AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Letícia Mendonça Lopes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Catão, Deise Maria de Abreu, Silva, Raimunda Nonata Almeida da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1868
Resumo: Objetivamos identificar as concepções de professores e alunos, do 9º ano do ensino fundamental, quanto à avaliação da aprendizagem, considerando as particularidades desta etapa de ensino. Para tanto, analisamos essencialmente as concepções que envolvem a avaliação da aprendizagem (LUCKESI, 2006; HOFFMANN, 2008; COSTA, 2014). Logo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e aplicamos um questionário aos 12 sujeitos de pesquisa – seis professores e seis estudantes do 9º ano de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental em Tarauacá, Acre. Os resultados suscitaram que os sujeitos da pesquisa consideram a avaliação da aprendizagem como um instrumento norteador do trabalho dos professores e alunos. Concluímos que os resultados auxiliarão os momentos de formação continuada, promovidos aos docentes, o que possibilitará novos olhares à avaliação da aprendizagem, a ser vista como significativa ao desenvolvimento da aprendizagem e ao aprimoramento docente.
id UFAC-2_e474629532cc8b424e03171c6c47afac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1868
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALAvaliação da aprendizagem. Ensino Fundamental. Concepções.Objetivamos identificar as concepções de professores e alunos, do 9º ano do ensino fundamental, quanto à avaliação da aprendizagem, considerando as particularidades desta etapa de ensino. Para tanto, analisamos essencialmente as concepções que envolvem a avaliação da aprendizagem (LUCKESI, 2006; HOFFMANN, 2008; COSTA, 2014). Logo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e aplicamos um questionário aos 12 sujeitos de pesquisa – seis professores e seis estudantes do 9º ano de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental em Tarauacá, Acre. Os resultados suscitaram que os sujeitos da pesquisa consideram a avaliação da aprendizagem como um instrumento norteador do trabalho dos professores e alunos. Concluímos que os resultados auxiliarão os momentos de formação continuada, promovidos aos docentes, o que possibilitará novos olhares à avaliação da aprendizagem, a ser vista como significativa ao desenvolvimento da aprendizagem e ao aprimoramento docente.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1868Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 233-251Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 233-251Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 233-2512526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1868/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1868/1711Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Letícia Mendonça LopesCatão, Deise Maria de AbreuSilva, Raimunda Nonata Almeida da2018-07-11T23:05:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1868Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-11T23:05:44Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ribeiro, Letícia Mendonça Lopes
Avaliação da aprendizagem. Ensino Fundamental. Concepções.
title_short AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Ribeiro, Letícia Mendonça Lopes
author_facet Ribeiro, Letícia Mendonça Lopes
Catão, Deise Maria de Abreu
Silva, Raimunda Nonata Almeida da
author_role author
author2 Catão, Deise Maria de Abreu
Silva, Raimunda Nonata Almeida da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Letícia Mendonça Lopes
Catão, Deise Maria de Abreu
Silva, Raimunda Nonata Almeida da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem. Ensino Fundamental. Concepções.
topic Avaliação da aprendizagem. Ensino Fundamental. Concepções.
description Objetivamos identificar as concepções de professores e alunos, do 9º ano do ensino fundamental, quanto à avaliação da aprendizagem, considerando as particularidades desta etapa de ensino. Para tanto, analisamos essencialmente as concepções que envolvem a avaliação da aprendizagem (LUCKESI, 2006; HOFFMANN, 2008; COSTA, 2014). Logo, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e aplicamos um questionário aos 12 sujeitos de pesquisa – seis professores e seis estudantes do 9º ano de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental em Tarauacá, Acre. Os resultados suscitaram que os sujeitos da pesquisa consideram a avaliação da aprendizagem como um instrumento norteador do trabalho dos professores e alunos. Concluímos que os resultados auxiliarão os momentos de formação continuada, promovidos aos docentes, o que possibilitará novos olhares à avaliação da aprendizagem, a ser vista como significativa ao desenvolvimento da aprendizagem e ao aprimoramento docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1868
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1868/pdf
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1868/1711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 233-251
Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 233-251
Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 233-251
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1754639070896586752