Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/99 |
Resumo: | Trata-se de um estudo acerca das ações pedagógicas que envolvem o Projeto “Letramento, regionalismo e interatividade” realizado no CEJA Donaninha Arruda. A investigação objetiva mensurar a relevância das práticas de letramento literário na EJA, por meio do viés didático-metodológico da informática educativa, com foco na temática regionalismo. O indentitário da cultura cearense é abordado através do legado literário de Patativa do Assaré. O estudo contempla os critérios teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica exploratória, com constatações in loco e observações participativas. Para a tessitura desse trabalho, recorreu-se a produções de autores como Freire, Soares, Cosson e Braga, dentre outros. Constatou-se que o ensino dos códigos linguísticos pautado no letramento literário e digital propiciou aulas mais dinâmicas e atrativas. O “poeta-agricultor”, com sua poesia em linguagem regional e inteligível (ora crítica ora bem-humorada) e seu exemplo de vida, tornou-se uma referência para os discentes. |
id |
UESPI-1_9fddf3a32a70e7ab93be1ae4f923749c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/99 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha ArrudaTrata-se de um estudo acerca das ações pedagógicas que envolvem o Projeto “Letramento, regionalismo e interatividade” realizado no CEJA Donaninha Arruda. A investigação objetiva mensurar a relevância das práticas de letramento literário na EJA, por meio do viés didático-metodológico da informática educativa, com foco na temática regionalismo. O indentitário da cultura cearense é abordado através do legado literário de Patativa do Assaré. O estudo contempla os critérios teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica exploratória, com constatações in loco e observações participativas. Para a tessitura desse trabalho, recorreu-se a produções de autores como Freire, Soares, Cosson e Braga, dentre outros. Constatou-se que o ensino dos códigos linguísticos pautado no letramento literário e digital propiciou aulas mais dinâmicas e atrativas. O “poeta-agricultor”, com sua poesia em linguagem regional e inteligível (ora crítica ora bem-humorada) e seu exemplo de vida, tornou-se uma referência para os discentes.EDUESPI2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/99LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 2 (2018): Literatura, leitura e outras linguagens2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/99/83Literatura e Informática EducativaCopyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Sofia Regina Paiva2019-07-06T10:12:20Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/99Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-07-06T10:12:20Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda |
title |
Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda |
spellingShingle |
Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda Ribeiro, Sofia Regina Paiva |
title_short |
Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda |
title_full |
Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda |
title_fullStr |
Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda |
title_full_unstemmed |
Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda |
title_sort |
Letramento literário, regionalismo e conectividade: desafios e possibilidades no CEJA Donaninha Arruda |
author |
Ribeiro, Sofia Regina Paiva |
author_facet |
Ribeiro, Sofia Regina Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Sofia Regina Paiva |
description |
Trata-se de um estudo acerca das ações pedagógicas que envolvem o Projeto “Letramento, regionalismo e interatividade” realizado no CEJA Donaninha Arruda. A investigação objetiva mensurar a relevância das práticas de letramento literário na EJA, por meio do viés didático-metodológico da informática educativa, com foco na temática regionalismo. O indentitário da cultura cearense é abordado através do legado literário de Patativa do Assaré. O estudo contempla os critérios teórico-metodológicos da pesquisa bibliográfica exploratória, com constatações in loco e observações participativas. Para a tessitura desse trabalho, recorreu-se a produções de autores como Freire, Soares, Cosson e Braga, dentre outros. Constatou-se que o ensino dos códigos linguísticos pautado no letramento literário e digital propiciou aulas mais dinâmicas e atrativas. O “poeta-agricultor”, com sua poesia em linguagem regional e inteligível (ora crítica ora bem-humorada) e seu exemplo de vida, tornou-se uma referência para os discentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/99 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/99 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/99/83 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Literatura e Informática Educativa |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 2 (2018): Literatura, leitura e outras linguagens 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1789800884110098432 |