RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Marcos Bispo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6625
Resumo: In this text, we present the development of a pedagogical residency project developed at a state university in Bahia, with the objective of identifying the potential and limits of the program for the evaluation of supervised traineeship in the Letters - Portuguese Language. For this, the theoretical and methodological assumptions of pedagogical research developed by Altet (2000) are used to develop a education model consistent with the normative provisions established by Capes for the development of the pedagogical residency. It was concluded that the program provides important elements to foster debates about the reformulation of the supervised traineeship.
id UESB-1_babe6739fc01571b8061577983c703af
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6625
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADOPEDAGOGICAL RESIDENCE IN INITIAL TEACHER EDUCATION: LESSONS FOR SUPERVISED TRAINEESHIP: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADOEstágio supervisionado; Formação de professores; Residência pedagógicaIn this text, we present the development of a pedagogical residency project developed at a state university in Bahia, with the objective of identifying the potential and limits of the program for the evaluation of supervised traineeship in the Letters - Portuguese Language. For this, the theoretical and methodological assumptions of pedagogical research developed by Altet (2000) are used to develop a education model consistent with the normative provisions established by Capes for the development of the pedagogical residency. It was concluded that the program provides important elements to foster debates about the reformulation of the supervised traineeship.Neste texto, apresentamos o desenvolvimento de um projeto de residência pedagógica desenvolvido em uma universidade estadual da Bahia, num município do interior do estado, com o objetivo de identificar as potencialidades e limites do programa para a avaliação sobre os estágios supervisionados no curso de Letras – Língua Portuguesa. Para isso, utiliza-se os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa pedagógica elaborados por Altet (2000) para elaborar um modelo de formação coerente com as disposições normativas estabelecidas pela Capes para o desenvolvimento da residência pedagógica. Concluiu-se que o programa proporciona elementos importantes para fomentar debates sobre a reformulação do estágio supervisionado.Edições UESB2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/662510.22481/folio.v12i1.6625fólio - Revista de Letras; v. 12 n. 1 (2020): IDENTIDADES DOCENTES E(M) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6625/4905Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Marcos Bispo2021-03-22T18:09:42Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6625Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:09:42Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PEDAGOGICAL RESIDENCE IN INITIAL TEACHER EDUCATION: LESSONS FOR SUPERVISED TRAINEESHIP: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
spellingShingle RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
dos Santos, Marcos Bispo
Estágio supervisionado; Formação de professores; Residência pedagógica
title_short RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_full RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_fullStr RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_full_unstemmed RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_sort RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
author dos Santos, Marcos Bispo
author_facet dos Santos, Marcos Bispo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Marcos Bispo
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado; Formação de professores; Residência pedagógica
topic Estágio supervisionado; Formação de professores; Residência pedagógica
description In this text, we present the development of a pedagogical residency project developed at a state university in Bahia, with the objective of identifying the potential and limits of the program for the evaluation of supervised traineeship in the Letters - Portuguese Language. For this, the theoretical and methodological assumptions of pedagogical research developed by Altet (2000) are used to develop a education model consistent with the normative provisions established by Capes for the development of the pedagogical residency. It was concluded that the program provides important elements to foster debates about the reformulation of the supervised traineeship.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6625
10.22481/folio.v12i1.6625
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6625
identifier_str_mv 10.22481/folio.v12i1.6625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6625/4905
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 12 n. 1 (2020): IDENTIDADES DOCENTES E(M) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1750309010845728768