FRAGMENTOS DE MEMORIA ESCOLAR: CONTRIBUCIONES DE LAS NARRATIVAS EN LA PRÁCTICA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanotto, Luana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sommerhalder, Aline, Martins, Andressa de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5629
Resumo: Consideramos as narrativas como recurso legítimo à formação de professores, sobretudo por oportunizar o diálogo entre os saberes tecidos no período de vida escolar e a escolha da profissão. Assim, este artigo objetivou evidenciar percursos formativos descritos em narrativas autobiográficas de trajetórias escolares de estudantes licenciandos. Foram analisados sete Memoriais produzidos na disciplina ‘Narrativas em Formação de Professores’, do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal. A análise convergiu em duas categorias: 1) Narrar para me conhecer: acerca das trajetórias escolares e 2) Formação de professores: das experiências de época escolar à escolha da carreira e alternativas pedagógicas. Os resultados mostraram vivências da Educação Básica enfatizando os desafios desvencilhados e o seu favorecimento à (re)significação das relações humanas, concepções de ofício docente e algumas possibilidades para futura atuação profissional, ambos evidenciados nas narrativas.
id UESB-7_90e4d986984e8e678c259381d09a096d
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5629
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling FRAGMENTOS DE MEMORIA ESCOLAR: CONTRIBUCIONES DE LAS NARRATIVAS EN LA PRÁCTICA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADOSCHOOL MEMORY FRAGMENTS: NARRATIVE CONTRIBUTIONS IN TEACHER TRAININGFRAGMENTOS DE MEMÓRIAS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS NA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORESFormação de ProfessoresMemorial AutobiográficoNarrativasFormación del profesoradoMemorial autobiográficoNarrativasAutobiographical MemorialNarrativesTeacher Training Consideramos as narrativas como recurso legítimo à formação de professores, sobretudo por oportunizar o diálogo entre os saberes tecidos no período de vida escolar e a escolha da profissão. Assim, este artigo objetivou evidenciar percursos formativos descritos em narrativas autobiográficas de trajetórias escolares de estudantes licenciandos. Foram analisados sete Memoriais produzidos na disciplina ‘Narrativas em Formação de Professores’, do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal. A análise convergiu em duas categorias: 1) Narrar para me conhecer: acerca das trajetórias escolares e 2) Formação de professores: das experiências de época escolar à escolha da carreira e alternativas pedagógicas. Os resultados mostraram vivências da Educação Básica enfatizando os desafios desvencilhados e o seu favorecimento à (re)significação das relações humanas, concepções de ofício docente e algumas possibilidades para futura atuação profissional, ambos evidenciados nas narrativas. We count narratives as a legitimate resource for teacher training, mainly by they provide opportunities for linking between the knowledge from the school education and the choose profession. Therefore, this article aimed to highlight formatives itineraries described in an autobiographical narrative about undergraduate students' school life path. Seven memorials produced in school discipline 'Narratives in Teacher Training' from the Education course from a Federal University were analyzed. The analysis converged into two categories: 1) Narrate to know me: about school life path and 2) Teacher training: from school experiences to career choice and pedagogical alternatives. The results showed experiences of primary school education stressed coming challenges and their preference for significance of human relationships, meanings of teaching function and some possibilities for the professional future, either seen into the narratives. Consideramos las narrativas como un recurso legítimo para la formación del profesorado, en especial por la oportunidad de diálogo entre el conocimiento derivado del período escolar y la elección de la profesión. Por lo tanto, este artículo objetivó señalar las vías formativas descritas en las narrativas autobiográficas de las trayectorias escolares de los estudiantes de grado. Se analizaron siete memoriales producidos en la asignatura 'Narrativas en la formación del profesorado' del curso de Pedagogía de una Universidad Federal. El análisis convergió en dos categorías: 1) Narrar para conocerme: acerca de las trayectorias escolares y 2) Formación del profesorado: de las experiencias en el trayectoria escolar a la elección de carrera y las opciones pedagógicas. Los resultados mostraron experiencias de Enseñanza Básica enfatizando los desafíos desatados y favoreciendo el (re)significado de las relaciones humanas, las concepciones de la profesión docente y algunas posibilidades para el desempeño profesional futuro, ambos evidenciados en las narrativas. Edições UESB2019-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/562910.22481/praxisedu.v15i34.5629Práxis Educacional; v. 15 n. 34 (2019): Edição Especial; 467-487Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 34 (2019): Edição Especial; 467-487Práxis Educacional; Vol. 15 No. 34 (2019): Edição Especial; 467-4872178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5629/4252Zanotto, LuanaSommerhalder, AlineMartins, Andressa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:18:59Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5629Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:18:59Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv FRAGMENTOS DE MEMORIA ESCOLAR: CONTRIBUCIONES DE LAS NARRATIVAS EN LA PRÁCTICA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO
SCHOOL MEMORY FRAGMENTS: NARRATIVE CONTRIBUTIONS IN TEACHER TRAINING
FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS NA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
title FRAGMENTOS DE MEMORIA ESCOLAR: CONTRIBUCIONES DE LAS NARRATIVAS EN LA PRÁCTICA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO
spellingShingle FRAGMENTOS DE MEMORIA ESCOLAR: CONTRIBUCIONES DE LAS NARRATIVAS EN LA PRÁCTICA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO
Zanotto, Luana
Formação de Professores
Memorial Autobiográfico
Narrativas
Formación del profesorado
Memorial autobiográfico
Narrativas
Autobiographical Memorial
Narratives
Teacher Training
title_short FRAGMENTOS DE MEMORIA ESCOLAR: CONTRIBUCIONES DE LAS NARRATIVAS EN LA PRÁCTICA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO
title_full FRAGMENTOS DE MEMORIA ESCOLAR: CONTRIBUCIONES DE LAS NARRATIVAS EN LA PRÁCTICA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO
title_fullStr FRAGMENTOS DE MEMORIA ESCOLAR: CONTRIBUCIONES DE LAS NARRATIVAS EN LA PRÁCTICA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO
title_full_unstemmed FRAGMENTOS DE MEMORIA ESCOLAR: CONTRIBUCIONES DE LAS NARRATIVAS EN LA PRÁCTICA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO
title_sort FRAGMENTOS DE MEMORIA ESCOLAR: CONTRIBUCIONES DE LAS NARRATIVAS EN LA PRÁCTICA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO
author Zanotto, Luana
author_facet Zanotto, Luana
Sommerhalder, Aline
Martins, Andressa de Oliveira
author_role author
author2 Sommerhalder, Aline
Martins, Andressa de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanotto, Luana
Sommerhalder, Aline
Martins, Andressa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Memorial Autobiográfico
Narrativas
Formación del profesorado
Memorial autobiográfico
Narrativas
Autobiographical Memorial
Narratives
Teacher Training
topic Formação de Professores
Memorial Autobiográfico
Narrativas
Formación del profesorado
Memorial autobiográfico
Narrativas
Autobiographical Memorial
Narratives
Teacher Training
description Consideramos as narrativas como recurso legítimo à formação de professores, sobretudo por oportunizar o diálogo entre os saberes tecidos no período de vida escolar e a escolha da profissão. Assim, este artigo objetivou evidenciar percursos formativos descritos em narrativas autobiográficas de trajetórias escolares de estudantes licenciandos. Foram analisados sete Memoriais produzidos na disciplina ‘Narrativas em Formação de Professores’, do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal. A análise convergiu em duas categorias: 1) Narrar para me conhecer: acerca das trajetórias escolares e 2) Formação de professores: das experiências de época escolar à escolha da carreira e alternativas pedagógicas. Os resultados mostraram vivências da Educação Básica enfatizando os desafios desvencilhados e o seu favorecimento à (re)significação das relações humanas, concepções de ofício docente e algumas possibilidades para futura atuação profissional, ambos evidenciados nas narrativas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5629
10.22481/praxisedu.v15i34.5629
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5629
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v15i34.5629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5629/4252
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 15 n. 34 (2019): Edição Especial; 467-487
Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 34 (2019): Edição Especial; 467-487
Práxis Educacional; Vol. 15 No. 34 (2019): Edição Especial; 467-487
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068818042847232