O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399 |
Resumo: | O ethos é uma importante estratégia argumentativa que pode ser explorada em qualquer discurso que tenha como um de seus objetivos a persuasão. Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre a construção discursiva do ethos como estratégia argumentativa no discurso veiculado em editoriais da mídia impressa. O exemplar da mídia selecionado como corpus é a revista impressa Caros Amigos, representante do denominado “jornalismo independente”. Deter-nos-emos na análise do editorial por entendermos que é nesta seção em que se veicula a opinião do corpo editorial como um todo, de seu posicionamento ou tendência ideológica. Além disso, o editorial de uma publicação tem por objetivo construir a imagem desta perante seus leitores. Nos textos analisados, observamos que, em geral, o editor faz apelo ao pathos, concomitantemente à emergência do ethos. Nesse caso, o editor convoca valores coerentes com os habitus teoricamente característicos do pensamento “de esquerda”, ou seja, o orador procura respeitar os saberes comuns, compartilhados com seu auditório. |
id |
UESC-1_827e1230208a1b84c552d8bf7158253f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/399 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros AmigosO ethos é uma importante estratégia argumentativa que pode ser explorada em qualquer discurso que tenha como um de seus objetivos a persuasão. Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre a construção discursiva do ethos como estratégia argumentativa no discurso veiculado em editoriais da mídia impressa. O exemplar da mídia selecionado como corpus é a revista impressa Caros Amigos, representante do denominado “jornalismo independente”. Deter-nos-emos na análise do editorial por entendermos que é nesta seção em que se veicula a opinião do corpo editorial como um todo, de seu posicionamento ou tendência ideológica. Além disso, o editorial de uma publicação tem por objetivo construir a imagem desta perante seus leitores. Nos textos analisados, observamos que, em geral, o editor faz apelo ao pathos, concomitantemente à emergência do ethos. Nesse caso, o editor convoca valores coerentes com os habitus teoricamente característicos do pensamento “de esquerda”, ou seja, o orador procura respeitar os saberes comuns, compartilhados com seu auditório.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 39-51Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 39-512237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399/406Oliveira, Daniele deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:04:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/399Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:04:31EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos |
title |
O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos |
spellingShingle |
O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos Oliveira, Daniele de |
title_short |
O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos |
title_full |
O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos |
title_fullStr |
O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos |
title_full_unstemmed |
O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos |
title_sort |
O ethos como estratégia argumentativa nos editoriais da revista Caros Amigos |
author |
Oliveira, Daniele de |
author_facet |
Oliveira, Daniele de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daniele de |
description |
O ethos é uma importante estratégia argumentativa que pode ser explorada em qualquer discurso que tenha como um de seus objetivos a persuasão. Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre a construção discursiva do ethos como estratégia argumentativa no discurso veiculado em editoriais da mídia impressa. O exemplar da mídia selecionado como corpus é a revista impressa Caros Amigos, representante do denominado “jornalismo independente”. Deter-nos-emos na análise do editorial por entendermos que é nesta seção em que se veicula a opinião do corpo editorial como um todo, de seu posicionamento ou tendência ideológica. Além disso, o editorial de uma publicação tem por objetivo construir a imagem desta perante seus leitores. Nos textos analisados, observamos que, em geral, o editor faz apelo ao pathos, concomitantemente à emergência do ethos. Nesse caso, o editor convoca valores coerentes com os habitus teoricamente característicos do pensamento “de esquerda”, ou seja, o orador procura respeitar os saberes comuns, compartilhados com seu auditório. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/399/406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 39-51 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 39-51 2237-6984 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1789800862577590272 |