Dor em membros inferiores em Agentes Comunitários de Saúde no Município de Coari, Amazonas

Bibliographic Details
Main Author: Juliberta Alves de Macedo
Publication Date: 2016
Format: Report
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFAM
Download full: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5324
Summary: Introdução: A dor nos membros inferiores é reconhecida como um importante problema de saúde pública, sobretudo pela alta prevalência e por ocasionar afastamento do trabalho, que gera impacto pessoal, social e econômico, além de elevar os custos com a saúde e com a previdência social (D SOUZA et al., 2005). Nas extremidades inferiores, este sintoma pode ser oriundo de desordens nos sistemas musculoesquelético e ou venos. Objetivo: Identificar a prevalência distúrbios musculoesqueléticos nos membros superiores em professores da rede municipal de ensino de Coari, Amazonas. Métodos: Será realizado um estudo descritivo e a população de elegível será formada por 257 professores da rede municipal de Coari no Amazonas. O instrumento utilizado para a coleta de dados será um questionário adaptado que contém informações sobre medidas antropométricas, dados sociodemográficos; conteúdo do trabalho, atividades domésticas; atividades físicas, condutas de compensação, sintomas musculoesqueléticos e outras informações. Os sintomas musculoesqueléticos serão coletados por meio do Nordic Musculosqueletal Questionnaire (NMQ) (Kuorinka et al., 1987), o qual estabelece a ocorrência de dor e/ou desconforto, sua severidade, duração e frequência nos 12 meses que antecederam a entrevista. Os membros inferiores e os seus segmentos anatômicos serão as regiões anatômicas investigadas. Para atender aos objetivos desta pesquisa será considerado como caso: dor em uma ou mais segmentos dos membros inferiores, nos últimos 12 meses. O Sintoma doloroso deve ter duração de mais de uma semana ou frequência mínima mensal, não deve ser precedida de trauma, mas acompanhada de pelo menos um dos seguintes sinais: escore de dor ≥ 3 (0 = sem dor e 5 = dor insuportável); busca de atenção médica para o problema; ausência ao trabalho e mudança no trabalho relacionada a saúde.
id UFAM-1_6149542747d44d1c96979c6aeee6d95a
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5324
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Dor em membros inferiores em Agentes Comunitários de Saúde no Município de Coari, AmazonasDor musculoesqueléticaACSSaúde do TrabalhadorCIÊNCIAS DA SAÚDE: SAÚDE COLETIVAIntrodução: A dor nos membros inferiores é reconhecida como um importante problema de saúde pública, sobretudo pela alta prevalência e por ocasionar afastamento do trabalho, que gera impacto pessoal, social e econômico, além de elevar os custos com a saúde e com a previdência social (D SOUZA et al., 2005). Nas extremidades inferiores, este sintoma pode ser oriundo de desordens nos sistemas musculoesquelético e ou venos. Objetivo: Identificar a prevalência distúrbios musculoesqueléticos nos membros superiores em professores da rede municipal de ensino de Coari, Amazonas. Métodos: Será realizado um estudo descritivo e a população de elegível será formada por 257 professores da rede municipal de Coari no Amazonas. O instrumento utilizado para a coleta de dados será um questionário adaptado que contém informações sobre medidas antropométricas, dados sociodemográficos; conteúdo do trabalho, atividades domésticas; atividades físicas, condutas de compensação, sintomas musculoesqueléticos e outras informações. Os sintomas musculoesqueléticos serão coletados por meio do Nordic Musculosqueletal Questionnaire (NMQ) (Kuorinka et al., 1987), o qual estabelece a ocorrência de dor e/ou desconforto, sua severidade, duração e frequência nos 12 meses que antecederam a entrevista. Os membros inferiores e os seus segmentos anatômicos serão as regiões anatômicas investigadas. Para atender aos objetivos desta pesquisa será considerado como caso: dor em uma ou mais segmentos dos membros inferiores, nos últimos 12 meses. O Sintoma doloroso deve ter duração de mais de uma semana ou frequência mínima mensal, não deve ser precedida de trauma, mas acompanhada de pelo menos um dos seguintes sinais: escore de dor ≥ 3 (0 = sem dor e 5 = dor insuportável); busca de atenção médica para o problema; ausência ao trabalho e mudança no trabalho relacionada a saúde.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)PROGRAMA PIBIC 2015UFAMCléber Araújo GomesDaiane Nascimento de Castrohttp://lattes.cnpq.br/9008527204902381Juliberta Alves de Macedo2017-05-29T18:47:21Z2017-05-29T18:47:21Z2016-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5324application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-29T23:36:20Zoai:localhost:prefix/5324Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-29T23:36:20Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Dor em membros inferiores em Agentes Comunitários de Saúde no Município de Coari, Amazonas
title Dor em membros inferiores em Agentes Comunitários de Saúde no Município de Coari, Amazonas
spellingShingle Dor em membros inferiores em Agentes Comunitários de Saúde no Município de Coari, Amazonas
Juliberta Alves de Macedo
Dor musculoesquelética
ACS
Saúde do Trabalhador
CIÊNCIAS DA SAÚDE: SAÚDE COLETIVA
title_short Dor em membros inferiores em Agentes Comunitários de Saúde no Município de Coari, Amazonas
title_full Dor em membros inferiores em Agentes Comunitários de Saúde no Município de Coari, Amazonas
title_fullStr Dor em membros inferiores em Agentes Comunitários de Saúde no Município de Coari, Amazonas
title_full_unstemmed Dor em membros inferiores em Agentes Comunitários de Saúde no Município de Coari, Amazonas
title_sort Dor em membros inferiores em Agentes Comunitários de Saúde no Município de Coari, Amazonas
author Juliberta Alves de Macedo
author_facet Juliberta Alves de Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cléber Araújo Gomes
Daiane Nascimento de Castro
http://lattes.cnpq.br/9008527204902381
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliberta Alves de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Dor musculoesquelética
ACS
Saúde do Trabalhador
CIÊNCIAS DA SAÚDE: SAÚDE COLETIVA
topic Dor musculoesquelética
ACS
Saúde do Trabalhador
CIÊNCIAS DA SAÚDE: SAÚDE COLETIVA
description Introdução: A dor nos membros inferiores é reconhecida como um importante problema de saúde pública, sobretudo pela alta prevalência e por ocasionar afastamento do trabalho, que gera impacto pessoal, social e econômico, além de elevar os custos com a saúde e com a previdência social (D SOUZA et al., 2005). Nas extremidades inferiores, este sintoma pode ser oriundo de desordens nos sistemas musculoesquelético e ou venos. Objetivo: Identificar a prevalência distúrbios musculoesqueléticos nos membros superiores em professores da rede municipal de ensino de Coari, Amazonas. Métodos: Será realizado um estudo descritivo e a população de elegível será formada por 257 professores da rede municipal de Coari no Amazonas. O instrumento utilizado para a coleta de dados será um questionário adaptado que contém informações sobre medidas antropométricas, dados sociodemográficos; conteúdo do trabalho, atividades domésticas; atividades físicas, condutas de compensação, sintomas musculoesqueléticos e outras informações. Os sintomas musculoesqueléticos serão coletados por meio do Nordic Musculosqueletal Questionnaire (NMQ) (Kuorinka et al., 1987), o qual estabelece a ocorrência de dor e/ou desconforto, sua severidade, duração e frequência nos 12 meses que antecederam a entrevista. Os membros inferiores e os seus segmentos anatômicos serão as regiões anatômicas investigadas. Para atender aos objetivos desta pesquisa será considerado como caso: dor em uma ou mais segmentos dos membros inferiores, nos últimos 12 meses. O Sintoma doloroso deve ter duração de mais de uma semana ou frequência mínima mensal, não deve ser precedida de trauma, mas acompanhada de pelo menos um dos seguintes sinais: escore de dor ≥ 3 (0 = sem dor e 5 = dor insuportável); busca de atenção médica para o problema; ausência ao trabalho e mudança no trabalho relacionada a saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
2017-05-29T18:47:21Z
2017-05-29T18:47:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5324
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)
PROGRAMA PIBIC 2015
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061053365452800