A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gilton Sampaio de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa, Rosa Leite da, Barbosa Junior, Fernando Filgueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/403
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar os discursos que constituem o Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM/UERN), com o foco nos sentidos que o constituem discursivamente como espaço de produção acadêmica e de desenvolvimento do conhecimento humano e social. O aporte teórico é advindo dos estudos da Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996 e REBOUL, 1998) e de Bakhtin (1995, 1997). Os dados foram coletados por meio de depoimentos, em gravações audiovisuais e/ou escritos, de gestores universitários e dos segmentos acadêmicos do CAMEAM e da UERN e de representantes da sociedade do Alto-Oeste Potiguar e região. Os resultados apontam que há sentidos diversos sobre o CAMEAM, mas convergentes em muitas das teses defendidas, notadamente nos sentidos do crescimento pessoal e profissional dos informantes e das adversidades pelas quais passou o CAMEAM ao longo de sua história; das aulas em escolas da educação básica, quando não havia sede própria, ao campus referência na educação oferecida à região do Alto-Oeste Potiguar e regiões adjacentes.
id UESC-1_dc7f6441569ba909b51e835300b8ef2e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/403
network_acronym_str UESC-1
network_name_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository_id_str
spelling A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos FerrosEste trabalho tem como objetivo investigar os discursos que constituem o Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM/UERN), com o foco nos sentidos que o constituem discursivamente como espaço de produção acadêmica e de desenvolvimento do conhecimento humano e social. O aporte teórico é advindo dos estudos da Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996 e REBOUL, 1998) e de Bakhtin (1995, 1997). Os dados foram coletados por meio de depoimentos, em gravações audiovisuais e/ou escritos, de gestores universitários e dos segmentos acadêmicos do CAMEAM e da UERN e de representantes da sociedade do Alto-Oeste Potiguar e região. Os resultados apontam que há sentidos diversos sobre o CAMEAM, mas convergentes em muitas das teses defendidas, notadamente nos sentidos do crescimento pessoal e profissional dos informantes e das adversidades pelas quais passou o CAMEAM ao longo de sua história; das aulas em escolas da educação básica, quando não havia sede própria, ao campus referência na educação oferecida à região do Alto-Oeste Potiguar e regiões adjacentes.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2015-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/403Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 63-75Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 63-752237-6984reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/403/410Souza, Gilton Sampaio deCosta, Rosa Leite daBarbosa Junior, Fernando Filgueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T14:04:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/403Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T14:04:31EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros
title A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros
spellingShingle A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros
Souza, Gilton Sampaio de
title_short A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros
title_full A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros
title_fullStr A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros
title_full_unstemmed A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros
title_sort A argumentação em discursos sobre o ensino superior na UERN: sentidos que constituem o campus de Pau dos Ferros
author Souza, Gilton Sampaio de
author_facet Souza, Gilton Sampaio de
Costa, Rosa Leite da
Barbosa Junior, Fernando Filgueira
author_role author
author2 Costa, Rosa Leite da
Barbosa Junior, Fernando Filgueira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gilton Sampaio de
Costa, Rosa Leite da
Barbosa Junior, Fernando Filgueira
description Este trabalho tem como objetivo investigar os discursos que constituem o Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM/UERN), com o foco nos sentidos que o constituem discursivamente como espaço de produção acadêmica e de desenvolvimento do conhecimento humano e social. O aporte teórico é advindo dos estudos da Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996 e REBOUL, 1998) e de Bakhtin (1995, 1997). Os dados foram coletados por meio de depoimentos, em gravações audiovisuais e/ou escritos, de gestores universitários e dos segmentos acadêmicos do CAMEAM e da UERN e de representantes da sociedade do Alto-Oeste Potiguar e região. Os resultados apontam que há sentidos diversos sobre o CAMEAM, mas convergentes em muitas das teses defendidas, notadamente nos sentidos do crescimento pessoal e profissional dos informantes e das adversidades pelas quais passou o CAMEAM ao longo de sua história; das aulas em escolas da educação básica, quando não havia sede própria, ao campus referência na educação oferecida à região do Alto-Oeste Potiguar e regiões adjacentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/403
url http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/403/410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
publisher.none.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 63-75
Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n. 2, jan/mai.2012; 63-75
2237-6984
reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
collection EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
repository.name.fl_str_mv EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com
_version_ 1789800862582833152