EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968 |
Resumo: | O presente trabalho busca refletir acerca de práticas educacionais relacionadas à diversidade presente no ambiente escolar, seja étnica, cultural, social, de gênero ou de pessoas com deficiência. A finalidade dessa pesquisa é investigar se as instituições de ensino pesquisadas têm trabalhado na perspectiva da educação intercultural. Nosso aporte teórico se fundamenta em documentos oficiais que abordam a questão da diversidade e pluralidade cultural e em teorias relacionadas à interculturalidade. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos questionários aplicados aos gestores de instituições públicas de ensino de Araguaína – TO, contrapondo o discurso dos participantes com a realidade escolar, sob a perspectiva do Projeto Político Pedagógico - PPP e do Referencial Curricular que norteiam a prática docente. A relevância desse estudo reside em reflexões que redimensionarão nossas práticas no tocante a uma educação que valoriza a diversidade em seus diversos aspectos. |
id |
UESB-1_a4dcf561105e4319726d7ba0655ed089 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2968 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLAO presente trabalho busca refletir acerca de práticas educacionais relacionadas à diversidade presente no ambiente escolar, seja étnica, cultural, social, de gênero ou de pessoas com deficiência. A finalidade dessa pesquisa é investigar se as instituições de ensino pesquisadas têm trabalhado na perspectiva da educação intercultural. Nosso aporte teórico se fundamenta em documentos oficiais que abordam a questão da diversidade e pluralidade cultural e em teorias relacionadas à interculturalidade. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos questionários aplicados aos gestores de instituições públicas de ensino de Araguaína – TO, contrapondo o discurso dos participantes com a realidade escolar, sob a perspectiva do Projeto Político Pedagógico - PPP e do Referencial Curricular que norteiam a prática docente. A relevância desse estudo reside em reflexões que redimensionarão nossas práticas no tocante a uma educação que valoriza a diversidade em seus diversos aspectos.Edições UESB2018-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968/2471Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Leicijane da SilvaPereira, Uagne CoelhoAndrade, Karylleila dos Santos2021-03-22T18:05:04Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2968Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:27.994935Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA |
title |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA Barros, Leicijane da Silva |
title_short |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA |
title_full |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA |
title_sort |
EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE NA ESCOLA |
author |
Barros, Leicijane da Silva |
author_facet |
Barros, Leicijane da Silva Pereira, Uagne Coelho Andrade, Karylleila dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Uagne Coelho Andrade, Karylleila dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Leicijane da Silva Pereira, Uagne Coelho Andrade, Karylleila dos Santos |
description |
O presente trabalho busca refletir acerca de práticas educacionais relacionadas à diversidade presente no ambiente escolar, seja étnica, cultural, social, de gênero ou de pessoas com deficiência. A finalidade dessa pesquisa é investigar se as instituições de ensino pesquisadas têm trabalhado na perspectiva da educação intercultural. Nosso aporte teórico se fundamenta em documentos oficiais que abordam a questão da diversidade e pluralidade cultural e em teorias relacionadas à interculturalidade. A partir de uma abordagem qualitativa, analisamos questionários aplicados aos gestores de instituições públicas de ensino de Araguaína – TO, contrapondo o discurso dos participantes com a realidade escolar, sob a perspectiva do Projeto Político Pedagógico - PPP e do Referencial Curricular que norteiam a prática docente. A relevância desse estudo reside em reflexões que redimensionarão nossas práticas no tocante a uma educação que valoriza a diversidade em seus diversos aspectos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2968/2471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 7 n. 2 (2015): O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA INFANTIL / MULTIFACES DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1799318974021763072 |