A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Odeere |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9766 |
Resumo: | Com o presente artigo, pretende-se discorrer a cerca de alguns aspectos da educação escolar indígena em Angola e no Brasil, a busca por uma autonomia da educação escolar indígena dos povos originais e suas diferenças. Elementos importantes foram considerados na escolha destes países como a historia da educação escolar indígena, país colonizador, politica mundial e revoluções. A pesquisa é desenvolvida a partir de estudos bibliográficos e faz parte de um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Os resultados mostram que independentemente do país colonizador, o modus operandi das ocupações não se diferenciaram significativamente em relação aos massacres e à imposição cultural. Questões políticas e da posição geográfica corroborarem para a degradação da educação, muito é possível capturar nas últimas décadas, uma evolução significativa, por protagonismo dos próprios povos originais que abraçaram a educação como uma forma de resistência. |
id |
UESB-5_cb5f6921d8d5e85f6929f04652924f23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9766 |
network_acronym_str |
UESB-5 |
network_name_str |
Revista Odeere |
repository_id_str |
|
spelling |
A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e BrasilThe difference of indigenous school education in the portuguese colonization of Angola and BrazilLa diferencia de la educación escolar indígena en la colonización portuguesa de Angola y BrasilEducaçãoColonizaçãoPolítica públicaResistênciaEdiucaciónColonizaciónPolítica públicaResistenciaEducationColonizationPublic policyResistanceCom o presente artigo, pretende-se discorrer a cerca de alguns aspectos da educação escolar indígena em Angola e no Brasil, a busca por uma autonomia da educação escolar indígena dos povos originais e suas diferenças. Elementos importantes foram considerados na escolha destes países como a historia da educação escolar indígena, país colonizador, politica mundial e revoluções. A pesquisa é desenvolvida a partir de estudos bibliográficos e faz parte de um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Os resultados mostram que independentemente do país colonizador, o modus operandi das ocupações não se diferenciaram significativamente em relação aos massacres e à imposição cultural. Questões políticas e da posição geográfica corroborarem para a degradação da educação, muito é possível capturar nas últimas décadas, uma evolução significativa, por protagonismo dos próprios povos originais que abraçaram a educação como uma forma de resistência.With this article, we intend to discuss some aspects of indigenous school education in Angola and Brazil, the search for an autonomy of indigenous school education of the original peoples and their differences. Important elements were considered in the choice of these countries, such as the history of indigenous school education, colonizing country, world politics and revolutions. The research is developed from bibliographic studies and is part of a part of an ongoing doctoral research. The results show that regardless of the colonizing country, the modus operandi of the occupations did not differ significantly in relation to massacres and cultural imposition. Political issues and geographic position contribute to the degradation of education, much is possible to capture in recent decades, a significant evolution, due to the prominence of the original peoples who embraced education as a form of resistance.Con este artículo pretendemos discutir algunos aspectos de la educación escolar indígena en Angola y Brasil, la búsqueda de una autonomía de la educación escolar indígena de los pueblos originarios y sus diferencias. En la elección de estos países se consideraron elementos importantes, como la historia de la educación escolar indígena, el país colonizador, la política mundial y las revoluciones. La investigación se desarrolla a partir de estudios bibliográficos y forma parte de una investigación doctoral en curso. Los resultados muestran que independientemente del país colonizador, el modus operandi de las ocupaciones no difirió significativamente en relación a masacres e imposición cultural. Las cuestiones políticas y la posición geográfica contribuyen a la degradación de la educación, mucho es posible capturar en las últimas décadas, una evolución significativa, debido al protagonismo de los pueblos originarios que abrazaron la educación como una forma de resistencia.Edições UESB2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed articleArtigo avaliado pelos paresArtículo revisado por paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/976610.22481/odeere.v6i2.9766ODEERE; Vol. 6 Núm. 2 (2021): Etnociencias y autosostenibilidad de los pueblos tradicionales; 237-254ODEERE; Vol. 6 No. 2 (2021): Ethnosciences and Self-sustainability of Traditional Peoples; 237-254ODEERE; v. 6 n. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais; 237-254ODEERE; Vol. 6 No. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais; 237-2542525-4715reponame:Revista Odeereinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9766/6501Copyright (c) 2021 ODEEREhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilarim, Paulo RobertoMartins, Décio RuivoRodrigues, Sérgio Paulo Jorge2022-02-09T16:52:38Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/9766Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/oairevistaodeere@uesb.edu.br||2525-47152525-4715opendoar:2022-02-09T16:52:38Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil The difference of indigenous school education in the portuguese colonization of Angola and Brazil La diferencia de la educación escolar indígena en la colonización portuguesa de Angola y Brasil |
title |
A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil |
spellingShingle |
A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil Vilarim, Paulo Roberto Educação Colonização Política pública Resistência Ediucación Colonización Política pública Resistencia Education Colonization Public policy Resistance |
title_short |
A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil |
title_full |
A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil |
title_fullStr |
A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil |
title_full_unstemmed |
A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil |
title_sort |
A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil |
author |
Vilarim, Paulo Roberto |
author_facet |
Vilarim, Paulo Roberto Martins, Décio Ruivo Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Décio Ruivo Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilarim, Paulo Roberto Martins, Décio Ruivo Rodrigues, Sérgio Paulo Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Colonização Política pública Resistência Ediucación Colonización Política pública Resistencia Education Colonization Public policy Resistance |
topic |
Educação Colonização Política pública Resistência Ediucación Colonización Política pública Resistencia Education Colonization Public policy Resistance |
description |
Com o presente artigo, pretende-se discorrer a cerca de alguns aspectos da educação escolar indígena em Angola e no Brasil, a busca por uma autonomia da educação escolar indígena dos povos originais e suas diferenças. Elementos importantes foram considerados na escolha destes países como a historia da educação escolar indígena, país colonizador, politica mundial e revoluções. A pesquisa é desenvolvida a partir de estudos bibliográficos e faz parte de um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Os resultados mostram que independentemente do país colonizador, o modus operandi das ocupações não se diferenciaram significativamente em relação aos massacres e à imposição cultural. Questões políticas e da posição geográfica corroborarem para a degradação da educação, muito é possível capturar nas últimas décadas, uma evolução significativa, por protagonismo dos próprios povos originais que abraçaram a educação como uma forma de resistência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed article Artigo avaliado pelos pares Artículo revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9766 10.22481/odeere.v6i2.9766 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9766 |
identifier_str_mv |
10.22481/odeere.v6i2.9766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/9766/6501 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 ODEERE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 ODEERE https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
ODEERE; Vol. 6 Núm. 2 (2021): Etnociencias y autosostenibilidad de los pueblos tradicionales; 237-254 ODEERE; Vol. 6 No. 2 (2021): Ethnosciences and Self-sustainability of Traditional Peoples; 237-254 ODEERE; v. 6 n. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais; 237-254 ODEERE; Vol. 6 No. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais; 237-254 2525-4715 reponame:Revista Odeere instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Odeere |
collection |
Revista Odeere |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Odeere - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaodeere@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797067755703238656 |