Marx e a bolsa de valores: esboço de uma consideração introdutória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gustavo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/12996
Resumo: O presente escrito visa apresentar alguns pontos centrais da tese crítica de Marx acerca do capital especulativo. Apresentando alguns conceitos e explicações introdutórias acerca do capital especulativo desde o seu nascedouro, com ênfase na Bolsa de Valores/Sociedade por ações até o ponto fulcral da crise sob o ponto de vista de considerações marxianas, mostra-se aqui, na sequência, algumas das principais considerações de Marx acerca desse tema e, não obstante, se explicita aqui como o capital especulativo se estrutura através da emancipação da circulação enquanto capital fictício. Vale frisar que o presente escrito apresenta considerações introdutórias à tese marxiana acerca do capital especulativo/Bolsa de valores. O capital fictício, que passa a ter visibilidade a partir do capital especulativo, parece passar a gerir a totalidade do capital no interim do modo de produção capitalista, o mesmo não aparenta estabelecer relação direta com as formas de produção concretas que agregam valor ao capital, fantasmagoricamente sugerindo-se como se adviesse do nada, mesmo sendo algo, e não nada. Demonstra-se aqui que o capital fictício não somente é codependente da produção como, também, o mesmo é móbile de crises e cumpre aquela que é, segundo Marx, talvez a principal tendência do capital, a saber, a centralização da riqueza. Demonstrado isso, conclui-se que a natureza do capital é a crise e que o capital especulativo é um de seus principais móbiles desde a época da elaboração das considerações marxianas até o presente momento.
id UFAL-2_486b48e65d6eb94643494654a3463a81
oai_identifier_str oai:www.seer.ufal.br:article/12996
network_acronym_str UFAL-2
network_name_str Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling Marx e a bolsa de valores: esboço de uma consideração introdutóriaCapital Especulativo. Capital Fictício. Marx. Crises. Capitalismo.O presente escrito visa apresentar alguns pontos centrais da tese crítica de Marx acerca do capital especulativo. Apresentando alguns conceitos e explicações introdutórias acerca do capital especulativo desde o seu nascedouro, com ênfase na Bolsa de Valores/Sociedade por ações até o ponto fulcral da crise sob o ponto de vista de considerações marxianas, mostra-se aqui, na sequência, algumas das principais considerações de Marx acerca desse tema e, não obstante, se explicita aqui como o capital especulativo se estrutura através da emancipação da circulação enquanto capital fictício. Vale frisar que o presente escrito apresenta considerações introdutórias à tese marxiana acerca do capital especulativo/Bolsa de valores. O capital fictício, que passa a ter visibilidade a partir do capital especulativo, parece passar a gerir a totalidade do capital no interim do modo de produção capitalista, o mesmo não aparenta estabelecer relação direta com as formas de produção concretas que agregam valor ao capital, fantasmagoricamente sugerindo-se como se adviesse do nada, mesmo sendo algo, e não nada. Demonstra-se aqui que o capital fictício não somente é codependente da produção como, também, o mesmo é móbile de crises e cumpre aquela que é, segundo Marx, talvez a principal tendência do capital, a saber, a centralização da riqueza. Demonstrado isso, conclui-se que a natureza do capital é a crise e que o capital especulativo é um de seus principais móbiles desde a época da elaboração das considerações marxianas até o presente momento.Universidade Federal de Alagoas2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/1299610.28998/repd.v12i28.12996Revista Economia Política do Desenvolvimento; v. 12 n. 28 (2021): Edição Revista2594-598X1984-075610.28998/repd.v12i28reponame:Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALporhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/12996/9468Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Gustavo2022-03-17T12:14:09Zoai:www.seer.ufal.br:article/12996Revistahttps://www.seer.ufal.br/index.php/repdPUBhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/oairepd.cmeaufal@gmail.com2594-598X1984-0756opendoar:2022-03-17T12:14:09Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Marx e a bolsa de valores: esboço de uma consideração introdutória
title Marx e a bolsa de valores: esboço de uma consideração introdutória
spellingShingle Marx e a bolsa de valores: esboço de uma consideração introdutória
Ferreira, Gustavo
Capital Especulativo. Capital Fictício. Marx. Crises. Capitalismo.
title_short Marx e a bolsa de valores: esboço de uma consideração introdutória
title_full Marx e a bolsa de valores: esboço de uma consideração introdutória
title_fullStr Marx e a bolsa de valores: esboço de uma consideração introdutória
title_full_unstemmed Marx e a bolsa de valores: esboço de uma consideração introdutória
title_sort Marx e a bolsa de valores: esboço de uma consideração introdutória
author Ferreira, Gustavo
author_facet Ferreira, Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Capital Especulativo. Capital Fictício. Marx. Crises. Capitalismo.
topic Capital Especulativo. Capital Fictício. Marx. Crises. Capitalismo.
description O presente escrito visa apresentar alguns pontos centrais da tese crítica de Marx acerca do capital especulativo. Apresentando alguns conceitos e explicações introdutórias acerca do capital especulativo desde o seu nascedouro, com ênfase na Bolsa de Valores/Sociedade por ações até o ponto fulcral da crise sob o ponto de vista de considerações marxianas, mostra-se aqui, na sequência, algumas das principais considerações de Marx acerca desse tema e, não obstante, se explicita aqui como o capital especulativo se estrutura através da emancipação da circulação enquanto capital fictício. Vale frisar que o presente escrito apresenta considerações introdutórias à tese marxiana acerca do capital especulativo/Bolsa de valores. O capital fictício, que passa a ter visibilidade a partir do capital especulativo, parece passar a gerir a totalidade do capital no interim do modo de produção capitalista, o mesmo não aparenta estabelecer relação direta com as formas de produção concretas que agregam valor ao capital, fantasmagoricamente sugerindo-se como se adviesse do nada, mesmo sendo algo, e não nada. Demonstra-se aqui que o capital fictício não somente é codependente da produção como, também, o mesmo é móbile de crises e cumpre aquela que é, segundo Marx, talvez a principal tendência do capital, a saber, a centralização da riqueza. Demonstrado isso, conclui-se que a natureza do capital é a crise e que o capital especulativo é um de seus principais móbiles desde a época da elaboração das considerações marxianas até o presente momento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/12996
10.28998/repd.v12i28.12996
url https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/12996
identifier_str_mv 10.28998/repd.v12i28.12996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/12996/9468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia Política do Desenvolvimento; v. 12 n. 28 (2021): Edição Revista
2594-598X
1984-0756
10.28998/repd.v12i28
reponame:Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
collection Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv repd.cmeaufal@gmail.com
_version_ 1796797369021366272