Composição nutricional do casco da Tartaruga-da-Amazônia Podocnemis expansa (Schwegger,1812)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Telles Lima
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1685
Resumo: O interesse na criação comercial da Tartaruga-da-Amazônia já vem desde os anos setenta, por se tratar de uma espécie silvestre e de grande procura para o consumo regional, e o principal avanço nesse sentido deu-se com a legislação específica para a criação e a comercialização deste quelônio (BRASIL, 1992; BRASIL, 1996). Desse modo, 10% dos filhotes produzidos em áreas naturais de desovas foram disponibilizados para a criação em cativeiro e a comercialização somente pode ser efetuada com animais a partir de 1,50 kg de peso vivo. Mas a escassez de informações científicas/tecnológicas sobre a tartaruga-da-amazônia dificulta seu cultivo em escala comercial para abastecer a demanda de sua carne, muito apreciada nos centros urbanos do Amazonas (LIMA, 1998). O casco da tartaruga-da-amazônia é um subproduto de abate até então não comestível, utilizado na fabricação de objetos e artesanatos. É formado pela fusão das costelas e coluna vertebral. Alguns autores o classificam como um tecido vivo, com função de defesa e estocagem de nutrientes durante períodos de adversidade, podendo ser o responsável pela longevidade da ordem Chelonia (ZANGERL, 1969). Considerando a importância da tartaruga-da-Amazônia como fonte alimentícia para as populações das Regiões Norte e Centro-Oeste brasileiras, o grande volume de subprodutos de abate da espécie descartado e a elevada carência nutricional das populações ribeirinhas, este trabalho pretende, avaliar quantitativamente a composição nutricional, do casco da P. expansa, com fins de utilização deste subproduto para ração animal.
id UFAM-1_56118c3840d64729d5a5b069cab9b78b
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1685
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Composição nutricional do casco da Tartaruga-da-Amazônia Podocnemis expansa (Schwegger,1812)Pescado de água doceCarapaça de quelônioCIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCAO interesse na criação comercial da Tartaruga-da-Amazônia já vem desde os anos setenta, por se tratar de uma espécie silvestre e de grande procura para o consumo regional, e o principal avanço nesse sentido deu-se com a legislação específica para a criação e a comercialização deste quelônio (BRASIL, 1992; BRASIL, 1996). Desse modo, 10% dos filhotes produzidos em áreas naturais de desovas foram disponibilizados para a criação em cativeiro e a comercialização somente pode ser efetuada com animais a partir de 1,50 kg de peso vivo. Mas a escassez de informações científicas/tecnológicas sobre a tartaruga-da-amazônia dificulta seu cultivo em escala comercial para abastecer a demanda de sua carne, muito apreciada nos centros urbanos do Amazonas (LIMA, 1998). O casco da tartaruga-da-amazônia é um subproduto de abate até então não comestível, utilizado na fabricação de objetos e artesanatos. É formado pela fusão das costelas e coluna vertebral. Alguns autores o classificam como um tecido vivo, com função de defesa e estocagem de nutrientes durante períodos de adversidade, podendo ser o responsável pela longevidade da ordem Chelonia (ZANGERL, 1969). Considerando a importância da tartaruga-da-Amazônia como fonte alimentícia para as populações das Regiões Norte e Centro-Oeste brasileiras, o grande volume de subprodutos de abate da espécie descartado e a elevada carência nutricional das populações ribeirinhas, este trabalho pretende, avaliar quantitativamente a composição nutricional, do casco da P. expansa, com fins de utilização deste subproduto para ração animal.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências PesqueirasFaculdade de Ciências AgráriasPrograma PIBIC 2009UFAMAntonio Jose Inhamuns da SilvaAline Telles Lima2016-09-23T14:58:12Z2016-09-23T14:58:12Z2010-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1685application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T19:18:24Zoai:localhost:prefix/1685Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T19:18:24Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição nutricional do casco da Tartaruga-da-Amazônia Podocnemis expansa (Schwegger,1812)
title Composição nutricional do casco da Tartaruga-da-Amazônia Podocnemis expansa (Schwegger,1812)
spellingShingle Composição nutricional do casco da Tartaruga-da-Amazônia Podocnemis expansa (Schwegger,1812)
Aline Telles Lima
Pescado de água doce
Carapaça de quelônio
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA
title_short Composição nutricional do casco da Tartaruga-da-Amazônia Podocnemis expansa (Schwegger,1812)
title_full Composição nutricional do casco da Tartaruga-da-Amazônia Podocnemis expansa (Schwegger,1812)
title_fullStr Composição nutricional do casco da Tartaruga-da-Amazônia Podocnemis expansa (Schwegger,1812)
title_full_unstemmed Composição nutricional do casco da Tartaruga-da-Amazônia Podocnemis expansa (Schwegger,1812)
title_sort Composição nutricional do casco da Tartaruga-da-Amazônia Podocnemis expansa (Schwegger,1812)
author Aline Telles Lima
author_facet Aline Telles Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antonio Jose Inhamuns da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Telles Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Pescado de água doce
Carapaça de quelônio
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA
topic Pescado de água doce
Carapaça de quelônio
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA
description O interesse na criação comercial da Tartaruga-da-Amazônia já vem desde os anos setenta, por se tratar de uma espécie silvestre e de grande procura para o consumo regional, e o principal avanço nesse sentido deu-se com a legislação específica para a criação e a comercialização deste quelônio (BRASIL, 1992; BRASIL, 1996). Desse modo, 10% dos filhotes produzidos em áreas naturais de desovas foram disponibilizados para a criação em cativeiro e a comercialização somente pode ser efetuada com animais a partir de 1,50 kg de peso vivo. Mas a escassez de informações científicas/tecnológicas sobre a tartaruga-da-amazônia dificulta seu cultivo em escala comercial para abastecer a demanda de sua carne, muito apreciada nos centros urbanos do Amazonas (LIMA, 1998). O casco da tartaruga-da-amazônia é um subproduto de abate até então não comestível, utilizado na fabricação de objetos e artesanatos. É formado pela fusão das costelas e coluna vertebral. Alguns autores o classificam como um tecido vivo, com função de defesa e estocagem de nutrientes durante períodos de adversidade, podendo ser o responsável pela longevidade da ordem Chelonia (ZANGERL, 1969). Considerando a importância da tartaruga-da-Amazônia como fonte alimentícia para as populações das Regiões Norte e Centro-Oeste brasileiras, o grande volume de subprodutos de abate da espécie descartado e a elevada carência nutricional das populações ribeirinhas, este trabalho pretende, avaliar quantitativamente a composição nutricional, do casco da P. expansa, com fins de utilização deste subproduto para ração animal.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-29
2016-09-23T14:58:12Z
2016-09-23T14:58:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1685
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
Programa PIBIC 2009
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Pesqueiras
Faculdade de Ciências Agrárias
Programa PIBIC 2009
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061043395592192