O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, CLAUDIA DE FARIA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, KAYLA ALVES DE OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5540
Resumo: Este trabalho investiga as práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na gestão participativa e democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados obtidos por meio de processos ligados à observação participante, entrevistas realizadas com uma professora e com a gestora da escola, roda de conversa com estudantes e análise do Plano Político Pedagógico (PPP). A análise permitiu identificar que a gestão escolar democrática e participativa ainda é um processo em construção para uma escola fomentadora de emancipação social, com fins de pensar possibilidades de práticas de intervenção nos espaços escolares. As vivências e as experiências proporcionadas pelo Pibid têm se mostrado um fator determinante no processo formativo de licenciandos porque, em integração com a escola básica, as atividades deste Programa contribuem para a qualidade de suas futuras atuações, seja na docência ou na gestão escolar.
id UESB-8_651782f71ce76a057338be1a25cd12a9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5540
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVAFormação Docente; Gestão Participativa; Educação.Este trabalho investiga as práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na gestão participativa e democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados obtidos por meio de processos ligados à observação participante, entrevistas realizadas com uma professora e com a gestora da escola, roda de conversa com estudantes e análise do Plano Político Pedagógico (PPP). A análise permitiu identificar que a gestão escolar democrática e participativa ainda é um processo em construção para uma escola fomentadora de emancipação social, com fins de pensar possibilidades de práticas de intervenção nos espaços escolares. As vivências e as experiências proporcionadas pelo Pibid têm se mostrado um fator determinante no processo formativo de licenciandos porque, em integração com a escola básica, as atividades deste Programa contribuem para a qualidade de suas futuras atuações, seja na docência ou na gestão escolar.Edições UESB2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/554010.22481/rid-uesb.v3i2.5540Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 55 - 742525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5540/4199BARBOSA, CLAUDIA DE FARIASILVA, KAYLA ALVES DE OLIVEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:27Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/5540Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:27Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA
title O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA
spellingShingle O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA
BARBOSA, CLAUDIA DE FARIA
Formação Docente; Gestão Participativa; Educação.
title_short O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA
title_full O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA
title_fullStr O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA
title_full_unstemmed O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA
title_sort O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE NA GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA
author BARBOSA, CLAUDIA DE FARIA
author_facet BARBOSA, CLAUDIA DE FARIA
SILVA, KAYLA ALVES DE OLIVEIRA
author_role author
author2 SILVA, KAYLA ALVES DE OLIVEIRA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, CLAUDIA DE FARIA
SILVA, KAYLA ALVES DE OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente; Gestão Participativa; Educação.
topic Formação Docente; Gestão Participativa; Educação.
description Este trabalho investiga as práticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na gestão participativa e democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados obtidos por meio de processos ligados à observação participante, entrevistas realizadas com uma professora e com a gestora da escola, roda de conversa com estudantes e análise do Plano Político Pedagógico (PPP). A análise permitiu identificar que a gestão escolar democrática e participativa ainda é um processo em construção para uma escola fomentadora de emancipação social, com fins de pensar possibilidades de práticas de intervenção nos espaços escolares. As vivências e as experiências proporcionadas pelo Pibid têm se mostrado um fator determinante no processo formativo de licenciandos porque, em integração com a escola básica, as atividades deste Programa contribuem para a qualidade de suas futuras atuações, seja na docência ou na gestão escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5540
10.22481/rid-uesb.v3i2.5540
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5540
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v3i2.5540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/5540/4199
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 2 (2018): v. 3, n. 2 (2018): jul. - dez., 2018; 55 - 74
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187221024768