Intertextualidade como estratégia de impolidez em textos verbo-imagéticos
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/480 |
Resumo: | Com o intuito de investigar a realização de atos de impolidez mediante o uso da estratégia da intertextualidade em textos verbo-imagéticos, baseamo-nos nas discussões de Archer (2008), Culpeper (2011) e Fernandes (2022) sobre impolidez, de Carvalho (2018) sobre intertextualidade e de Kress e Van Leeuwen (2021) sobre multimodalidade. Na análise de 3 comentários verbo-imagéticos em resposta à webnotícia publicada pelo Estadão no seu próprio perfil do Twitter sobre o escândalo de corrupção no Ministério da Educação, encontramos estratégias indiretas de impolidez, com o uso da ironia, de processos intertextuais que frequentemente remetem a um conjunto de texto, isto é, alusões amplas. Verificamos ainda a utilização de recursos imagéticos das três metafunções propostas pela Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2021) a serviço das estratégias de intertextualidade e de impolidez, tanto com estruturas narrativas como conceituais, diferentes planos de enquadramento, modalidade e distribuição da informação no layout. |
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Intertextualidade como estratégia de impolidez em textos verbo-imagéticosCom o intuito de investigar a realização de atos de impolidez mediante o uso da estratégia da intertextualidade em textos verbo-imagéticos, baseamo-nos nas discussões de Archer (2008), Culpeper (2011) e Fernandes (2022) sobre impolidez, de Carvalho (2018) sobre intertextualidade e de Kress e Van Leeuwen (2021) sobre multimodalidade. Na análise de 3 comentários verbo-imagéticos em resposta à webnotícia publicada pelo Estadão no seu próprio perfil do Twitter sobre o escândalo de corrupção no Ministério da Educação, encontramos estratégias indiretas de impolidez, com o uso da ironia, de processos intertextuais que frequentemente remetem a um conjunto de texto, isto é, alusões amplas. Verificamos ainda a utilização de recursos imagéticos das três metafunções propostas pela Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2021) a serviço das estratégias de intertextualidade e de impolidez, tanto com estruturas narrativas como conceituais, diferentes planos de enquadramento, modalidade e distribuição da informação no layout.EDUESPI2023-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/480LETRAS EM REVISTA; v. 13 n. 01 (2022): Dossiê: Impolidez/descortesia e o discurso de ódio nas interações sociais públicas2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/480/223Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Jessica OliveiraCarvalho de Almeida, EduardoMagalhães Cavalcante, Mônica2023-03-04T23:31:13Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/480Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2023-03-04T23:31:13Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
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