O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniele de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399
Resumo: O ethos é uma importante estratégia argumentativa que pode ser explorada em qualquer discurso que tenha como um de seus objetivos a persuasão. Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre a construção discursiva do ethos como estratégia argumentativa no discurso veiculado em editoriais da mídia impressa. O exemplar da mídia selecionado como corpus é a revista impressa Caros Amigos, representante do denominado “jornalismo independente”. Deter-nos-emos na análise do editorial por entendermos que é nesta seção em que se veicula a opinião do corpo editorial como um todo, de seu posicionamento ou tendência ideológica. Além disso, o editorial de uma publicação tem por objetivo construir a imagem desta perante seus leitores. Nos textos analisados, observamos que, em geral, o editor faz apelo ao pathos, concomitantemente à emergência do ethos. Nesse caso, o editor convoca valores coerentes com os habitus teoricamente característicos do pensamento “de esquerda”, ou seja, o orador procura respeitar os saberes comuns, compartilhados com seu auditório.
id UESC-1_827e1230208a1b84c552d8bf7158253f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/399
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros AmigosO ethos é uma importante estratégia argumentativa que pode ser explorada em qualquer discurso que tenha como um de seus objetivos a persuasão. Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre a construção discursiva do ethos como estratégia argumentativa no discurso veiculado em editoriais da mídia impressa. O exemplar da mídia selecionado como corpus é a revista impressa Caros Amigos, representante do denominado “jornalismo independente”. Deter-nos-emos na análise do editorial por entendermos que é nesta seção em que se veicula a opinião do corpo editorial como um todo, de seu posicionamento ou tendência ideológica. Além disso, o editorial de uma publicação tem por objetivo construir a imagem desta perante seus leitores. Nos textos analisados, observamos que, em geral, o editor faz apelo ao pathos, concomitantemente à emergência do ethos. Nesse caso, o editor convoca valores coerentes com os habitus teoricamente característicos do pensamento “de esquerda”, ou seja, o orador procura respeitar os saberes comuns, compartilhados com seu auditório.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 39-51Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 39-512237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399/406Oliveira, Daniele deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:04:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/399Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:04:31EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos
title O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos
spellingShingle O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos
Oliveira, Daniele de
title_short O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos
title_full O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos
title_fullStr O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos
title_full_unstemmed O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos
title_sort O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos
author Oliveira, Daniele de
author_facet Oliveira, Daniele de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daniele de
description O ethos é uma importante estratégia argumentativa que pode ser explorada em qualquer discurso que tenha como um de seus objetivos a persuasão. Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre a construção discursiva do ethos como estratégia argumentativa no discurso veiculado em editoriais da mídia impressa. O exemplar da mídia selecionado como corpus é a revista impressa Caros Amigos, representante do denominado “jornalismo independente”. Deter-nos-emos na análise do editorial por entendermos que é nesta seção em que se veicula a opinião do corpo editorial como um todo, de seu posicionamento ou tendência ideológica. Além disso, o editorial de uma publicação tem por objetivo construir a imagem desta perante seus leitores. Nos textos analisados, observamos que, em geral, o editor faz apelo ao pathos, concomitantemente à emergência do ethos. Nesse caso, o editor convoca valores coerentes com os habitus teoricamente característicos do pensamento “de esquerda”, ou seja, o orador procura respeitar os saberes comuns, compartilhados com seu auditório.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399/406
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 39-51
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 39-51
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1789800862577590272