FINANCIAMENTO COLETIVO EM TURISMO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Larissa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Medeiros, Mirna de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Cultura e Turismo
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2016
Resumo: O crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo no qual as pessoas podem contribuir monetariamente, recebendo ou não compensação, a determinado projeto. O sistema pode facilitar o acesso ao crédito ao empreendedor, e ao mesmo tempo propiciar o envolvimento do público com os projetos (bens ou serviços) em financiamento. O presente trabalho buscou analisar o financiamento de projetos da área de Turismo por meio das plataformas de crowdfunding existentes no Brasil (até março de 2018). A pesquisa pode ser útil aos que pretendem utilizar o sistema (contribuindo ou angariando fundos), bem como ao meio acadêmico que ainda possui escasso arcabouço sobre a temática. Assim, por meio de pesquisa exploratória, foram analisados os projetos lançados nas 16 plataformas brasileiras encontradas (seu escopo, meta monetária, sucesso e distribuição geográfica). A seleção deu-se por meio do descritor “turismo” que resultou em 43 projetos. Os resultados apontam que fatores como relevância social ou ambiental, bem como recompensas, podem contribuir ao sucesso das campanhas.
id UESC-2_8ec5f40ecd48ae3878ebe6803ea1ae53
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2016
network_acronym_str UESC-2
network_name_str Revista de Cultura e Turismo
repository_id_str
spelling FINANCIAMENTO COLETIVO EM TURISMO NO BRASILO crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo no qual as pessoas podem contribuir monetariamente, recebendo ou não compensação, a determinado projeto. O sistema pode facilitar o acesso ao crédito ao empreendedor, e ao mesmo tempo propiciar o envolvimento do público com os projetos (bens ou serviços) em financiamento. O presente trabalho buscou analisar o financiamento de projetos da área de Turismo por meio das plataformas de crowdfunding existentes no Brasil (até março de 2018). A pesquisa pode ser útil aos que pretendem utilizar o sistema (contribuindo ou angariando fundos), bem como ao meio acadêmico que ainda possui escasso arcabouço sobre a temática. Assim, por meio de pesquisa exploratória, foram analisados os projetos lançados nas 16 plataformas brasileiras encontradas (seu escopo, meta monetária, sucesso e distribuição geográfica). A seleção deu-se por meio do descritor “turismo” que resultou em 43 projetos. Os resultados apontam que fatores como relevância social ou ambiental, bem como recompensas, podem contribuir ao sucesso das campanhas.Editus2018-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2016CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 12 n. 1 (2018): Edição Especial II SEMPIT; 59-791982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2016/1505Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, LarissaMedeiros, Mirna de Lima2018-12-27T01:17:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2016Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/culturPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2018-12-27T01:17:35Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false
dc.title.none.fl_str_mv FINANCIAMENTO COLETIVO EM TURISMO NO BRASIL
title FINANCIAMENTO COLETIVO EM TURISMO NO BRASIL
spellingShingle FINANCIAMENTO COLETIVO EM TURISMO NO BRASIL
Martins, Larissa
title_short FINANCIAMENTO COLETIVO EM TURISMO NO BRASIL
title_full FINANCIAMENTO COLETIVO EM TURISMO NO BRASIL
title_fullStr FINANCIAMENTO COLETIVO EM TURISMO NO BRASIL
title_full_unstemmed FINANCIAMENTO COLETIVO EM TURISMO NO BRASIL
title_sort FINANCIAMENTO COLETIVO EM TURISMO NO BRASIL
author Martins, Larissa
author_facet Martins, Larissa
Medeiros, Mirna de Lima
author_role author
author2 Medeiros, Mirna de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Larissa
Medeiros, Mirna de Lima
description O crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo no qual as pessoas podem contribuir monetariamente, recebendo ou não compensação, a determinado projeto. O sistema pode facilitar o acesso ao crédito ao empreendedor, e ao mesmo tempo propiciar o envolvimento do público com os projetos (bens ou serviços) em financiamento. O presente trabalho buscou analisar o financiamento de projetos da área de Turismo por meio das plataformas de crowdfunding existentes no Brasil (até março de 2018). A pesquisa pode ser útil aos que pretendem utilizar o sistema (contribuindo ou angariando fundos), bem como ao meio acadêmico que ainda possui escasso arcabouço sobre a temática. Assim, por meio de pesquisa exploratória, foram analisados os projetos lançados nas 16 plataformas brasileiras encontradas (seu escopo, meta monetária, sucesso e distribuição geográfica). A seleção deu-se por meio do descritor “turismo” que resultou em 43 projetos. Os resultados apontam que fatores como relevância social ou ambiental, bem como recompensas, podem contribuir ao sucesso das campanhas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2016
url http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2016/1505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editus
publisher.none.fl_str_mv Editus
dc.source.none.fl_str_mv CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 12 n. 1 (2018): Edição Especial II SEMPIT; 59-79
1982-5838
reponame:Revista de Cultura e Turismo
instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron:UESC
instname_str Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
instacron_str UESC
institution UESC
reponame_str Revista de Cultura e Turismo
collection Revista de Cultura e Turismo
repository.name.fl_str_mv Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
repository.mail.fl_str_mv editus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com
_version_ 1789800905352151040