A Formação de Professores e um breve cenário das políticas de formação docente no Brasil. (La formación de profesores y un breve escenario de las políticas de formación docente en Brasil.)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Binacional Brasil-Argentina |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1439 |
Resumo: | A formação de professores no Brasil e em toda América Latina tem passado por vários processos de mudanças influenciados pelas políticas públicas, no sentido de adequar-se aos contextos sociais, históricos, culturais e também políticos a que são submetidos o sistema educacional. Assim, esse artigo objetiva refletir sobre a formação de professores no contexto das políticas públicas implementadas no Brasil, bem como as transformações que vem sofrendo no sentido de avançar de uma pedagogia tradicional para uma pedagogia crítica, que busca a autonomia e o desenvolvimento profissional. Consideramos que a busca por qualidade de educação está diretamente ligada à formação docente de qualidade. No Brasil, o cenário de formação de professores é impulsionado com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei 9.394/1996 que exige formação adequada, em nível superior, para o exercício da profissão docente. Nessa perspectiva foi implementado uma Política Nacional de Formação de Professores em Serviço (PARFOR), que é desenvolvido em regime de colaboração entre o Ministério da Educação, os Institutos de Formação e os Sistemas de Ensino da Educação Básica. |
id |
UESB-6_14a92a42c19940bbb6f7ca41bab6feb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1439 |
network_acronym_str |
UESB-6 |
network_name_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação de Professores e um breve cenário das políticas de formação docente no Brasil. (La formación de profesores y un breve escenario de las políticas de formación docente en Brasil.)Formação de professoresPolíticas públicasHistóriaPerspectivasA formação de professores no Brasil e em toda América Latina tem passado por vários processos de mudanças influenciados pelas políticas públicas, no sentido de adequar-se aos contextos sociais, históricos, culturais e também políticos a que são submetidos o sistema educacional. Assim, esse artigo objetiva refletir sobre a formação de professores no contexto das políticas públicas implementadas no Brasil, bem como as transformações que vem sofrendo no sentido de avançar de uma pedagogia tradicional para uma pedagogia crítica, que busca a autonomia e o desenvolvimento profissional. Consideramos que a busca por qualidade de educação está diretamente ligada à formação docente de qualidade. No Brasil, o cenário de formação de professores é impulsionado com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei 9.394/1996 que exige formação adequada, em nível superior, para o exercício da profissão docente. Nessa perspectiva foi implementado uma Política Nacional de Formação de Professores em Serviço (PARFOR), que é desenvolvido em regime de colaboração entre o Ministério da Educação, os Institutos de Formação e os Sistemas de Ensino da Educação Básica.Edições UESB2017-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1439Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 4 No. 1 (2015); 251-269Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 4 n. 1 (2015); 251-269Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 4 Núm. 1 (2015); 251-2692316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1439/1246Silva, PatríciaDuarte, Ana Cristina Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-21T00:35:13Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/1439Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2020-08-21T00:35:13Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação de Professores e um breve cenário das políticas de formação docente no Brasil. (La formación de profesores y un breve escenario de las políticas de formación docente en Brasil.) |
title |
A Formação de Professores e um breve cenário das políticas de formação docente no Brasil. (La formación de profesores y un breve escenario de las políticas de formación docente en Brasil.) |
spellingShingle |
A Formação de Professores e um breve cenário das políticas de formação docente no Brasil. (La formación de profesores y un breve escenario de las políticas de formación docente en Brasil.) Silva, Patrícia Formação de professores Políticas públicas História Perspectivas |
title_short |
A Formação de Professores e um breve cenário das políticas de formação docente no Brasil. (La formación de profesores y un breve escenario de las políticas de formación docente en Brasil.) |
title_full |
A Formação de Professores e um breve cenário das políticas de formação docente no Brasil. (La formación de profesores y un breve escenario de las políticas de formación docente en Brasil.) |
title_fullStr |
A Formação de Professores e um breve cenário das políticas de formação docente no Brasil. (La formación de profesores y un breve escenario de las políticas de formación docente en Brasil.) |
title_full_unstemmed |
A Formação de Professores e um breve cenário das políticas de formação docente no Brasil. (La formación de profesores y un breve escenario de las políticas de formación docente en Brasil.) |
title_sort |
A Formação de Professores e um breve cenário das políticas de formação docente no Brasil. (La formación de profesores y un breve escenario de las políticas de formación docente en Brasil.) |
author |
Silva, Patrícia |
author_facet |
Silva, Patrícia Duarte, Ana Cristina Santos |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Ana Cristina Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Patrícia Duarte, Ana Cristina Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Políticas públicas História Perspectivas |
topic |
Formação de professores Políticas públicas História Perspectivas |
description |
A formação de professores no Brasil e em toda América Latina tem passado por vários processos de mudanças influenciados pelas políticas públicas, no sentido de adequar-se aos contextos sociais, históricos, culturais e também políticos a que são submetidos o sistema educacional. Assim, esse artigo objetiva refletir sobre a formação de professores no contexto das políticas públicas implementadas no Brasil, bem como as transformações que vem sofrendo no sentido de avançar de uma pedagogia tradicional para uma pedagogia crítica, que busca a autonomia e o desenvolvimento profissional. Consideramos que a busca por qualidade de educação está diretamente ligada à formação docente de qualidade. No Brasil, o cenário de formação de professores é impulsionado com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei 9.394/1996 que exige formação adequada, em nível superior, para o exercício da profissão docente. Nessa perspectiva foi implementado uma Política Nacional de Formação de Professores em Serviço (PARFOR), que é desenvolvido em regime de colaboração entre o Ministério da Educação, os Institutos de Formação e os Sistemas de Ensino da Educação Básica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1439 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1439/1246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 4 No. 1 (2015); 251-269 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 4 n. 1 (2015); 251-269 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 4 Núm. 1 (2015); 251-269 2316-1205 reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
collection |
Revista Binacional Brasil-Argentina |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbba@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797220469432123392 |