“Então eu posso dizer ‘eu’ na redação?”: da subjetividade na linguagem à autoria na argumentação escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1387 |
Resumo: | Este artigo busca responder à seguinte questão: em que medida o uso da primeira pessoa do discurso e a prática do plágio permitem falar em subjetividade na linguagem e autoria na argumentação escrita? Para tanto, recorre às noções de subjetividade (BENVENISTE, 2005; 2006) e autoria (SIMÕES et al., 2012) para analisar uma experiência docente em Língua Portuguesa na qual essas duas questões de linguagem se destacaram. O artigo conclui que o ensino de recursos linguísticos para expressar efeitos de objetividade e subjetividade, bem como para referir o dizer do outro, são conhecimentos necessários à constituição da autoria na argumentação escrita, pois implicam a dupla relação do aluno com o seu discurso e com o discurso do outro. |
id |
UESC-1_a78ea3b9c5ef3d136a8eb738fb61527e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1387 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
“Então eu posso dizer ‘eu’ na redação?”: da subjetividade na linguagem à autoria na argumentação escritaEste artigo busca responder à seguinte questão: em que medida o uso da primeira pessoa do discurso e a prática do plágio permitem falar em subjetividade na linguagem e autoria na argumentação escrita? Para tanto, recorre às noções de subjetividade (BENVENISTE, 2005; 2006) e autoria (SIMÕES et al., 2012) para analisar uma experiência docente em Língua Portuguesa na qual essas duas questões de linguagem se destacaram. O artigo conclui que o ensino de recursos linguísticos para expressar efeitos de objetividade e subjetividade, bem como para referir o dizer do outro, são conhecimentos necessários à constituição da autoria na argumentação escrita, pois implicam a dupla relação do aluno com o seu discurso e com o discurso do outro.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2017-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/138710.17648/eidea-13-1387Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 13, jan/jun.2017; 36-50Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 13, jan/jun.2017; 36-502237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1387/1251Oliveira, Giovane Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:01:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1387Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2024-05-17T13:38:01.398570EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Então eu posso dizer ‘eu’ na redação?”: da subjetividade na linguagem à autoria na argumentação escrita |
title |
“Então eu posso dizer ‘eu’ na redação?”: da subjetividade na linguagem à autoria na argumentação escrita |
spellingShingle |
“Então eu posso dizer ‘eu’ na redação?”: da subjetividade na linguagem à autoria na argumentação escrita Oliveira, Giovane Fernandes |
title_short |
“Então eu posso dizer ‘eu’ na redação?”: da subjetividade na linguagem à autoria na argumentação escrita |
title_full |
“Então eu posso dizer ‘eu’ na redação?”: da subjetividade na linguagem à autoria na argumentação escrita |
title_fullStr |
“Então eu posso dizer ‘eu’ na redação?”: da subjetividade na linguagem à autoria na argumentação escrita |
title_full_unstemmed |
“Então eu posso dizer ‘eu’ na redação?”: da subjetividade na linguagem à autoria na argumentação escrita |
title_sort |
“Então eu posso dizer ‘eu’ na redação?”: da subjetividade na linguagem à autoria na argumentação escrita |
author |
Oliveira, Giovane Fernandes |
author_facet |
Oliveira, Giovane Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Giovane Fernandes |
description |
Este artigo busca responder à seguinte questão: em que medida o uso da primeira pessoa do discurso e a prática do plágio permitem falar em subjetividade na linguagem e autoria na argumentação escrita? Para tanto, recorre às noções de subjetividade (BENVENISTE, 2005; 2006) e autoria (SIMÕES et al., 2012) para analisar uma experiência docente em Língua Portuguesa na qual essas duas questões de linguagem se destacaram. O artigo conclui que o ensino de recursos linguísticos para expressar efeitos de objetividade e subjetividade, bem como para referir o dizer do outro, são conhecimentos necessários à constituição da autoria na argumentação escrita, pois implicam a dupla relação do aluno com o seu discurso e com o discurso do outro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1387 10.17648/eidea-13-1387 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1387 |
identifier_str_mv |
10.17648/eidea-13-1387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/1387/1251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 13, jan/jun.2017; 36-50 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 13, jan/jun.2017; 36-50 2237-6984 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1799319037072637952 |