PRACTICES OF READING: THE LITERARY TEXT IN THE PUBLIC HIGH SCHOOL TODAY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Dias da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dering, Renato de Oliveira, Tinoco, Robson Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4201
Resumo:      
id UESB-1_f515fe60f611dd5d809a7c589790ce39
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4201
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling PRACTICES OF READING: THE LITERARY TEXT IN THE PUBLIC HIGH SCHOOL TODAYPRÁTICAS DE LEITURA: O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO HOJEEnsino médio público. Prática de leitura. Texto literário     Reading to understand the world, having reading as an instrument of access to it and the school environment, as one of the spaces to develop the taste for reading, are key elements in the development of literary reading practices among the youngsters from High School. The literary text is still considered by the students of the Basic Education, as a whole, an arduous task, which makes one of the main complicators for the practices of reading that foment the formation of readers. We intend, through this qualitative research, to present some ways for teachers and high school students in public schools to acquire the habit and the pleasure of practicing literary readings inside and outside the school sphere. We have noticed that, despite the suggestions suggested in this article, the taste for literary texts is a constant that has always existed, long before, even the period of schooling, therefore, it is up to everyone - society in general - to foster spaces, policies and training so that practices of literary readings are part of the daily life of all.    Ler para entender o mundo, tendo a leitura como instrumento de acesso a ele e o ambiente escolar, como um dos espaços para desenvolver o gosto pela leitura, são elementos chaves no desenvolvimento de práticas de leitura literária entre os jovens do Ensino Médio. O texto literário ainda é considerado pelos alunos da Educação Básica, como um todo, uma árdua tarefa, o que torna um dos principais complicadores para as práticas de leitura que fomentem a formação de leitores. Pretendemos, por meio desta pesquisa qualitativa, apresentar alguns caminhos para professores e alunos do Ensino Médio de escolas públicas adquirirem o hábito e o prazer de praticar leituras literárias dentro e fora da esfera escolar. Percebemos que, apesar das indicações sugeridas nesse artigo, o gosto pelos textos literários é uma constante que se faz desde sempre, muito antes, inclusive, do período de escolarização, portanto, competindo a todos - sociedade em geral – fomentar espaços, políticas e formação para que práticas de leituras literárias façam parte do cotidiano de todos.    Edições UESB2019-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/420110.22481/folio.v2i10.4201fólio - Revista de Letras; v. 10 n. 2 (2018): O DEVIR NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA / LETRAMENTOS: ACADÊMICO E DO PROFESSOR2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4201/3780Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eduardo Dias daDering, Renato de OliveiraTinoco, Robson Coelho2021-03-22T18:08:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4201Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2021-03-22T18:08:38Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv PRACTICES OF READING: THE LITERARY TEXT IN THE PUBLIC HIGH SCHOOL TODAY
PRÁTICAS DE LEITURA: O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO HOJE
title PRACTICES OF READING: THE LITERARY TEXT IN THE PUBLIC HIGH SCHOOL TODAY
spellingShingle PRACTICES OF READING: THE LITERARY TEXT IN THE PUBLIC HIGH SCHOOL TODAY
Silva, Eduardo Dias da
Ensino médio público. Prática de leitura. Texto literário
title_short PRACTICES OF READING: THE LITERARY TEXT IN THE PUBLIC HIGH SCHOOL TODAY
title_full PRACTICES OF READING: THE LITERARY TEXT IN THE PUBLIC HIGH SCHOOL TODAY
title_fullStr PRACTICES OF READING: THE LITERARY TEXT IN THE PUBLIC HIGH SCHOOL TODAY
title_full_unstemmed PRACTICES OF READING: THE LITERARY TEXT IN THE PUBLIC HIGH SCHOOL TODAY
title_sort PRACTICES OF READING: THE LITERARY TEXT IN THE PUBLIC HIGH SCHOOL TODAY
author Silva, Eduardo Dias da
author_facet Silva, Eduardo Dias da
Dering, Renato de Oliveira
Tinoco, Robson Coelho
author_role author
author2 Dering, Renato de Oliveira
Tinoco, Robson Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo Dias da
Dering, Renato de Oliveira
Tinoco, Robson Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio público. Prática de leitura. Texto literário
topic Ensino médio público. Prática de leitura. Texto literário
description      
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4201
10.22481/folio.v2i10.4201
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4201
identifier_str_mv 10.22481/folio.v2i10.4201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/4201/3780
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 10 n. 2 (2018): O DEVIR NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA / LETRAMENTOS: ACADÊMICO E DO PROFESSOR
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1750309010030985216