PRÁTICAS PRETAGÓGICAS MOVIMENTANDO O CURRÍCULO ESCOLAR SISTEMATIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lúcia Maria da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Cláudia de Oliveira da, Silva, Samuel Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7099
Resumo: Este artigo apresenta algumas experiências pretagógicas que contribuíram com a prática de uma educação afrorreferenciada em escolas públicas cearenses. A educação sistematizada precisa estreitar vínculos com as comunidades para contribuir com o fortalecimento do afro pertencimento e cumprir com as disposições das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que garantem a valorização da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Para contribuir com essas reflexões e práticas, nos apropriamos do referencial teórico-metodológico da Pretagogia, que é uma pedagogia que valoriza as vozes dos sujeitos, as cosmopercepções afro, os conhecimentos ancestrais, através dos marcadores das africanidades e dos conhecimentos construídos por gerações. Embora esta proposta ainda esteja em tessitura, é importante sinalizar alguns resultados. Evidencia-se, então, a aproximação e o engajamento da escola com a comunidade, a valorização da história, memória e ancestralidade, bem como, o encantamento pela efetivação do currículo afrorreferenciado.
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