Investigação-ação educacional e trajetórias humanas: elos nem tão frágeis assim
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Publication Date: | 2008 |
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Source: | Práxis Educacional (Online) |
Download full: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/578 |
Summary: | Neste artigo apresento questões que vêm sendo debatidas na área da educação, especialmente relacionadas aos pressupostos epistemológicos e metodológicos da investigação-ação numa vertente crítico-emancipatória. Discuto a sua contribuição a um processo formativo de professores em exercício e apresento discussões no sentido de superação de concepções e atitudes conservadoristas no trabalho docente a partir de reflexões acerca de si e dos contextos particulares de ação. Há indícios de que, durante o estudo empreendido de modo cooperativo e dialógico, deu-se a articulação de trajetórias humanas com as trajetórias profissionais o que, de algum modo, criou probabilidades de análise-diagnóstica da docência e de desenvolvimento de uma sensibilidade socioexistencial do professor-pessoa. De um modo ainda incipiente, seus resultados parecem dar mostras de que a agregação de registros e discussões incita as pessoas a aguçar suas percepções e dilatar seus entendimentos das situações nas quais elas se inserem. |
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