A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Práxis Educacional (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712 |
Resumo: | Este trabalho visa a relatar a experiência vivida enquanto coordenador do subprojeto de Geografia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período compreendido entre 2010 e 2011. O PIBID foi idealizado pela Diretoria de Educação Básica do Ministério da Educação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O curso de Geografia da UFU ingressou nesse programa a partir da sua segunda edição e contou com o envolvimento de 20 bolsistas, alunos da graduação, 2 professores da Educação Básica, na condição de supervisores e um professor do curso de Geografia, como coordenador do subprojeto, todos percebendo uma bolsa por meio da CAPES. O objetivo principal do programa é o investimento na formação inicial do professor. Neste sentido, avalia-se que o desenvolvimento do projeto constituiu um diferencial na vida desses futuros profissionais, os quais passaram por uma experiência de dois anos dentro de uma escola, onde puderam participar de diversas atividades tornando-os mais preparados para o exercício da docência. Além do trabalho nas escolas, os bolsistas tiveram facilitadas suas participações em eventos, também financiados pelo programa. |
id |
UESB-7_87f8ff7aad19b1d6a2db4cd3a89cbd89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/712 |
network_acronym_str |
UESB-7 |
network_name_str |
Práxis Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professoresEducação BásicaGeografiaPIBIDUFUEste trabalho visa a relatar a experiência vivida enquanto coordenador do subprojeto de Geografia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período compreendido entre 2010 e 2011. O PIBID foi idealizado pela Diretoria de Educação Básica do Ministério da Educação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O curso de Geografia da UFU ingressou nesse programa a partir da sua segunda edição e contou com o envolvimento de 20 bolsistas, alunos da graduação, 2 professores da Educação Básica, na condição de supervisores e um professor do curso de Geografia, como coordenador do subprojeto, todos percebendo uma bolsa por meio da CAPES. O objetivo principal do programa é o investimento na formação inicial do professor. Neste sentido, avalia-se que o desenvolvimento do projeto constituiu um diferencial na vida desses futuros profissionais, os quais passaram por uma experiência de dois anos dentro de uma escola, onde puderam participar de diversas atividades tornando-os mais preparados para o exercício da docência. Além do trabalho nas escolas, os bolsistas tiveram facilitadas suas participações em eventos, também financiados pelo programa.Edições UESB2012-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712Práxis Educacional; v. 8 n. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 157-176Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 157-176Práxis Educacional; Vol. 8 No. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 157-1762178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712/598da Silva, Vicente de Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:13Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/712Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:13Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores |
title |
A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores |
spellingShingle |
A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores da Silva, Vicente de Paulo Educação Básica Geografia PIBID UFU |
title_short |
A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores |
title_full |
A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores |
title_fullStr |
A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores |
title_sort |
A geografia no projeto PIBID/UFU: novos horizontes na formação inicial de professores |
author |
da Silva, Vicente de Paulo |
author_facet |
da Silva, Vicente de Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Vicente de Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Básica Geografia PIBID UFU |
topic |
Educação Básica Geografia PIBID UFU |
description |
Este trabalho visa a relatar a experiência vivida enquanto coordenador do subprojeto de Geografia, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período compreendido entre 2010 e 2011. O PIBID foi idealizado pela Diretoria de Educação Básica do Ministério da Educação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O curso de Geografia da UFU ingressou nesse programa a partir da sua segunda edição e contou com o envolvimento de 20 bolsistas, alunos da graduação, 2 professores da Educação Básica, na condição de supervisores e um professor do curso de Geografia, como coordenador do subprojeto, todos percebendo uma bolsa por meio da CAPES. O objetivo principal do programa é o investimento na formação inicial do professor. Neste sentido, avalia-se que o desenvolvimento do projeto constituiu um diferencial na vida desses futuros profissionais, os quais passaram por uma experiência de dois anos dentro de uma escola, onde puderam participar de diversas atividades tornando-os mais preparados para o exercício da docência. Além do trabalho nas escolas, os bolsistas tiveram facilitadas suas participações em eventos, também financiados pelo programa. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/712/598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práxis Educacional; v. 8 n. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 157-176 Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 157-176 Práxis Educacional; Vol. 8 No. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 157-176 2178-2679 1809-0249 reponame:Práxis Educacional (Online) instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Práxis Educacional (Online) |
collection |
Práxis Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
praxisedu@uesb.edu.br|| |
_version_ |
1797068815511584768 |