FINANCIAMENTO COLETIVO EM TURISMO NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Cultura e Turismo |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2016 |
Resumo: | O crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo no qual as pessoas podem contribuir monetariamente, recebendo ou não compensação, a determinado projeto. O sistema pode facilitar o acesso ao crédito ao empreendedor, e ao mesmo tempo propiciar o envolvimento do público com os projetos (bens ou serviços) em financiamento. O presente trabalho buscou analisar o financiamento de projetos da área de Turismo por meio das plataformas de crowdfunding existentes no Brasil (até março de 2018). A pesquisa pode ser útil aos que pretendem utilizar o sistema (contribuindo ou angariando fundos), bem como ao meio acadêmico que ainda possui escasso arcabouço sobre a temática. Assim, por meio de pesquisa exploratória, foram analisados os projetos lançados nas 16 plataformas brasileiras encontradas (seu escopo, meta monetária, sucesso e distribuição geográfica). A seleção deu-se por meio do descritor “turismo” que resultou em 43 projetos. Os resultados apontam que fatores como relevância social ou ambiental, bem como recompensas, podem contribuir ao sucesso das campanhas. |
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FINANCIAMENTO COLETIVO EM TURISMO NO BRASILO crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo no qual as pessoas podem contribuir monetariamente, recebendo ou não compensação, a determinado projeto. O sistema pode facilitar o acesso ao crédito ao empreendedor, e ao mesmo tempo propiciar o envolvimento do público com os projetos (bens ou serviços) em financiamento. O presente trabalho buscou analisar o financiamento de projetos da área de Turismo por meio das plataformas de crowdfunding existentes no Brasil (até março de 2018). A pesquisa pode ser útil aos que pretendem utilizar o sistema (contribuindo ou angariando fundos), bem como ao meio acadêmico que ainda possui escasso arcabouço sobre a temática. Assim, por meio de pesquisa exploratória, foram analisados os projetos lançados nas 16 plataformas brasileiras encontradas (seu escopo, meta monetária, sucesso e distribuição geográfica). A seleção deu-se por meio do descritor “turismo” que resultou em 43 projetos. Os resultados apontam que fatores como relevância social ou ambiental, bem como recompensas, podem contribuir ao sucesso das campanhas.Editus2018-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2016CULTUR - Revista de Cultura e Turismo; v. 12 n. 1 (2018): Edição Especial II SEMPIT; 59-791982-5838reponame:Revista de Cultura e Turismoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/2016/1505Copyright (c) 2018 CULTUR - Revista de Cultura e Turismoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, LarissaMedeiros, Mirna de Lima2018-12-27T01:17:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2016Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/culturPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/oaieditus@uesc.br||mavila1000@gmail.com||revistacet@hotmail.com1982-58381982-5838opendoar:2018-12-27T01:17:35Revista de Cultura e Turismo - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
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