RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6625 |
Resumo: | In this text, we present the development of a pedagogical residency project developed at a state university in Bahia, with the objective of identifying the potential and limits of the program for the evaluation of supervised traineeship in the Letters - Portuguese Language. For this, the theoretical and methodological assumptions of pedagogical research developed by Altet (2000) are used to develop a education model consistent with the normative provisions established by Capes for the development of the pedagogical residency. It was concluded that the program provides important elements to foster debates about the reformulation of the supervised traineeship. |
id |
UESB-1_babe6739fc01571b8061577983c703af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6625 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADOPEDAGOGICAL RESIDENCE IN INITIAL TEACHER EDUCATION: LESSONS FOR SUPERVISED TRAINEESHIP: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADOEstágio supervisionado; Formação de professores; Residência pedagógicaIn this text, we present the development of a pedagogical residency project developed at a state university in Bahia, with the objective of identifying the potential and limits of the program for the evaluation of supervised traineeship in the Letters - Portuguese Language. For this, the theoretical and methodological assumptions of pedagogical research developed by Altet (2000) are used to develop a education model consistent with the normative provisions established by Capes for the development of the pedagogical residency. It was concluded that the program provides important elements to foster debates about the reformulation of the supervised traineeship.Neste texto, apresentamos o desenvolvimento de um projeto de residência pedagógica desenvolvido em uma universidade estadual da Bahia, num município do interior do estado, com o objetivo de identificar as potencialidades e limites do programa para a avaliação sobre os estágios supervisionados no curso de Letras – Língua Portuguesa. Para isso, utiliza-se os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa pedagógica elaborados por Altet (2000) para elaborar um modelo de formação coerente com as disposições normativas estabelecidas pela Capes para o desenvolvimento da residência pedagógica. Concluiu-se que o programa proporciona elementos importantes para fomentar debates sobre a reformulação do estágio supervisionado.Edições UESB2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/662510.22481/folio.v12i1.6625fólio - Revista de Letras; v. 12 n. 1 (2020): IDENTIDADES DOCENTES E(M) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6625/4905Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Marcos Bispo2021-03-22T18:09:42Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6625Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:09:42Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO PEDAGOGICAL RESIDENCE IN INITIAL TEACHER EDUCATION: LESSONS FOR SUPERVISED TRAINEESHIP: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
spellingShingle |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO dos Santos, Marcos Bispo Estágio supervisionado; Formação de professores; Residência pedagógica |
title_short |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_fullStr |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full_unstemmed |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_sort |
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
author |
dos Santos, Marcos Bispo |
author_facet |
dos Santos, Marcos Bispo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Marcos Bispo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado; Formação de professores; Residência pedagógica |
topic |
Estágio supervisionado; Formação de professores; Residência pedagógica |
description |
In this text, we present the development of a pedagogical residency project developed at a state university in Bahia, with the objective of identifying the potential and limits of the program for the evaluation of supervised traineeship in the Letters - Portuguese Language. For this, the theoretical and methodological assumptions of pedagogical research developed by Altet (2000) are used to develop a education model consistent with the normative provisions established by Capes for the development of the pedagogical residency. It was concluded that the program provides important elements to foster debates about the reformulation of the supervised traineeship. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6625 10.22481/folio.v12i1.6625 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6625 |
identifier_str_mv |
10.22481/folio.v12i1.6625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6625/4905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 12 n. 1 (2020): IDENTIDADES DOCENTES E(M) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1750309010845728768 |