo: O presente trabalho busca refletir acerca de práticas educacionais relacionadas à diversidade presente no ambiente escolar, seja étnica, cultural, social, de gênero ou de pessoas com deficiência. A finalidade dessa pesquisa é investigar se as instituições de ensino pesquisadas têm trabalhado na perspectiva da educação intercultural. Nosso aporte teórico se fundamenta em documentos oficiais que abordam a questão da diversidade e pluralidade cultural e em teorias relacionadas à interculturalidade. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos questionários aplicados aos gestores de instituições públicas de ensino de Araguaína – TO, contrapondo o discurso dos participantes com a realidade escolar, sob a perspectiva do Projeto Político Pedagógico - PPP e do Referencial Curricular que norteiam a prática docente. A relevância desse estudo reside em reflexões que redimensionarão nossas práticas no tocante a uma educação que valoriza a diversidade em seus diversos aspectos.
id UESB-1_a4dcf561105e4319726d7ba0655ed089
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2968
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLAO presente trabalho busca refletir acerca de práticas educacionais relacionadas à diversidade presente no ambiente escolar, seja étnica, cultural, social, de gênero ou de pessoas com deficiência. A finalidade dessa pesquisa é investigar se as instituições de ensino pesquisadas têm trabalhado na perspectiva da educação intercultural. Nosso aporte teórico se fundamenta em documentos oficiais que abordam a questão da diversidade e pluralidade cultural e em teorias relacionadas à interculturalidade. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos questionários aplicados aos gestores de instituições públicas de ensino de Araguaína – TO, contrapondo o discurso dos participantes com a realidade escolar, sob a perspectiva do Projeto Político Pedagógico - PPP e do Referencial Curricular que norteiam a prática docente. A relevância desse estudo reside em reflexões que redimensionarão nossas práticas no tocante a uma educação que valoriza a diversidade em seus diversos aspectos.Edições UESB2018-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968/2471Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Leicijane da SilvaPereira, Uagne CoelhoAndrade, Karylleila dos Santos2021-03-22T18:05:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2968Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:27.994935Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA
title EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA
spellingShingle EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA
Barros, Leicijane da Silva
title_short EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA
title_full EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA
title_fullStr EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA
title_sort EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA
author Barros, Leicijane da Silva
author_facet Barros, Leicijane da Silva
Pereira, Uagne Coelho
Andrade, Karylleila dos Santos
author_role author
author2 Pereira, Uagne Coelho
Andrade, Karylleila dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Leicijane da Silva
Pereira, Uagne Coelho
Andrade, Karylleila dos Santos
description O presente trabalho busca refletir acerca de práticas educacionais relacionadas à diversidade presente no ambiente escolar, seja étnica, cultural, social, de gênero ou de pessoas com deficiência. A finalidade dessa pesquisa é investigar se as instituições de ensino pesquisadas têm trabalhado na perspectiva da educação intercultural. Nosso aporte teórico se fundamenta em documentos oficiais que abordam a questão da diversidade e pluralidade cultural e em teorias relacionadas à interculturalidade. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos questionários aplicados aos gestores de instituições públicas de ensino de Araguaína – TO, contrapondo o discurso dos participantes com a realidade escolar, sob a perspectiva do Projeto Político Pedagógico - PPP e do Referencial Curricular que norteiam a prática docente. A relevância desse estudo reside em reflexões que redimensionarão nossas práticas no tocante a uma educação que valoriza a diversidade em seus diversos aspectos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968/2471
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1799318974021763072