OS CURSOS DE PEDAGOGIA EM MATO GROSSO DO SUL E A RESOLUÇÃO 02/2019 DO CNE
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Data de Publicação: | 2024 |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6835 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um recorte inicial da pesquisa nacional selecionada pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados: Universal 2021 denominada “Os cursos de Pedagogia nas IES brasileiras: análises das dimensões teóricas científicas e prático-Organizacionais, diz respeito a aspectos referentes a reformulação dos cursos de Pedagogia em Mato Grosso do Sul, em atendimento a Resolução 02/2019 do CNE e os dilemas sobre suas finalidades formativas. A metodologia para a coleta de dados iniciou no site do e-MEC, com informações gerais sobre as universidades, análises dos PPCs, construindo tabelas com dados específicos, como: organização curricular, carga horária, componentes curriculares, concepção filosófica de pedagogia. Nesta pesquisa utilizou-se a Teacher Self-concept Evaluation Scale (TSCES) aplicado entre 22 de maio de 2023 a 5 de junho de 2023, via Google Formulários. Diz respeito a apreciação de 7 coordenadores das universidades públicas estadual e federal do estado de Mato Grosso do Sul-Brasil que oferecem o curso de licenciatura em Pedagogia. Selecionamos afirmações com ênfase nas questões pertinentes ao problema de pesquisa: o processo de reformulação do curso de pedagogia proposta pela Resolução 02/2019 do CNE. Como resultado preliminar, percebeu-se que consequentemente a indefinição e equívocos presentes na concepção de Pedagogia na Resolução 02/2019 do CNE em nada contribui para que futuros professores tenham sucesso na escola. O que temos como resultado é o reverberar nas salas de aula de professores que fazem belos discursos alienados enquanto as ações continuam as mesmas, emboloradas e engessadas. |
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OS CURSOS DE PEDAGOGIA EM MATO GROSSO DO SUL E A RESOLUÇÃO 02/2019 DO CNEFormação de professoresCurrículoPolíticas PúblicasPedagogiaEste trabalho apresenta um recorte inicial da pesquisa nacional selecionada pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados: Universal 2021 denominada “Os cursos de Pedagogia nas IES brasileiras: análises das dimensões teóricas científicas e prático-Organizacionais, diz respeito a aspectos referentes a reformulação dos cursos de Pedagogia em Mato Grosso do Sul, em atendimento a Resolução 02/2019 do CNE e os dilemas sobre suas finalidades formativas. A metodologia para a coleta de dados iniciou no site do e-MEC, com informações gerais sobre as universidades, análises dos PPCs, construindo tabelas com dados específicos, como: organização curricular, carga horária, componentes curriculares, concepção filosófica de pedagogia. Nesta pesquisa utilizou-se a Teacher Self-concept Evaluation Scale (TSCES) aplicado entre 22 de maio de 2023 a 5 de junho de 2023, via Google Formulários. Diz respeito a apreciação de 7 coordenadores das universidades públicas estadual e federal do estado de Mato Grosso do Sul-Brasil que oferecem o curso de licenciatura em Pedagogia. Selecionamos afirmações com ênfase nas questões pertinentes ao problema de pesquisa: o processo de reformulação do curso de pedagogia proposta pela Resolução 02/2019 do CNE. Como resultado preliminar, percebeu-se que consequentemente a indefinição e equívocos presentes na concepção de Pedagogia na Resolução 02/2019 do CNE em nada contribui para que futuros professores tenham sucesso na escola. O que temos como resultado é o reverberar nas salas de aula de professores que fazem belos discursos alienados enquanto as ações continuam as mesmas, emboloradas e engessadas.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/683510.29327/268346.8.18-14Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 262-279Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 262-279Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 262-2792526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6835/4488Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza , Maria Neusa Gonçalves Gomes Gomes, Rosana Carla GonçalvesAndrade, Luci Carlos de2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6835Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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