Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sofia Regina Paiva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/99
Resumo: Trata-se de um estudo acerca das ações pedagógicas que envolvem o Projeto “Letramento, regionalismo e interatividade” realizado no CEJA Donaninha Arruda. A investigação objetiva mensurar a relevância das práticas de letramento literário na EJA, por meio do viés didático-metodológico da informática educativa, com foco na temática regionalismo. O indentitário da cultura cearense é abordado através do legado literário de Patativa do Assaré. O estudo contempla os critérios teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica exploratória, com constatações in loco e observações participativas. Para a tessitura desse trabalho, recorreu-se a produções de autores como Freire, Soares, Cosson e Braga, dentre outros. Constatou-se que o ensino dos códigos linguísticos pautado no letramento literário e digital propiciou aulas mais dinâmicas e atrativas. O “poeta-agricultor”, com sua poesia em linguagem regional e inteligível (ora crítica ora bem-humorada) e seu exemplo de vida, tornou-se uma referência para os discentes.
id UESPI-1_9fddf3a32a70e7ab93be1ae4f923749c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/99
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha ArrudaTrata-se de um estudo acerca das ações pedagógicas que envolvem o Projeto “Letramento, regionalismo e interatividade” realizado no CEJA Donaninha Arruda. A investigação objetiva mensurar a relevância das práticas de letramento literário na EJA, por meio do viés didático-metodológico da informática educativa, com foco na temática regionalismo. O indentitário da cultura cearense é abordado através do legado literário de Patativa do Assaré. O estudo contempla os critérios teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica exploratória, com constatações in loco e observações participativas. Para a tessitura desse trabalho, recorreu-se a produções de autores como Freire, Soares, Cosson e Braga, dentre outros. Constatou-se que o ensino dos códigos linguísticos pautado no letramento literário e digital propiciou aulas mais dinâmicas e atrativas. O “poeta-agricultor”, com sua poesia em linguagem regional e inteligível (ora crítica ora bem-humorada) e seu exemplo de vida, tornou-se uma referência para os discentes.EDUESPI2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/99LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 2 (2018): Literatura, leitura e outras linguagens2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/99/83Literatura e Informática EducativaCopyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Sofia Regina Paiva2019-07-06T10:12:20Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/99Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-07-06T10:12:20Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda
title Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda
spellingShingle Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda
Ribeiro, Sofia Regina Paiva
title_short Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda
title_full Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda
title_fullStr Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda
title_full_unstemmed Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda
title_sort Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda
author Ribeiro, Sofia Regina Paiva
author_facet Ribeiro, Sofia Regina Paiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sofia Regina Paiva
description Trata-se de um estudo acerca das ações pedagógicas que envolvem o Projeto “Letramento, regionalismo e interatividade” realizado no CEJA Donaninha Arruda. A investigação objetiva mensurar a relevância das práticas de letramento literário na EJA, por meio do viés didático-metodológico da informática educativa, com foco na temática regionalismo. O indentitário da cultura cearense é abordado através do legado literário de Patativa do Assaré. O estudo contempla os critérios teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica exploratória, com constatações in loco e observações participativas. Para a tessitura desse trabalho, recorreu-se a produções de autores como Freire, Soares, Cosson e Braga, dentre outros. Constatou-se que o ensino dos códigos linguísticos pautado no letramento literário e digital propiciou aulas mais dinâmicas e atrativas. O “poeta-agricultor”, com sua poesia em linguagem regional e inteligível (ora crítica ora bem-humorada) e seu exemplo de vida, tornou-se uma referência para os discentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/99
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/99
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/99/83
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Literatura e Informática Educativa
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 2 (2018): Literatura, leitura e outras linguagens
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1789800884110098432