Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Lara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Diógenes Ferreira dos Santos, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Binacional Brasil-Argentina
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/8826
Resumo: Este trabalho teve como objetivo pesquisar a concepção e posicionamento pedagógico sobre a homofobia no cotidiano da escola, a partir das narrativas das/os docentes. Para tanto, foi utilizado o recurso da entrevista semiestruturada com dezessete professoras e professores de duas escolas públicas do município de Vitória da Conquista-Bahia-Brasil. Essas e esses docentes narraram sobre sua formação, seu posicionamento sobre a homofobia e a diversidade sexual. Dialogou-se com o conceito de homofobia, com a formação docente e naturalização da violência legitimada contra a população LGBTI. Os resultados apontaram que, a partir das narrativas das/os docentes, a falta de conhecimento em torno da diversidade sexual e gênero demonstra que os/as docentes não possuam instrumentos para intervir nos momentos de violência homofóbica no espaço escolar.
id UESB-6_9fc2de97a128388e791fc43ecaf5b16a
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8826
network_acronym_str UESB-6
network_name_str Revista Binacional Brasil-Argentina
repository_id_str
spelling Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar¿Cuántos colores crean una experiencia de enseñanza?: Revelando la homofobia en el espacio escolarHow many colors build a teaching experience? Clarifying homophobia in School environment.EducaçãoHomofobiaDiversidade SexualEducaciónHomofobiaDiversidad sexualEducationHomophobiaSexual DiversityEste trabalho teve como objetivo pesquisar a concepção e posicionamento pedagógico sobre a homofobia no cotidiano da escola, a partir das narrativas das/os docentes. Para tanto, foi utilizado o recurso da entrevista semiestruturada com dezessete professoras e professores de duas escolas públicas do município de Vitória da Conquista-Bahia-Brasil. Essas e esses docentes narraram sobre sua formação, seu posicionamento sobre a homofobia e a diversidade sexual. Dialogou-se com o conceito de homofobia, com a formação docente e naturalização da violência legitimada contra a população LGBTI. Os resultados apontaram que, a partir das narrativas das/os docentes, a falta de conhecimento em torno da diversidade sexual e gênero demonstra que os/as docentes não possuam instrumentos para intervir nos momentos de violência homofóbica no espaço escolar.This work sought to analyze the pedagogical conception and positioning about homophobia in the school's daily life, based on the teachers' narratives. We used the semi-structured interview with seventeen teachers from two public schools in the city of Vitória da Conquista in Bahia Brazil. These teachers narrated about their education, their position about homophobia and sexual diversity. We dialogued with the concept of homophobia, that in many ways have naturalize and legitimate violence against the LGBTI population. The results showed that, based on the teachers' narratives, the lack of knowledge about sexual and gender diversity demonstrates that the teachers do not have instruments to intervene in moments of homophobic violence in the school environment.Este trabajo tuvo el objetivo de investigar la concepción y el posicionamiento pedagógico sobre la homofobia en la vida cotidiana de la escuela, con base en las narrativas de los docentes. Para ello, fue utilizado el recurso de entrevista semiestructurada con diecisiete docentes de dos escuelas públicas de la ciudad de Vitória da Conquista, en Bahía, Brasil. Estas personas, profesionales de educación, hablaron sobre su formación, su posicionamiento sobre la homofobia y la diversidad sexual. Fue debatido el concepto de homofobia, la formación docente y la naturalización de la violencia legitimada contra la población LGBTI. Los resultados señalaron que, con base en las narrativas de los docentes, la falta de conocimiento sobre diversidad sexual y género demuestra que los docentes no tienen herramientas a disposición para intervenir en momentos de violencia homofóbica en el espacio escolar.Edições UESB2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/882610.22481/rbba.v10i01.8826Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 10 No. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências; 455-472Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 10 n. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências; 455-472Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 10 Núm. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências; 455-4722316-1205reponame:Revista Binacional Brasil-Argentinainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/8826/5811Copyright (c) 2021 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciênciashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarreto, LaraDiógenes Ferreira dos Santos, João 2021-06-19T20:50:42Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8826Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/PUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/oairbba@uesb.edu.br||2316-12052316-1205opendoar:2021-06-19T20:50:42Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar
¿Cuántos colores crean una experiencia de enseñanza?: Revelando la homofobia en el espacio escolar
How many colors build a teaching experience? Clarifying homophobia in School environment.
title Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar
spellingShingle Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar
Barreto, Lara
Educação
Homofobia
Diversidade Sexual
Educación
Homofobia
Diversidad sexual
Education
Homophobia
Sexual Diversity
title_short Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar
title_full Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar
title_fullStr Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar
title_full_unstemmed Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar
title_sort Com quantas cores se forma uma docência?: desvelando a homofobia no espaço escolar
author Barreto, Lara
author_facet Barreto, Lara
Diógenes Ferreira dos Santos, João
author_role author
author2 Diógenes Ferreira dos Santos, João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Lara
Diógenes Ferreira dos Santos, João
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Homofobia
Diversidade Sexual
Educación
Homofobia
Diversidad sexual
Education
Homophobia
Sexual Diversity
topic Educação
Homofobia
Diversidade Sexual
Educación
Homofobia
Diversidad sexual
Education
Homophobia
Sexual Diversity
description Este trabalho teve como objetivo pesquisar a concepção e posicionamento pedagógico sobre a homofobia no cotidiano da escola, a partir das narrativas das/os docentes. Para tanto, foi utilizado o recurso da entrevista semiestruturada com dezessete professoras e professores de duas escolas públicas do município de Vitória da Conquista-Bahia-Brasil. Essas e esses docentes narraram sobre sua formação, seu posicionamento sobre a homofobia e a diversidade sexual. Dialogou-se com o conceito de homofobia, com a formação docente e naturalização da violência legitimada contra a população LGBTI. Os resultados apontaram que, a partir das narrativas das/os docentes, a falta de conhecimento em torno da diversidade sexual e gênero demonstra que os/as docentes não possuam instrumentos para intervir nos momentos de violência homofóbica no espaço escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/8826
10.22481/rbba.v10i01.8826
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/8826
identifier_str_mv 10.22481/rbba.v10i01.8826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/8826/5811
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina: Dialogue between the sciences; Vol. 10 No. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências; 455-472
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências; v. 10 n. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências; 455-472
Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre las ciencias; Vol. 10 Núm. 01 (2021): RBBA - diálogo entre as ciências; 455-472
2316-1205
reponame:Revista Binacional Brasil-Argentina
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista Binacional Brasil-Argentina
collection Revista Binacional Brasil-Argentina
repository.name.fl_str_mv Revista Binacional Brasil-Argentina - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rbba@uesb.edu.br||
_version_ 1797220470470213632