A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Vicente de Paulo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712
Resumo: Este trabalho visa a relatar a experiência vivida enquanto coordenador do subprojeto de Geografia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período compreendido entre 2010 e 2011. O PIBID foi idealizado pela Diretoria de Educação Básica do Ministério da Educação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O curso de Geografia da UFU ingressou nesse programa a partir da sua segunda edição e contou com o envolvimento de 20 bolsistas, alunos da graduação, 2 professores da Educação Básica, na condição de supervisores e um professor do curso de Geografia, como coordenador do subprojeto, todos percebendo uma bolsa por meio da CAPES. O objetivo principal do programa é o investimento na formação inicial do professor. Neste sentido, avalia-se que o desenvolvimento do projeto constituiu um diferencial na vida desses futuros profissionais, os quais passaram por uma experiência de dois anos dentro de uma escola, onde puderam participar de diversas atividades tornando-os mais preparados para o exercício da docência. Além do trabalho nas escolas, os bolsistas tiveram facilitadas suas participações em eventos, também financiados pelo programa.
id UESB-7_87f8ff7aad19b1d6a2db4cd3a89cbd89
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/712
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professoresEducação BásicaGeografiaPIBIDUFUEste trabalho visa a relatar a experiência vivida enquanto coordenador do subprojeto de Geografia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período compreendido entre 2010 e 2011. O PIBID foi idealizado pela Diretoria de Educação Básica do Ministério da Educação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O curso de Geografia da UFU ingressou nesse programa a partir da sua segunda edição e contou com o envolvimento de 20 bolsistas, alunos da graduação, 2 professores da Educação Básica, na condição de supervisores e um professor do curso de Geografia, como coordenador do subprojeto, todos percebendo uma bolsa por meio da CAPES. O objetivo principal do programa é o investimento na formação inicial do professor. Neste sentido, avalia-se que o desenvolvimento do projeto constituiu um diferencial na vida desses futuros profissionais, os quais passaram por uma experiência de dois anos dentro de uma escola, onde puderam participar de diversas atividades tornando-os mais preparados para o exercício da docência. Além do trabalho nas escolas, os bolsistas tiveram facilitadas suas participações em eventos, também financiados pelo programa.Edições UESB2012-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712Práxis Educacional; v. 8 n. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 157-176Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 157-176Práxis Educacional; Vol. 8 No. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 157-1762178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712/598da Silva, Vicente de Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:13Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/712Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:13Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores
title A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores
spellingShingle A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores
da Silva, Vicente de Paulo
Educação Básica
Geografia
PIBID
UFU
title_short A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores
title_full A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores
title_fullStr A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores
title_full_unstemmed A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores
title_sort A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores
author da Silva, Vicente de Paulo
author_facet da Silva, Vicente de Paulo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Vicente de Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Básica
Geografia
PIBID
UFU
topic Educação Básica
Geografia
PIBID
UFU
description Este trabalho visa a relatar a experiência vivida enquanto coordenador do subprojeto de Geografia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período compreendido entre 2010 e 2011. O PIBID foi idealizado pela Diretoria de Educação Básica do Ministério da Educação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O curso de Geografia da UFU ingressou nesse programa a partir da sua segunda edição e contou com o envolvimento de 20 bolsistas, alunos da graduação, 2 professores da Educação Básica, na condição de supervisores e um professor do curso de Geografia, como coordenador do subprojeto, todos percebendo uma bolsa por meio da CAPES. O objetivo principal do programa é o investimento na formação inicial do professor. Neste sentido, avalia-se que o desenvolvimento do projeto constituiu um diferencial na vida desses futuros profissionais, os quais passaram por uma experiência de dois anos dentro de uma escola, onde puderam participar de diversas atividades tornando-os mais preparados para o exercício da docência. Além do trabalho nas escolas, os bolsistas tiveram facilitadas suas participações em eventos, também financiados pelo programa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712/598
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 8 n. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 157-176
Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 157-176
Práxis Educacional; Vol. 8 No. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 157-176
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815511584768