Efeitos da salinidade sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Potamotrygonidae: Elasmobranchii)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thaís de Almeida Corrêa Nogueira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2047
Resumo: As arraias de água doce que evoluíram de ancestrais marinhos vivem em habitats estenohalinos nas grandes bacias hidrográficas sul-americanas com salinidade <3 psu. Por isso, o presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da exposição à salinidade sobre os parâmetros osmorregulatórios de Potamotrygon motoro. As arraias serão coletadas nas praias e igapós do Rio Negro, no município de Barcelos, Amazonas. Os animais serão aclimatizados na água do próprio local, após isso serão divididos em grupo controle (0 psu água do próprio Rio Negro) e grupo experimental (sal marinho Red Sea Coral Pro-Salt. com salinidade 10 psu). A salinidade será aumentada gradualmente até atingir o limite de 10 psu. Após 24 horas de aclimatação, os animais serão mantidos por 48 horas. Após este período, as concentrações dos eletrólitos (Na+, Cl-, K+ e Ca++), uréia e a osmolalidade do plasma serão determinados. A atividade da enzima Na+/K+-ATPase (NKA) e H+-ATPase será analisada nas brânquias e nos rins dos animais expostos à salinidade e nos animais mantidos na própria água do Rio Negro. Espera-se com isso, avaliar quais processos osmorregulatórios desses animais são afetados e/ou modificados quando os mesmos forem submetidos em ambientes altamente hipertônicos em relação aos seus habitats preferenciais, e através destes efeitos e/ou respostas compreender a história evolucionária da tolerância dos potamotrigonídeos ao ambiente de água doce.
id UFAM-1_8c2783969eb9237d56f30ea475f3dacd
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2047
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Efeitos da salinidade sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Potamotrygonidae: Elasmobranchii)OsmorregulaçãoPotamotrygon motoroSalinidadeCIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIAAs arraias de água doce que evoluíram de ancestrais marinhos vivem em habitats estenohalinos nas grandes bacias hidrográficas sul-americanas com salinidade <3 psu. Por isso, o presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da exposição à salinidade sobre os parâmetros osmorregulatórios de Potamotrygon motoro. As arraias serão coletadas nas praias e igapós do Rio Negro, no município de Barcelos, Amazonas. Os animais serão aclimatizados na água do próprio local, após isso serão divididos em grupo controle (0 psu água do próprio Rio Negro) e grupo experimental (sal marinho Red Sea Coral Pro-Salt. com salinidade 10 psu). A salinidade será aumentada gradualmente até atingir o limite de 10 psu. Após 24 horas de aclimatação, os animais serão mantidos por 48 horas. Após este período, as concentrações dos eletrólitos (Na+, Cl-, K+ e Ca++), uréia e a osmolalidade do plasma serão determinados. A atividade da enzima Na+/K+-ATPase (NKA) e H+-ATPase será analisada nas brânquias e nos rins dos animais expostos à salinidade e nos animais mantidos na própria água do Rio Negro. Espera-se com isso, avaliar quais processos osmorregulatórios desses animais são afetados e/ou modificados quando os mesmos forem submetidos em ambientes altamente hipertônicos em relação aos seus habitats preferenciais, e através destes efeitos e/ou respostas compreender a história evolucionária da tolerância dos potamotrigonídeos ao ambiente de água doce.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilCiências MorfológicaInstituto de Ciências BiológicasPROGRAMA PIBIC 2010UFAMWallice Luiz Paxiúba DuncanCamila Goncharov de SouzaSandrelly Oliveira InomataThaís de Almeida Corrêa Nogueira2016-09-23T15:11:55Z2016-09-23T15:11:55Z2011-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2047application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T14:44:33Zoai:localhost:prefix/2047Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T14:44:33Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da salinidade sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Potamotrygonidae: Elasmobranchii)
title Efeitos da salinidade sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Potamotrygonidae: Elasmobranchii)
spellingShingle Efeitos da salinidade sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Potamotrygonidae: Elasmobranchii)
Thaís de Almeida Corrêa Nogueira
Osmorregulação
Potamotrygon motoro
Salinidade
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
title_short Efeitos da salinidade sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Potamotrygonidae: Elasmobranchii)
title_full Efeitos da salinidade sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Potamotrygonidae: Elasmobranchii)
title_fullStr Efeitos da salinidade sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Potamotrygonidae: Elasmobranchii)
title_full_unstemmed Efeitos da salinidade sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Potamotrygonidae: Elasmobranchii)
title_sort Efeitos da salinidade sobre a osmorregulação da arraia cururu, Potamotrygon sp. (Potamotrygonidae: Elasmobranchii)
author Thaís de Almeida Corrêa Nogueira
author_facet Thaís de Almeida Corrêa Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wallice Luiz Paxiúba Duncan
Camila Goncharov de Souza
Sandrelly Oliveira Inomata
dc.contributor.author.fl_str_mv Thaís de Almeida Corrêa Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Osmorregulação
Potamotrygon motoro
Salinidade
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
topic Osmorregulação
Potamotrygon motoro
Salinidade
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: FISIOLOGIA
description As arraias de água doce que evoluíram de ancestrais marinhos vivem em habitats estenohalinos nas grandes bacias hidrográficas sul-americanas com salinidade <3 psu. Por isso, o presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da exposição à salinidade sobre os parâmetros osmorregulatórios de Potamotrygon motoro. As arraias serão coletadas nas praias e igapós do Rio Negro, no município de Barcelos, Amazonas. Os animais serão aclimatizados na água do próprio local, após isso serão divididos em grupo controle (0 psu água do próprio Rio Negro) e grupo experimental (sal marinho Red Sea Coral Pro-Salt. com salinidade 10 psu). A salinidade será aumentada gradualmente até atingir o limite de 10 psu. Após 24 horas de aclimatação, os animais serão mantidos por 48 horas. Após este período, as concentrações dos eletrólitos (Na+, Cl-, K+ e Ca++), uréia e a osmolalidade do plasma serão determinados. A atividade da enzima Na+/K+-ATPase (NKA) e H+-ATPase será analisada nas brânquias e nos rins dos animais expostos à salinidade e nos animais mantidos na própria água do Rio Negro. Espera-se com isso, avaliar quais processos osmorregulatórios desses animais são afetados e/ou modificados quando os mesmos forem submetidos em ambientes altamente hipertônicos em relação aos seus habitats preferenciais, e através destes efeitos e/ou respostas compreender a história evolucionária da tolerância dos potamotrigonídeos ao ambiente de água doce.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-01
2016-09-23T15:11:55Z
2016-09-23T15:11:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2047
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Ciências Morfológica
Instituto de Ciências Biológicas
PROGRAMA PIBIC 2010
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061044439973888