A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilarim, Paulo Roberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Martins, Décio Ruivo, Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Odeere
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9766
Resumo: Com o presente artigo, pretende-se discorrer a cerca de alguns aspectos da educação escolar indígena em Angola e no Brasil, a busca por uma autonomia da educação escolar indígena dos povos originais e suas diferenças. Elementos importantes foram considerados na escolha destes países como a historia da educação escolar indígena, país colonizador, politica mundial e revoluções. A pesquisa é desenvolvida a partir de estudos bibliográficos e faz parte de um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Os resultados mostram que independentemente do país colonizador, o modus operandi das ocupações não se diferenciaram significativamente em relação aos massacres e à imposição cultural. Questões políticas e da posição geográfica corroborarem para a degradação da educação, muito é possível capturar nas últimas décadas, uma evolução significativa, por protagonismo dos próprios povos originais que abraçaram a educação como uma forma de resistência.
id UESB-5_cb5f6921d8d5e85f6929f04652924f23
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9766
network_acronym_str UESB-5
network_name_str Revista Odeere
repository_id_str
spelling A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e BrasilThe difference of indigenous school education in the portuguese colonization of Angola and BrazilLa diferencia de la educación escolar indígena en la colonización portuguesa de Angola y BrasilEducaçãoColonizaçãoPolítica públicaResistênciaEdiucaciónColonizaciónPolítica públicaResistenciaEducationColonizationPublic policyResistanceCom o presente artigo, pretende-se discorrer a cerca de alguns aspectos da educação escolar indígena em Angola e no Brasil, a busca por uma autonomia da educação escolar indígena dos povos originais e suas diferenças. Elementos importantes foram considerados na escolha destes países como a historia da educação escolar indígena, país colonizador, politica mundial e revoluções. A pesquisa é desenvolvida a partir de estudos bibliográficos e faz parte de um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Os resultados mostram que independentemente do país colonizador, o modus operandi das ocupações não se diferenciaram significativamente em relação aos massacres e à imposição cultural. Questões políticas e da posição geográfica corroborarem para a degradação da educação, muito é possível capturar nas últimas décadas, uma evolução significativa, por protagonismo dos próprios povos originais que abraçaram a educação como uma forma de resistência.With this article, we intend to discuss some aspects of indigenous school education in Angola and Brazil, the search for an autonomy of indigenous school education of the original peoples and their differences. Important elements were considered in the choice of these countries, such as the history of indigenous school education, colonizing country, world politics and revolutions. The research is developed from bibliographic studies and is part of a part of an ongoing doctoral research. The results show that regardless of the colonizing country, the modus operandi of the occupations did not differ significantly in relation to massacres and cultural imposition. Political issues and geographic position contribute to the degradation of education, much is possible to capture in recent decades, a significant evolution, due to the prominence of the original peoples who embraced education as a form of resistance.Con este artículo pretendemos discutir algunos aspectos de la educación escolar indígena en Angola y Brasil, la búsqueda de una autonomía de la educación escolar indígena de los pueblos originarios y sus diferencias. En la elección de estos países se consideraron elementos importantes, como la historia de la educación escolar indígena, el país colonizador, la política mundial y las revoluciones. La investigación se desarrolla a partir de estudios bibliográficos y forma parte de una investigación doctoral en curso. Los resultados muestran que independientemente del país colonizador, el modus operandi de las ocupaciones no difirió significativamente en relación a masacres e imposición cultural. Las cuestiones políticas y la posición geográfica contribuyen a la degradación de la educación, mucho es posible capturar en las últimas décadas, una evolución significativa, debido al protagonismo de los pueblos originarios que abrazaron la educación como una forma de resistencia.Edições UESB2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/976610.22481/odeere.v6i2.9766ODEERE; Vol. 6 Núm. 2 (2021): Etnociencias y autosostenibilidad de los pueblos tradicionales; 237-254ODEERE; Vol. 6 No. 2 (2021): Ethnosciences and Self-sustainability of Traditional Peoples; 237-254ODEERE; v. 6 n. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais; 237-254ODEERE; Vol. 6 No. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais; 237-2542525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9766/6501Copyright (c) 2021 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilarim, Paulo RobertoMartins, Décio RuivoRodrigues, Sérgio Paulo Jorge2022-02-09T16:52:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9766Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2022-02-09T16:52:38Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil
The difference of indigenous school education in the portuguese colonization of Angola and Brazil
La diferencia de la educación escolar indígena en la colonización portuguesa de Angola y Brasil
title A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil
spellingShingle A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil
Vilarim, Paulo Roberto
Educação
Colonização
Política pública
Resistência
Ediucación
Colonización
Política pública
Resistencia
Education
Colonization
Public policy
Resistance
title_short A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil
title_full A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil
title_fullStr A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil
title_full_unstemmed A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil
title_sort A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil
author Vilarim, Paulo Roberto
author_facet Vilarim, Paulo Roberto
Martins, Décio Ruivo
Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge
author_role author
author2 Martins, Décio Ruivo
Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilarim, Paulo Roberto
Martins, Décio Ruivo
Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Colonização
Política pública
Resistência
Ediucación
Colonización
Política pública
Resistencia
Education
Colonization
Public policy
Resistance
topic Educação
Colonização
Política pública
Resistência
Ediucación
Colonización
Política pública
Resistencia
Education
Colonization
Public policy
Resistance
description Com o presente artigo, pretende-se discorrer a cerca de alguns aspectos da educação escolar indígena em Angola e no Brasil, a busca por uma autonomia da educação escolar indígena dos povos originais e suas diferenças. Elementos importantes foram considerados na escolha destes países como a historia da educação escolar indígena, país colonizador, politica mundial e revoluções. A pesquisa é desenvolvida a partir de estudos bibliográficos e faz parte de um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Os resultados mostram que independentemente do país colonizador, o modus operandi das ocupações não se diferenciaram significativamente em relação aos massacres e à imposição cultural. Questões políticas e da posição geográfica corroborarem para a degradação da educação, muito é possível capturar nas últimas décadas, uma evolução significativa, por protagonismo dos próprios povos originais que abraçaram a educação como uma forma de resistência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed article
Artigo avaliado pelos pares
Artículo revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9766
10.22481/odeere.v6i2.9766
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9766
identifier_str_mv 10.22481/odeere.v6i2.9766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9766/6501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 ODEERE
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv ODEERE; Vol. 6 Núm. 2 (2021): Etnociencias y autosostenibilidad de los pueblos tradicionales; 237-254
ODEERE; Vol. 6 No. 2 (2021): Ethnosciences and Self-sustainability of Traditional Peoples; 237-254
ODEERE; v. 6 n. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais; 237-254
ODEERE; Vol. 6 No. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais; 237-254
2525-4715
reponame:Revista Odeere
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Odeere
collection Revista Odeere
repository.name.fl_str_mv Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv revistaodeere@uesb.edu.br||
_version_ 1797067755703238656