O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Pia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santana, Georgenes Brendeo Rocha, Gusmão, Adriana David Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6830
Resumo: A formação de professores, nos dias atuais, representa um grande desafio. Desse modo, a adoção de políticas que possam contribuir para uma melhoria dos cursos de licenciatura e, consequentemente, do ensino, torna-se imprescindível. O presente artigo discute a formação do professor de Geografia, considerando as experiências propostas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, na Uesb, Campus de Vitória da Conquista/BA. A abordagem do tema foi fundamentada em pesquisas e artigos científicos, livros e revistas. Também, houve pesquisa em fontes secundárias (Projeto Pibid Capes, Projeto Pibid / Uesb, subprojeto Pibid / Geografia Uesb-Campus Vitória da Conquista e Projeto de Orientação Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia). Ao analisar o subprojeto de Geografia no Pibid foi verificado que esse programa fortalece a formação dos professores que atuarão na educação básica e, contribui, também, para a vivência dos alunos universitários no “Chão da Escola”, viabilizando experiências com os docentes de diferentes instituições de ensino e favorecendo práticas pedagógicas que são muito importantes para uma formação adequada dos futuros profissionais da educação.
id UESB-8_b705a21f7db041a64aaf6c806086929c
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6830
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling O Pibid na formação do professor de geografia na UesbFormação de professoresProfessor de Geografia.PIBIDA formação de professores, nos dias atuais, representa um grande desafio. Desse modo, a adoção de políticas que possam contribuir para uma melhoria dos cursos de licenciatura e, consequentemente, do ensino, torna-se imprescindível. O presente artigo discute a formação do professor de Geografia, considerando as experiências propostas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, na Uesb, Campus de Vitória da Conquista/BA. A abordagem do tema foi fundamentada em pesquisas e artigos científicos, livros e revistas. Também, houve pesquisa em fontes secundárias (Projeto Pibid Capes, Projeto Pibid / Uesb, subprojeto Pibid / Geografia Uesb-Campus Vitória da Conquista e Projeto de Orientação Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia). Ao analisar o subprojeto de Geografia no Pibid foi verificado que esse programa fortalece a formação dos professores que atuarão na educação básica e, contribui, também, para a vivência dos alunos universitários no “Chão da Escola”, viabilizando experiências com os docentes de diferentes instituições de ensino e favorecendo práticas pedagógicas que são muito importantes para uma formação adequada dos futuros profissionais da educação.Edições UESB2021-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/683010.22481/riduesb.v6i1.6830Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 1 (2021): V. 6 n. 1 (2021): (jan. - jun., 2021); 87-952525-433210.22481/riduesb.v6i1reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6830/6020Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docênciahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Rodrigo PiaSantana, Georgenes Brendeo RochaGusmão, Adriana David Ferreira2021-07-30T17:26:53Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6830Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-07-30T17:26:53Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb
title O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb
spellingShingle O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb
Santos, Rodrigo Pia
Formação de professores
Professor de Geografia.
PIBID
title_short O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb
title_full O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb
title_fullStr O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb
title_full_unstemmed O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb
title_sort O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb
author Santos, Rodrigo Pia
author_facet Santos, Rodrigo Pia
Santana, Georgenes Brendeo Rocha
Gusmão, Adriana David Ferreira
author_role author
author2 Santana, Georgenes Brendeo Rocha
Gusmão, Adriana David Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rodrigo Pia
Santana, Georgenes Brendeo Rocha
Gusmão, Adriana David Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Professor de Geografia.
PIBID
topic Formação de professores
Professor de Geografia.
PIBID
description A formação de professores, nos dias atuais, representa um grande desafio. Desse modo, a adoção de políticas que possam contribuir para uma melhoria dos cursos de licenciatura e, consequentemente, do ensino, torna-se imprescindível. O presente artigo discute a formação do professor de Geografia, considerando as experiências propostas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, na Uesb, Campus de Vitória da Conquista/BA. A abordagem do tema foi fundamentada em pesquisas e artigos científicos, livros e revistas. Também, houve pesquisa em fontes secundárias (Projeto Pibid Capes, Projeto Pibid / Uesb, subprojeto Pibid / Geografia Uesb-Campus Vitória da Conquista e Projeto de Orientação Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia). Ao analisar o subprojeto de Geografia no Pibid foi verificado que esse programa fortalece a formação dos professores que atuarão na educação básica e, contribui, também, para a vivência dos alunos universitários no “Chão da Escola”, viabilizando experiências com os docentes de diferentes instituições de ensino e favorecendo práticas pedagógicas que são muito importantes para uma formação adequada dos futuros profissionais da educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6830
10.22481/riduesb.v6i1.6830
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6830
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v6i1.6830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6830/6020
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 6 n. 1 (2021): V. 6 n. 1 (2021): (jan. - jun., 2021); 87-95
2525-4332
10.22481/riduesb.v6i1
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187295473664