A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4141 |
Resumo: | A música é uma linguagem muito ampla capaz de despertar diferentes sentimentos, sensações e emoções no ser humano. É um instrumento bastante eficaz para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio e da auto-estima, além de poderoso meio de integração social. No contexto educacional, a música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de diferentes habilidades, pois mantém contato próximo com as demais linguagens. Neste sentido, este trabalho tem como proposta pesquisar a música na educação inclusiva, levando em consideração sua importância na sociedade e o momento atual em que se discute o processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. A educação musical vem apresentando, através de diversas publicações, a diversidade do conhecimento musical, tanto no aspecto qualitativo como quantitativo. Percebemos publicações de dissertações, teses, artigos em diversas revistas e as associações científicas demonstrando que a pesquisa em educação musical vem crescendo muito nos últimos anos. Entendendo a contribuição da música na sociedade e o momento atual em que se discute a educação especial no Brasil, buscamos com este projeto levantar a produção científica em educação musical na última década, identificando as publicações referentes as pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes. Pretende-se também conhecer os referenciais teóricos sobre a música com pessoas com deficiência e os autores que trabalham neste contexto nos dando subsídios para futuras pesquisas envolvendo esta temática. |
id |
UFAM-1_65fced0bab84fbcc0fb09a3e69212878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/4141 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal CapesProdução científicaEducação EspecialPortal CapesCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIALA música é uma linguagem muito ampla capaz de despertar diferentes sentimentos, sensações e emoções no ser humano. É um instrumento bastante eficaz para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio e da auto-estima, além de poderoso meio de integração social. No contexto educacional, a música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de diferentes habilidades, pois mantém contato próximo com as demais linguagens. Neste sentido, este trabalho tem como proposta pesquisar a música na educação inclusiva, levando em consideração sua importância na sociedade e o momento atual em que se discute o processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. A educação musical vem apresentando, através de diversas publicações, a diversidade do conhecimento musical, tanto no aspecto qualitativo como quantitativo. Percebemos publicações de dissertações, teses, artigos em diversas revistas e as associações científicas demonstrando que a pesquisa em educação musical vem crescendo muito nos últimos anos. Entendendo a contribuição da música na sociedade e o momento atual em que se discute a educação especial no Brasil, buscamos com este projeto levantar a produção científica em educação musical na última década, identificando as publicações referentes as pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes. Pretende-se também conhecer os referenciais teóricos sobre a música com pessoas com deficiência e os autores que trabalham neste contexto nos dando subsídios para futuras pesquisas envolvendo esta temática.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilTeorias e FundamentosFaculdade de EducaçãoPROGRAMA PIBIC 2013UFAMMaria Almerinda de Souza MatosAxon Moreira Miranda2016-09-23T15:41:00Z2016-09-23T15:41:00Z2014-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4141application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T20:25:24Zoai:localhost:prefix/4141Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T20:25:24Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes |
title |
A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes |
spellingShingle |
A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes Axon Moreira Miranda Produção científica Educação Especial Portal Capes CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_short |
A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes |
title_full |
A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes |
title_fullStr |
A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes |
title_full_unstemmed |
A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes |
title_sort |
A produção científica em música na última década: análise das publicações referentes às pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes |
author |
Axon Moreira Miranda |
author_facet |
Axon Moreira Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maria Almerinda de Souza Matos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Axon Moreira Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção científica Educação Especial Portal Capes CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL |
topic |
Produção científica Educação Especial Portal Capes CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO ESPECIAL |
description |
A música é uma linguagem muito ampla capaz de despertar diferentes sentimentos, sensações e emoções no ser humano. É um instrumento bastante eficaz para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio e da auto-estima, além de poderoso meio de integração social. No contexto educacional, a música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de diferentes habilidades, pois mantém contato próximo com as demais linguagens. Neste sentido, este trabalho tem como proposta pesquisar a música na educação inclusiva, levando em consideração sua importância na sociedade e o momento atual em que se discute o processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. A educação musical vem apresentando, através de diversas publicações, a diversidade do conhecimento musical, tanto no aspecto qualitativo como quantitativo. Percebemos publicações de dissertações, teses, artigos em diversas revistas e as associações científicas demonstrando que a pesquisa em educação musical vem crescendo muito nos últimos anos. Entendendo a contribuição da música na sociedade e o momento atual em que se discute a educação especial no Brasil, buscamos com este projeto levantar a produção científica em educação musical na última década, identificando as publicações referentes as pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista no portal Capes. Pretende-se também conhecer os referenciais teóricos sobre a música com pessoas com deficiência e os autores que trabalham neste contexto nos dando subsídios para futuras pesquisas envolvendo esta temática. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-31 2016-09-23T15:41:00Z 2016-09-23T15:41:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4141 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061050540589056 |