Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim

Bibliographic Details
Main Author: Midlej Silva, Jussara Almeida
Publication Date: 2008
Format: Article
Language: por
Source: Práxis Educacional (Online)
Download full: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/578
Summary: Neste artigo apresento questões que vêm sendo debatidas na área da educação, especialmente relacionadas aos pressupostos epistemológicos e metodológicos da investigação-ação numa vertente crítico-emancipatória. Discuto a sua contribuição a um processo formativo de professores em exercício e apresento discussões no sentido de superação de concepções e atitudes conservadoristas no trabalho docente a partir de reflexões acerca de si e dos contextos particulares de ação. Há indícios de que, durante o estudo empreendido de modo cooperativo e dialógico, deu-se a articulação de trajetórias humanas com as trajetórias profissionais o que, de algum modo, criou probabilidades de análise-diagnóstica da docência e de desenvolvimento de uma sensibilidade socioexistencial do professor-pessoa. De um modo ainda incipiente, seus resultados parecem dar mostras de que a agregação de registros e discussões incita as pessoas a aguçar suas percepções e dilatar seus entendimentos das situações nas quais elas se inserem.
id UESB-7_3d67928fbe24af7caa0606d09def2bc9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/578
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assimFormação docenteInvestigação-açãoMultirreferencialidadeNeste artigo apresento questões que vêm sendo debatidas na área da educação, especialmente relacionadas aos pressupostos epistemológicos e metodológicos da investigação-ação numa vertente crítico-emancipatória. Discuto a sua contribuição a um processo formativo de professores em exercício e apresento discussões no sentido de superação de concepções e atitudes conservadoristas no trabalho docente a partir de reflexões acerca de si e dos contextos particulares de ação. Há indícios de que, durante o estudo empreendido de modo cooperativo e dialógico, deu-se a articulação de trajetórias humanas com as trajetórias profissionais o que, de algum modo, criou probabilidades de análise-diagnóstica da docência e de desenvolvimento de uma sensibilidade socioexistencial do professor-pessoa. De um modo ainda incipiente, seus resultados parecem dar mostras de que a agregação de registros e discussões incita as pessoas a aguçar suas percepções e dilatar seus entendimentos das situações nas quais elas se inserem.Edições UESB2008-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/578Práxis Educacional; v. 4 n. 5 (2008): Práticas Pedagógicas; 79-108Práxis Educacional; Vol. 4 Núm. 5 (2008): Práticas Pedagógicas; 79-108Práxis Educacional; Vol. 4 No. 5 (2008): Práticas Pedagógicas; 79-1082178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/578/472Midlej Silva, Jussara Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T22:58:09Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/578Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T22:58:09Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim
title Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim
spellingShingle Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim
Midlej Silva, Jussara Almeida
Formação docente
Investigação-ação
Multirreferencialidade
title_short Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim
title_full Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim
title_fullStr Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim
title_full_unstemmed Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim
title_sort Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim
author Midlej Silva, Jussara Almeida
author_facet Midlej Silva, Jussara Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Midlej Silva, Jussara Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Investigação-ação
Multirreferencialidade
topic Formação docente
Investigação-ação
Multirreferencialidade
description Neste artigo apresento questões que vêm sendo debatidas na área da educação, especialmente relacionadas aos pressupostos epistemológicos e metodológicos da investigação-ação numa vertente crítico-emancipatória. Discuto a sua contribuição a um processo formativo de professores em exercício e apresento discussões no sentido de superação de concepções e atitudes conservadoristas no trabalho docente a partir de reflexões acerca de si e dos contextos particulares de ação. Há indícios de que, durante o estudo empreendido de modo cooperativo e dialógico, deu-se a articulação de trajetórias humanas com as trajetórias profissionais o que, de algum modo, criou probabilidades de análise-diagnóstica da docência e de desenvolvimento de uma sensibilidade socioexistencial do professor-pessoa. De um modo ainda incipiente, seus resultados parecem dar mostras de que a agregação de registros e discussões incita as pessoas a aguçar suas percepções e dilatar seus entendimentos das situações nas quais elas se inserem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/578
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/578/472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 4 n. 5 (2008): Práticas Pedagógicas; 79-108
Práxis Educacional; Vol. 4 Núm. 5 (2008): Práticas Pedagógicas; 79-108
Práxis Educacional; Vol. 4 No. 5 (2008): Práticas Pedagógicas; 79-108
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815018754048