o desenvolvimento e a natureza simbólica do progresso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASTOS, FERNANDO
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
Texto Completo: https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/86
Resumo: O desenvolvimento como expressão das mudanças sociais vem sendo objeto de atenção entre diversos estudiosos, particularmente quando a expansão do capitalismo tornou visões de mundo e modos de viver e conviver como categorias universais. A apropriação dessas idéias de progresso pelo capitalismo, após a revolução industrial, trouxe de sua gênese um sentido de senso comum, evidente por si mesmo, de conotação aparentemente clara, quase como um dogma que sustenta uma evolução, por isso tido como inquestionável. Esse “progresso” submetido às limitações do crescimento econômico deixa de representar um processo de mudança orientado por valores, tais quais: liberdade, dignidade, conhecimento e a justiça, para dar sentido apenas a acumulação de riqueza, independente de quem dela se apropria. As diferentes qualificações para o desenvolvimento, na procura de dar um sentido de progresso orientado por valores humanos, vem sendo objeto de preocupação nas últimas décadas, quando se torna evidente o caráter fantasioso dessa concepção reducionista de mudança.
id UFAL-2_6f1f356f2362f4fd386b5e16aaefeb02
oai_identifier_str oai:www.seer.ufal.br:article/86
network_acronym_str UFAL-2
network_name_str Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
repository_id_str
spelling o desenvolvimento e a natureza simbólica do progresso O desenvolvimento como expressão das mudanças sociais vem sendo objeto de atenção entre diversos estudiosos, particularmente quando a expansão do capitalismo tornou visões de mundo e modos de viver e conviver como categorias universais. A apropriação dessas idéias de progresso pelo capitalismo, após a revolução industrial, trouxe de sua gênese um sentido de senso comum, evidente por si mesmo, de conotação aparentemente clara, quase como um dogma que sustenta uma evolução, por isso tido como inquestionável. Esse “progresso” submetido às limitações do crescimento econômico deixa de representar um processo de mudança orientado por valores, tais quais: liberdade, dignidade, conhecimento e a justiça, para dar sentido apenas a acumulação de riqueza, independente de quem dela se apropria. As diferentes qualificações para o desenvolvimento, na procura de dar um sentido de progresso orientado por valores humanos, vem sendo objeto de preocupação nas últimas décadas, quando se torna evidente o caráter fantasioso dessa concepção reducionista de mudança.Universidade Federal de Alagoas2010-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/8610.28998/repd.v1i1.86Revista Economia Política do Desenvolvimento; v. 1 n. 1 (2008); 92594-598X1984-075610.28998/repd.v1i1reponame:Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALporhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/86/76Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTOinfo:eu-repo/semantics/openAccessBASTOS, FERNANDO2023-12-21T16:32:34Zoai:www.seer.ufal.br:article/86Revistahttps://www.seer.ufal.br/index.php/repdPUBhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/oairepd.cmeaufal@gmail.com2594-598X1984-0756opendoar:2023-12-21T16:32:34Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv o desenvolvimento e a natureza simbólica do progresso
title o desenvolvimento e a natureza simbólica do progresso
spellingShingle o desenvolvimento e a natureza simbólica do progresso
BASTOS, FERNANDO
title_short o desenvolvimento e a natureza simbólica do progresso
title_full o desenvolvimento e a natureza simbólica do progresso
title_fullStr o desenvolvimento e a natureza simbólica do progresso
title_full_unstemmed o desenvolvimento e a natureza simbólica do progresso
title_sort o desenvolvimento e a natureza simbólica do progresso
author BASTOS, FERNANDO
author_facet BASTOS, FERNANDO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BASTOS, FERNANDO
description O desenvolvimento como expressão das mudanças sociais vem sendo objeto de atenção entre diversos estudiosos, particularmente quando a expansão do capitalismo tornou visões de mundo e modos de viver e conviver como categorias universais. A apropriação dessas idéias de progresso pelo capitalismo, após a revolução industrial, trouxe de sua gênese um sentido de senso comum, evidente por si mesmo, de conotação aparentemente clara, quase como um dogma que sustenta uma evolução, por isso tido como inquestionável. Esse “progresso” submetido às limitações do crescimento econômico deixa de representar um processo de mudança orientado por valores, tais quais: liberdade, dignidade, conhecimento e a justiça, para dar sentido apenas a acumulação de riqueza, independente de quem dela se apropria. As diferentes qualificações para o desenvolvimento, na procura de dar um sentido de progresso orientado por valores humanos, vem sendo objeto de preocupação nas últimas décadas, quando se torna evidente o caráter fantasioso dessa concepção reducionista de mudança.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/86
10.28998/repd.v1i1.86
url https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/86
identifier_str_mv 10.28998/repd.v1i1.86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/86/76
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
dc.source.none.fl_str_mv Revista Economia Política do Desenvolvimento; v. 1 n. 1 (2008); 9
2594-598X
1984-0756
10.28998/repd.v1i1
reponame:Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
collection Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv repd.cmeaufal@gmail.com
_version_ 1796797368507564032