Relações identitárias dos formadores de professores com a licenciatura em educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Magno Nunes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Silva, Wender Faleiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/918
Resumo: A Educação do Campo vem conquistando espaço na agenda pública educacional, um dos seus marcos é a consolidação da Licenciatura em Educação do Campo, que vem se expandindo, porém enfrente alguns desafios para seu fortalecimento. Sendo assim, este trabalho apresenta uma análise do perfil dos docentes que atuam na Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação Ciências da Natureza (Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão), tendo em vista os desafios de formação docente, como a carências de sujeitos empoderados com a lógica da interdisciplinaridade e a ausência do domínio sobre as particularidades do campo, objetivando assim contribuir para superação dessas barreiras. Foi realizada uma análise do Currículo Lattes dos onze docentes que atuam no campus Catalão, especificamente das categorias: Formação Acadêmica/titulação, Formação complementar, Atuação Profissional, Projetos de Pesquisa/Extensão e Produções. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes ingressou como formadores sem apresentar envolvimento com a temática Educação do Campo, esse envolvimento passou a acontecer após o ingresso, majoritariamente nas áreas projetos de pesquisa/extensão e produções. Isso demonstra a carência de docentes que se dedicaram ao longo da formação a Educação do Campo, além de evidenciar a ausência dessa temática no Ensino Superior brasileiro. O aspecto positivo é que os docentes começaram a debruçar sobre a temática, mostrando que esses docentes estão aprendendo e pesquisando as múltiplas faces da Educação do Campo, ou seja, estão tendo identidade e dedicação ao mesmo, contudo este envolvimento está andando junto com o trabalho docente, tornando sua atuação muito mais desafiadora e propensa a erros.
id UESB-7_b3244d479e07030f45b95d18a2cd3923
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/918
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Relações identitárias dos formadores de professores com a licenciatura em educação do campoEducação do CampoFormação docenteInterdisciplinaridadeA Educação do Campo vem conquistando espaço na agenda pública educacional, um dos seus marcos é a consolidação da Licenciatura em Educação do Campo, que vem se expandindo, porém enfrente alguns desafios para seu fortalecimento. Sendo assim, este trabalho apresenta uma análise do perfil dos docentes que atuam na Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação Ciências da Natureza (Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão), tendo em vista os desafios de formação docente, como a carências de sujeitos empoderados com a lógica da interdisciplinaridade e a ausência do domínio sobre as particularidades do campo, objetivando assim contribuir para superação dessas barreiras. Foi realizada uma análise do Currículo Lattes dos onze docentes que atuam no campus Catalão, especificamente das categorias: Formação Acadêmica/titulação, Formação complementar, Atuação Profissional, Projetos de Pesquisa/Extensão e Produções. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes ingressou como formadores sem apresentar envolvimento com a temática Educação do Campo, esse envolvimento passou a acontecer após o ingresso, majoritariamente nas áreas projetos de pesquisa/extensão e produções. Isso demonstra a carência de docentes que se dedicaram ao longo da formação a Educação do Campo, além de evidenciar a ausência dessa temática no Ensino Superior brasileiro. O aspecto positivo é que os docentes começaram a debruçar sobre a temática, mostrando que esses docentes estão aprendendo e pesquisando as múltiplas faces da Educação do Campo, ou seja, estão tendo identidade e dedicação ao mesmo, contudo este envolvimento está andando junto com o trabalho docente, tornando sua atuação muito mais desafiadora e propensa a erros.Edições UESB2015-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/918Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 353-375Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 353-375Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 353-3752178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/918/782Farias, Magno Nunesda Silva, Wender Faleiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:06:50Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/918Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:06:50Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações identitárias dos formadores de professores com a licenciatura em educação do campo
title Relações identitárias dos formadores de professores com a licenciatura em educação do campo
spellingShingle Relações identitárias dos formadores de professores com a licenciatura em educação do campo
Farias, Magno Nunes
Educação do Campo
Formação docente
Interdisciplinaridade
title_short Relações identitárias dos formadores de professores com a licenciatura em educação do campo
title_full Relações identitárias dos formadores de professores com a licenciatura em educação do campo
title_fullStr Relações identitárias dos formadores de professores com a licenciatura em educação do campo
title_full_unstemmed Relações identitárias dos formadores de professores com a licenciatura em educação do campo
title_sort Relações identitárias dos formadores de professores com a licenciatura em educação do campo
author Farias, Magno Nunes
author_facet Farias, Magno Nunes
da Silva, Wender Faleiro
author_role author
author2 da Silva, Wender Faleiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Magno Nunes
da Silva, Wender Faleiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Formação docente
Interdisciplinaridade
topic Educação do Campo
Formação docente
Interdisciplinaridade
description A Educação do Campo vem conquistando espaço na agenda pública educacional, um dos seus marcos é a consolidação da Licenciatura em Educação do Campo, que vem se expandindo, porém enfrente alguns desafios para seu fortalecimento. Sendo assim, este trabalho apresenta uma análise do perfil dos docentes que atuam na Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação Ciências da Natureza (Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão), tendo em vista os desafios de formação docente, como a carências de sujeitos empoderados com a lógica da interdisciplinaridade e a ausência do domínio sobre as particularidades do campo, objetivando assim contribuir para superação dessas barreiras. Foi realizada uma análise do Currículo Lattes dos onze docentes que atuam no campus Catalão, especificamente das categorias: Formação Acadêmica/titulação, Formação complementar, Atuação Profissional, Projetos de Pesquisa/Extensão e Produções. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes ingressou como formadores sem apresentar envolvimento com a temática Educação do Campo, esse envolvimento passou a acontecer após o ingresso, majoritariamente nas áreas projetos de pesquisa/extensão e produções. Isso demonstra a carência de docentes que se dedicaram ao longo da formação a Educação do Campo, além de evidenciar a ausência dessa temática no Ensino Superior brasileiro. O aspecto positivo é que os docentes começaram a debruçar sobre a temática, mostrando que esses docentes estão aprendendo e pesquisando as múltiplas faces da Educação do Campo, ou seja, estão tendo identidade e dedicação ao mesmo, contudo este envolvimento está andando junto com o trabalho docente, tornando sua atuação muito mais desafiadora e propensa a erros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/918
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/918/782
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 12 n. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 353-375
Práxis Educacional; Vol. 12 Núm. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 353-375
Práxis Educacional; Vol. 12 No. 23 (2016): Esporte, Lazer e Educação; 353-375
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068816476274688