Ôkami e mitologia japonesa - associação dos personagens do jogo com elementos da mitologia e do folclore japonês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Camila Carvalho dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5838
Resumo: The present work deals about Ōkami - a game available on several video game platforms - and aims to analyze the similarities and differences among its characters and those of mythology, as well as some Japanese folk tales. To do this, was investigated the mythology and folklore of Japan and the way in which game characters are constructed. In addition to the theoretical references on these themes, Krawczyk and Novak (2006) categorization was used, which classify the characters according to the archetypes of characters in video games, together with Joseph Campbell's (2007) monomyth theory, where the hero of myths and tales traces a circular route of departure and returns to his society. Through a comparative analysis among the ten characters selected for the research, the study identified the use of various aspects of mythological narratives, not limited to the evident ones like the proper names of the characters. It was also possible to investigate the use of folkloric narratives, as well as the identification of some original characters of the game - thus classified as there are no characteristic elements strong enough to demonstrate their connection with traditional narratives. Among the distinctions, it was observed that the studio responsible for the game development chose to adapt several aspects that characterize the original narratives to the fruitive reality of the player, aiming at a better gameplay.
id UFAM-1_b1a88d1ba9c1c362f0a4b71baaab16da
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/5838
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Ôkami e mitologia japonesa - associação dos personagens do jogo com elementos da mitologia e do folclore japonêsŌkamiPersonagemMitologia JaponesaVideogameMonomitoLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESMitologia japonesaJogos japonesesJogos de videogameNarrativas mitológicasThe present work deals about Ōkami - a game available on several video game platforms - and aims to analyze the similarities and differences among its characters and those of mythology, as well as some Japanese folk tales. To do this, was investigated the mythology and folklore of Japan and the way in which game characters are constructed. In addition to the theoretical references on these themes, Krawczyk and Novak (2006) categorization was used, which classify the characters according to the archetypes of characters in video games, together with Joseph Campbell's (2007) monomyth theory, where the hero of myths and tales traces a circular route of departure and returns to his society. Through a comparative analysis among the ten characters selected for the research, the study identified the use of various aspects of mythological narratives, not limited to the evident ones like the proper names of the characters. It was also possible to investigate the use of folkloric narratives, as well as the identification of some original characters of the game - thus classified as there are no characteristic elements strong enough to demonstrate their connection with traditional narratives. Among the distinctions, it was observed that the studio responsible for the game development chose to adapt several aspects that characterize the original narratives to the fruitive reality of the player, aiming at a better gameplay.O presente trabalho trata de Ōkami - um jogo disponível em diversas plataformas de videogame - e tem como objetivo a análise das semelhanças e das diferenças entre os personagens deste com os da mitologia, bem como alguns contos folclóricos japoneses. Para isso, investigou-se a mitologia e o folclore do Japão e a maneira como os personagens de jogos são construídos. Além dos referenciais teóricos sobre esses temas, utilizou-se a categorização de Krawczyk e Novak (2006) que classificam os personagens conforme os arquétipos de personagens dos jogos de videogame, juntamente com a teoria do monomito de Joseph Campbell (2007), onde o herói dos mitos e contos traça um percurso circular de saída e volta à sua sociedade. Através de uma análise comparativa entre os dez personagens selecionados para a pesquisa, o estudo identificou o aproveitamento de vários aspectos das narrativas mitológicas, não se limitando aos aparentes como os nomes próprios dos personagens. Pôde-se averiguar também a utilização de narrativas folclóricas, bem como a identificação de alguns personagens originais do jogo - assim classificados por não haver elementos característicos suficientemente fortes para demonstrar sua ligação com as narrativas tradicionais. Dentre as distinções foi observado que o estúdio responsável pelo desenvolvimento do jogo optou por adaptar vários aspectos caracterizadores das narrativas de origem para a realidade fruitiva do jogador visando a uma melhor jogabilidade.3Poderia ter um aplicativo para fazermos isso e ter melhores explicações do que digitarNãoBrasilFaculdade de LetrasManaus/AMLetras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - ManausSambuichi, Ernesto Atsushihttp://lattes.cnpq.br/9866764795865633Tanaka, Rodrygo Yoshiyukihttp://lattes.cnpq.br/5476207767373512Ferreira, Cacio Joséhttp://lattes.cnpq.br/1928500395861445http://orcid.org/0000-0003-0009-226XGestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA)Anjos, Camila Carvalho dos2020-12-25T00:37:01Z2020-12-232020-12-25T00:37:01Z2020-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5838porABREU, Thiago Cosme de. Taketori Monogatari: a obra e o discurso (pretensamente) amoroso. 2016. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Japonesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/D.8.2016.tde-09052016-125013. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-09052016-125013/pt-br.php>. Acesso em: 17 de outubro de 2020. ANESAKI, Masaharu. Mitología Japonesa: Leyendas, Mitos y Folclore Del Japón Antiguo. Tradução de Miguel Mancera. Tokyo: Editorial Amazonia, 2015. Disponível em: <https://www.pdfdrive.com/mitolog%C3%Ada-japonesa-e50204482.html>. Acesso em 20 de agosto de 2019. ANTONI, Klaus. Momotarô (The Peach Boy) and the Spirit of Japan: Concerning the Function of a Fairy Tale in Japanese Nationalism of Early Shôwa Age. Asian Folklore Studies, [s. l.], v. 50, p. 155-188, Janeiro 1991. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/270376519_Momotaro_The_Peach_Boy_and_the_ Spirit_of_Japan_Concerning_the_Function_of_a_Fairy_Tale_in_Japanese_Nationalism_of_th e_Early_Showa_Age_In_Asian_Folklore_Studies_vol_50_1991_155-188>. Acesso em: 29 outubro de 2020. ASTON, William George. Nihongi: Chronicles of Japan from the Earliest Times to A.D. 697. Londres: Kegan Paul, Trench, Trubner & C., Limited., 1896. Disponível em: <https://archive.org/details//page/n10/mode/2up>. Acesso em: 20 de outubro de 2020. BATCHELOR, John. The Ainu and Their Folklore. London: The Religious Tract Society, 1901. Disponivel em: <https://archive.org/stream/ainuandtheirfol00batcgoog#page/n14/mode/ 2up/search/round>. Acesso em: 2 de outubro de 2019. BRADY GAMES. Okami Official Strategy Guide (inglês). Setembro de 2006. Disponível em: < https://epdf.pub/ O kami -official-strategy-guide-official-strategy-guidesbradygames.html>. Acesso em: 12 de outubro de 2019. BRUNEL, Pierre. Dicionário de Mitos Literários. 2.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. CAMARGO, Ana Paula de Souza. Japão: a peculiaridade de sua cultura, arte e moda. Orientador: Afonso Celso Carvalho Rodrigues. 2013. 87 p. Monografia (Especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte) - Faculdade de Arte, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. Disponível em: <https://www.ufjf.br/posmoda/files/2013/05/monografiarevisadaAPSC.pdf>. Acesso em: 29 outubro de 2020. CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Editora Pensamento, 2007.CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990. Disponível em: <http://gepai.yolasite.com/resources/joseph_campbell_ %20o_poder_do_mito.pdf>. Acesso em: 30 de outubro de 2020. CAMPBELL, Joseph. Transformações do Mito Através do Tempo. Tradução de Heloysa de Lima. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 2015. CANDIDO, Antônio; et al. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 13.ed, 2014. CAPCOM. Okami – Official website. Disponível em: <http://www.capcom.co.jp/o-kami/ps2/ main.html>. Acesso em: 15 de outubro de 2019. CAPCOM. Okami: Official Complete Works. Udon, 2008. CHAMBERLAIN, Basil Hall. Translations of “Kojiki”. 2.ed. Tokyo, 1932. Disponível em: <https://www.univie.ac.at/rel_jap/k/images/2/2c/Kojiki_Chamberlain.pdf>. Acesso em: 20 de outubro de 2019. EBERT, Vagner. IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE LITERATURA E INFORMÁTICA, 2016, UFP. O JOGO DO HERÓI: A JORNADA DO HERÓI EM ASSASSIN’S CREED. Passo Fundo: UFP, 2016. Tema: Literatura e internet: arte digital, escola experimental. Disponível em: < https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/simposiolitinf/artigos/Vagner%2520Ebert.pdf >. Acesso em: 4 janeiro de 2020. EDWARDS, Walter. Mirrors on Ancient Yamato: The Kurozuka Kofun Discovery and Question of Yamatai. Monumenta Nipponica, v. 54, n. 1, p. 75-110, 1999. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/2668274>. Acesso em: 8 de novembro de 2020. ELIADE, Mircea. Aspectos do Mito. Tradução de Manuela Torres. Portugal: editora 70 edições, 1963. ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. Tradução de Pola Civelli. 6.ed. São Paulo: editora Perspectiva S.A, 2013. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992. 109 p. Disponível em: <https://gepai.yolasite.com/resources/O%20Sagrado%20E%20O%20Profano %20-%20Mircea%20Eliade.pdf>. Acesso em: 8 novembro de 2020. FALERO, Alfonso. La mitología como fuente del imaginario japonés: leyenda y arquetipos culturales. In: M. Fernández, J. Martínez, P. Garcés y L. Terrón (Eds.), Mitologías del imaginario japonés. Soria: Diputación Provincial de Soria, 2007. Disponível em: <https://gredos.usal.es/bitstream/handle/10366/122069/La%20mitologia%20como %20fuente%20del%20imaginario%20japones%20_2005_.pdf >. Acesso em: 26 de junho de 2020. FERGUSON, Ian Stuart. The evolution of a legend: a comparison of the character of tamamo no mae portrayed in muromachi period otogizōshi and in the late-edo vendetta tale, ito guruma kyūbi no kitsune (the spinning wheel and the nine-tailed fox). 2012. 65 f. Tese (Mestre em Artes) - Departamento de Línguas e Civilizações Asiáticas, Universidade de Colorado,Hawaii, 2007. Disponível em: <https://scholar.colorado.edu/concern/graduate_thesis_or_dissertations/s1784k99j>. Acesso em: 26 set. 2020. FERRER, Marc Lovet. Representation of Japan by the video game industry: the case of Ôkami from a Japanophile perspective. Dissertação (mestrado em Internet e Estudo sobre jogos) – University of Tampere, 2017. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/74af/ ec127de9e1e5842353722b444815ccf846c3.pdf>. Acesso em: 13 de outubro de 2019. FLUIXÁ, Ángel García. Cuentos y Leyendas Japoneses. Epublibre: [s. n.], 1982. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.kasalpopular.net/wpcontent/uploads/2016/09/ cylj.pdf&ved=2ahUKEwjg4f_l9drsAhVjK7kGHcoUBcUQFjAAegQIAhAB&usg=AOvVaw0 -UxwVOv7hOwNnclAMYnw0>. Acesso em: 17 outubro de 2020. FOSTER, Michael Dylan. Pandemonium and Parade: Japanese Monsters and the Culture of Yōkai. University of California Press, 2009. GASI, Flávia. A poética Imaginária do Videogame: as passagens e as traduções do imaginário e dos mitos gregos no processo de criação de jogos digitais. Tese (mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC – SP, 2011. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4366>. Acesso em: 20 de agosto de 2019. GASI, Flávia. Mapas do Imaginário Compartilhado na Experiência de Jogar: o videogame como agenciador de devaneios poéticos. Tese (doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC – SP, 2016. Disponível em: <https://tede.pucsp.br/handle/handle/19565>. Acesso em: 20 de agosto de 2019. HEMMANN, Kathryn. Mythical Landscapes and Imaginary Creatures: Pokémon and Japanese Regionalism. Proceedings of the Association for Japanese Literary Studies, Universidade de Notre Dame, v. 14, Outono de 2013. Rhetoric and Region Local Determinants of Literary Expression, p. 261-271. Disponível em: <https://kathrynhemmann.files.wordpress.com/2016/05/kathryn-hemmann-pokc3a9mon-andjapanese-regionalism1.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2020. HENSHALL, Keneth G. História do Japão. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2011. HOLTOM, Daniel Clarence. The Japanese Enthronement Cerimonies with An Account of the Imperial Regalia. Tokyo: 1928. Disponível em: <https://ia800408.us.archive.org/26/items/ JapaneseEnthronementCeremonies/Japanese_Enthronement_Ceremonies_150dpi.pdf >. Acesso em: 05 de outubro de 2020. IGLESIAS, Diego. Okami: reinventando mitologia e história. Disponível em: < https://caeolos.itch.io/ o kami>. Acesso em: 21 de agosto de 2019. KAWAI, Hayao. A psique japonesa: grandes temas dos contos de fadas japoneses. Tradução de Gustavo Gerheim. São Paulo: Paulus, 2007.KIKUCHI, Wataru. Relações hierárquicas do Japão contemporâneo: um estudo da consciência de hierarquia na sociedade japonesa. 2012. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-28082012- 123242/ >. Acesso em: 30 de outubro de 2020. KRAWCZYK, Marianne; NOVAK, Jeannie. Game Development Essentials: Game Story and Character Development. Estados Unidos: Thomson Delmar Learning, 2006. LEMOS, Adriana Falqueto. Literatura, Videogame e Leitura: Intersemiose e Multidisciplinaridade. Dissertação (Mestrado em Letras)- Centro de Ciências Humanas e Naturais – Programa de Pós – graduação em Letras, Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1988/1/Literatura %20videogames%20e%20leitura%20%20intersimiose%20e%20multidisciplinaridade.pdf>. Acesso em: 25 de agosto de 2019. LITTLETON, C. Scott. Conhecendo o Xintoísmo: origens, crenças, práticas, textos sagrados, lugares sagrados. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. LOW, Morris. Physical Anthropology in Japan: The Ainu and the Search for the Origins of the Japanese. Current Anthropology, The University of Chicago Press Journals, v. 53, p. 57-68, abr. 2012. DOI 10.1086/662334. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/10.1086/662334?origin=JSTORpdf&seq=1#metadata_info_tab_contents>. Acesso em: 22 jun. 2020. MARINELLI, Sonia. CAPCOM ŌKAMI: Letteratura e folclore nel mondo dei videogiochi. Escola de lingua, literatura tradução e interpretação - Universidade de Bolonha, 2014. Disponível em: <https://www.academia.edu/14360614/CAPCOM_OKAMI_Letteratura_e_folclore_nel_mond o_dei_videogiochi?email_work_card=title>. Acesso em: 20 de março de 2020. MAYER, Fanny Hagin. Ancient Tales in Modern Japan. Bloomington, Indiana: Indiana University Press, 1899. Disponível em: <https://www.academia.edu/31706471/Ancient_Tales_at_BULLET_zn_Modern_Japan_An_A nthology_of_Japanese_Folk_Tales_Selected_and_Translated>. Acesso em: 30 de agosto de 2019. MIETTO, Luís Fábio Marchesoni Rogado. Estudos preliminares acerca do processo de elaboração da obra Kojiki. Estudos Japoneses,[S. l.], n. 13, p. 99-109, 1993. DOI: 10.11606/issn.2447-7125.v0i13p99-109. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ej/article/view/142631>. Acesso em: 31 outubro de 2020. MIETTO, Luís Fábio Marchesoni Rogado. Kojiki e o Universo Mitológico Japonês da Antiguidade. In: Estudos Japoneses – vol. 15. São Paulo: Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo. 1995. p. 67-93. Disponivel em: <http://www.periodicos.usp.br/ej/article/view/142715/137668>. Acesso em: 20 de agosto de 2019. NAMEKATA, Márcia Hitomi. O conto japonês Urashima Tarō: uma análise sob o prisma do mito. Revista Cerrados. v. 7, n.8, p.71-80, Brasília, UnB, 1998. Disponível em:<https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/966/837>. Acesso em: 20 de outubro de 2020. NAMEKATA, Marcia Hitomi. Os mukashi banashi da literatura japonesa: uma análise do feminino e do casamento entre seres diferentes no contexto dos contos do japão antigo. 2011. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. doi:10.11606/T.8.2011.tde08092011-143050. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde08092011-143050/>. Acesso em: 21 de junho de 2020. NAUMANN, Nelly. “The kusanagi sword”. Harrassowitz Verlag, 1992, p. 158-170. Disponível em: <https://freidok.uni-freiburg.de/fedora/objects/freidok:4635/datastreams/ FILE1/content>. Acesso em 10 de novembro de 2020. OKADA, Mitsuharu Vicent. The Plight of Ainu, Indigenous People of Japan. Journal of Indigenous Social Development, Universidade do Hawaii, v. 1, p. 1-14, jan. 2012. Disponível em: <https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/handle/10125/21976/ v1i1_02okada.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2020. Ōkami. Estados Unidos da América: Capcom, 2006. Jogo eletrônico de Playstation 2. Ōkami HD. Estados Unidos da América: Capcom, 2017. Jogo eletrônico de Playstation 4. OZAKI, Yei Theodora. Japanese Fairy Tales. Global Grey ebooks, 1908. Disponível em: <https://www.globalgreyebooks.com/japanese-fairy-tales-ebook.html>. Acesso em: 15 outubro de 2020. PÉREZ, José Enrique Narbona. La espada Kusanagi no tsurugi: Reliquia y símbolo de poder. Asiadémica: revista universitária de estudos sobre ásia oriental, Universidade de Granada, ed. 09, p. 12-54, Janeiro 2017. Disponível em: <https://www.raco.cat/index.php/asiademica/article/download/317148/407216/>. Acesso em: 7 outubro de 2020. POLEN, James Scott. Continuity and Change of Momotaro. 2008. 46 f. Tese (Mestre em Artes) - Faculdade de Artes e Ciências, Universidade de Pittsburgh, Universidade de Pittsburgh, 2007. Disponível em: <http://d-scholarship.pitt.edu/10422/1/jspolenthesis.pdf>. Acesso em: 29 outubro de 2020. PROPP, Vladimir I. Morfologia do Conto Maravilhoso. Tradução de Jasna Paravich Sarhan. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. ROBERTS, Jeremy. Japanese mythology A to Z. New York: Chelsea House, 2010. RODRIGUES, Camila. Abordagem discursiva em Kojiki. Orientador: Shirlei Lica Ichisato Hashimoto. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas departamento de línguas orientais programa de pós-graduação em língua, literatura e cultura japonesa, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/ teses/disponiveis/8/8157/tde-19022019-192002/en.php>. Acesso em: 22 de dezembro de 2019RUBIO, Carlos; MORATALLA, Rumi Tani. KOJIKI: Crónicas de antíguos hechos de Japon. 2.ed. Madri: Trattora editorial, 2012. Disponível em: <https://kupdf.net/download/kojiki-croacute-nicas-de-antiguos-hechos-de-jap-oacute-n_58f3f6f5dc0d60c64bda9836_pdf>. Acesso em: 24 de dezembro de 2019. SAKADE, Florence; KUROSAKI, Yoshisuke. As histórias preferidas das crianças japonesas. São Paulo: JBC, 2006. v. 1. SAKADE, Florence; KUROSAKI, Yoshisuke. As histórias preferidas das crianças japonesas. São Paulo: JBC, 2006. v. 2. SUNG, Yoo Kyung; JUNKO, Sakoi. Stories of the Ainu: The Oldest Indigenous People in Japanese Children’s Literature. Bookbird: A Journal of International Children's Literature, vol. 55 no. 1, 2017, p. 4-13. Project MUSE, doi:10.1353/bkb.2017.0001. Disponível em: <https://www.academia.edu/31467509/Sung_Y_K_and_Sakoi_J_2017_Stories_of_the_Ainu_ The_Oldest_Indigenous_People_in_Japanese_Childrens_Literature_Bookbird_A_Journal_of_ International_Childrens_Literature_55_1_4_13>. Acesso em: 10 de outubro de 2020. TESSARO, Annye Cristiny. Narrativas e games: um olhar do design literário-artístico. 2018. 199 f. Tese (Doutorado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/ handle/handle/21522?mode=full>. Acesso em: 10 de outubro de 2019. VELDEN, Felipe Vander. Os ainu e suas plantas no norte do Japão. Rio de Janeiro: Revista sociologia antropologia, v.09.02, 2019. Disponível em: <https://revistappgsa.ifcs.ufrj.br/wpcontent/uploads/2019/08/revista-sociologia-antropologia_v09n02_RESENHAS03- FelipeVanderVelden_pt.pdf>. Acesso em: 2 de outubro de 2019. VOGLER, Christopher. A jornada do escritor. Tradução de Ana Maria Machado. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. Disponível em: <https://notamanuscrita.files.wordpress.com/2016/02/visto-vogler-jornada-do-escritor.pdf> Acesso em: 10 de dezembro de 2019. WAPERFELT, Henrik. The Non-Player Character – Exploring the believability of NPC presentation and behavior. Stockoholm University, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/303496966_The_NonPlayer_Character_Exploring_the_believability_of_NPC_presentation_and_behavior>. Acesso em: 2 de novembro de 2020. WILLISTON, Teresa Peirce. Japanese Fairy Tales. Chicago, Illinois: Rand McNally & Co, 1904. 80 p. Disponível em: <https://archive.org/details/japanesefairytal00willi/page/n7/mode/ 2up>. Acesso em: 17 outubro de 2020. YAMADA, Taka. Shinto Symbols. Contemporary Religions in Japan, Tokyo, Japão, v. 7, n. 2, p. 89-142, jun. 1966. Disponível em: <https://nirc.nanzan-u.ac.jp/en/publications/crj/>. Acesso em: 26 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2020-12-25T00:38:49Zoai:localhost:prefix/5838Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2020-12-25T00:38:49Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ôkami e mitologia japonesa - associação dos personagens do jogo com elementos da mitologia e do folclore japonês
title Ôkami e mitologia japonesa - associação dos personagens do jogo com elementos da mitologia e do folclore japonês
spellingShingle Ôkami e mitologia japonesa - associação dos personagens do jogo com elementos da mitologia e do folclore japonês
Anjos, Camila Carvalho dos
Ōkami
Personagem
Mitologia Japonesa
Videogame
Monomito
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Mitologia japonesa
Jogos japoneses
Jogos de videogame
Narrativas mitológicas
title_short Ôkami e mitologia japonesa - associação dos personagens do jogo com elementos da mitologia e do folclore japonês
title_full Ôkami e mitologia japonesa - associação dos personagens do jogo com elementos da mitologia e do folclore japonês
title_fullStr Ôkami e mitologia japonesa - associação dos personagens do jogo com elementos da mitologia e do folclore japonês
title_full_unstemmed Ôkami e mitologia japonesa - associação dos personagens do jogo com elementos da mitologia e do folclore japonês
title_sort Ôkami e mitologia japonesa - associação dos personagens do jogo com elementos da mitologia e do folclore japonês
author Anjos, Camila Carvalho dos
author_facet Anjos, Camila Carvalho dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sambuichi, Ernesto Atsushi
http://lattes.cnpq.br/9866764795865633
Tanaka, Rodrygo Yoshiyuki
http://lattes.cnpq.br/5476207767373512
Ferreira, Cacio José
http://lattes.cnpq.br/1928500395861445
http://orcid.org/0000-0003-0009-226X
Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA)
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Camila Carvalho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ōkami
Personagem
Mitologia Japonesa
Videogame
Monomito
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Mitologia japonesa
Jogos japoneses
Jogos de videogame
Narrativas mitológicas
topic Ōkami
Personagem
Mitologia Japonesa
Videogame
Monomito
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Mitologia japonesa
Jogos japoneses
Jogos de videogame
Narrativas mitológicas
description The present work deals about Ōkami - a game available on several video game platforms - and aims to analyze the similarities and differences among its characters and those of mythology, as well as some Japanese folk tales. To do this, was investigated the mythology and folklore of Japan and the way in which game characters are constructed. In addition to the theoretical references on these themes, Krawczyk and Novak (2006) categorization was used, which classify the characters according to the archetypes of characters in video games, together with Joseph Campbell's (2007) monomyth theory, where the hero of myths and tales traces a circular route of departure and returns to his society. Through a comparative analysis among the ten characters selected for the research, the study identified the use of various aspects of mythological narratives, not limited to the evident ones like the proper names of the characters. It was also possible to investigate the use of folkloric narratives, as well as the identification of some original characters of the game - thus classified as there are no characteristic elements strong enough to demonstrate their connection with traditional narratives. Among the distinctions, it was observed that the studio responsible for the game development chose to adapt several aspects that characterize the original narratives to the fruitive reality of the player, aiming at a better gameplay.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-25T00:37:01Z
2020-12-23
2020-12-25T00:37:01Z
2020-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5838
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ABREU, Thiago Cosme de. Taketori Monogatari: a obra e o discurso (pretensamente) amoroso. 2016. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Japonesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/D.8.2016.tde-09052016-125013. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-09052016-125013/pt-br.php>. Acesso em: 17 de outubro de 2020. ANESAKI, Masaharu. Mitología Japonesa: Leyendas, Mitos y Folclore Del Japón Antiguo. Tradução de Miguel Mancera. Tokyo: Editorial Amazonia, 2015. Disponível em: <https://www.pdfdrive.com/mitolog%C3%Ada-japonesa-e50204482.html>. Acesso em 20 de agosto de 2019. ANTONI, Klaus. Momotarô (The Peach Boy) and the Spirit of Japan: Concerning the Function of a Fairy Tale in Japanese Nationalism of Early Shôwa Age. Asian Folklore Studies, [s. l.], v. 50, p. 155-188, Janeiro 1991. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/270376519_Momotaro_The_Peach_Boy_and_the_ Spirit_of_Japan_Concerning_the_Function_of_a_Fairy_Tale_in_Japanese_Nationalism_of_th e_Early_Showa_Age_In_Asian_Folklore_Studies_vol_50_1991_155-188>. Acesso em: 29 outubro de 2020. ASTON, William George. Nihongi: Chronicles of Japan from the Earliest Times to A.D. 697. Londres: Kegan Paul, Trench, Trubner & C., Limited., 1896. Disponível em: <https://archive.org/details//page/n10/mode/2up>. Acesso em: 20 de outubro de 2020. BATCHELOR, John. The Ainu and Their Folklore. London: The Religious Tract Society, 1901. Disponivel em: <https://archive.org/stream/ainuandtheirfol00batcgoog#page/n14/mode/ 2up/search/round>. Acesso em: 2 de outubro de 2019. BRADY GAMES. Okami Official Strategy Guide (inglês). Setembro de 2006. Disponível em: < https://epdf.pub/ O kami -official-strategy-guide-official-strategy-guidesbradygames.html>. Acesso em: 12 de outubro de 2019. BRUNEL, Pierre. Dicionário de Mitos Literários. 2.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. CAMARGO, Ana Paula de Souza. Japão: a peculiaridade de sua cultura, arte e moda. Orientador: Afonso Celso Carvalho Rodrigues. 2013. 87 p. Monografia (Especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte) - Faculdade de Arte, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. Disponível em: <https://www.ufjf.br/posmoda/files/2013/05/monografiarevisadaAPSC.pdf>. Acesso em: 29 outubro de 2020. CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Editora Pensamento, 2007.CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990. Disponível em: <http://gepai.yolasite.com/resources/joseph_campbell_ %20o_poder_do_mito.pdf>. Acesso em: 30 de outubro de 2020. CAMPBELL, Joseph. Transformações do Mito Através do Tempo. Tradução de Heloysa de Lima. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 2015. CANDIDO, Antônio; et al. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 13.ed, 2014. CAPCOM. Okami – Official website. Disponível em: <http://www.capcom.co.jp/o-kami/ps2/ main.html>. Acesso em: 15 de outubro de 2019. CAPCOM. Okami: Official Complete Works. Udon, 2008. CHAMBERLAIN, Basil Hall. Translations of “Kojiki”. 2.ed. Tokyo, 1932. Disponível em: <https://www.univie.ac.at/rel_jap/k/images/2/2c/Kojiki_Chamberlain.pdf>. Acesso em: 20 de outubro de 2019. EBERT, Vagner. IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL E VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE LITERATURA E INFORMÁTICA, 2016, UFP. O JOGO DO HERÓI: A JORNADA DO HERÓI EM ASSASSIN’S CREED. Passo Fundo: UFP, 2016. Tema: Literatura e internet: arte digital, escola experimental. Disponível em: < https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/simposiolitinf/artigos/Vagner%2520Ebert.pdf >. Acesso em: 4 janeiro de 2020. EDWARDS, Walter. Mirrors on Ancient Yamato: The Kurozuka Kofun Discovery and Question of Yamatai. Monumenta Nipponica, v. 54, n. 1, p. 75-110, 1999. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/2668274>. Acesso em: 8 de novembro de 2020. ELIADE, Mircea. Aspectos do Mito. Tradução de Manuela Torres. Portugal: editora 70 edições, 1963. ELIADE, Mircea. Mito e Realidade. Tradução de Pola Civelli. 6.ed. São Paulo: editora Perspectiva S.A, 2013. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992. 109 p. Disponível em: <https://gepai.yolasite.com/resources/O%20Sagrado%20E%20O%20Profano %20-%20Mircea%20Eliade.pdf>. Acesso em: 8 novembro de 2020. FALERO, Alfonso. La mitología como fuente del imaginario japonés: leyenda y arquetipos culturales. In: M. Fernández, J. Martínez, P. Garcés y L. Terrón (Eds.), Mitologías del imaginario japonés. Soria: Diputación Provincial de Soria, 2007. Disponível em: <https://gredos.usal.es/bitstream/handle/10366/122069/La%20mitologia%20como %20fuente%20del%20imaginario%20japones%20_2005_.pdf >. Acesso em: 26 de junho de 2020. FERGUSON, Ian Stuart. The evolution of a legend: a comparison of the character of tamamo no mae portrayed in muromachi period otogizōshi and in the late-edo vendetta tale, ito guruma kyūbi no kitsune (the spinning wheel and the nine-tailed fox). 2012. 65 f. Tese (Mestre em Artes) - Departamento de Línguas e Civilizações Asiáticas, Universidade de Colorado,Hawaii, 2007. Disponível em: <https://scholar.colorado.edu/concern/graduate_thesis_or_dissertations/s1784k99j>. Acesso em: 26 set. 2020. FERRER, Marc Lovet. Representation of Japan by the video game industry: the case of Ôkami from a Japanophile perspective. Dissertação (mestrado em Internet e Estudo sobre jogos) – University of Tampere, 2017. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/74af/ ec127de9e1e5842353722b444815ccf846c3.pdf>. Acesso em: 13 de outubro de 2019. FLUIXÁ, Ángel García. Cuentos y Leyendas Japoneses. Epublibre: [s. n.], 1982. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.kasalpopular.net/wpcontent/uploads/2016/09/ cylj.pdf&ved=2ahUKEwjg4f_l9drsAhVjK7kGHcoUBcUQFjAAegQIAhAB&usg=AOvVaw0 -UxwVOv7hOwNnclAMYnw0>. Acesso em: 17 outubro de 2020. FOSTER, Michael Dylan. Pandemonium and Parade: Japanese Monsters and the Culture of Yōkai. University of California Press, 2009. GASI, Flávia. A poética Imaginária do Videogame: as passagens e as traduções do imaginário e dos mitos gregos no processo de criação de jogos digitais. Tese (mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC – SP, 2011. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4366>. Acesso em: 20 de agosto de 2019. GASI, Flávia. Mapas do Imaginário Compartilhado na Experiência de Jogar: o videogame como agenciador de devaneios poéticos. Tese (doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC – SP, 2016. Disponível em: <https://tede.pucsp.br/handle/handle/19565>. Acesso em: 20 de agosto de 2019. HEMMANN, Kathryn. Mythical Landscapes and Imaginary Creatures: Pokémon and Japanese Regionalism. Proceedings of the Association for Japanese Literary Studies, Universidade de Notre Dame, v. 14, Outono de 2013. Rhetoric and Region Local Determinants of Literary Expression, p. 261-271. Disponível em: <https://kathrynhemmann.files.wordpress.com/2016/05/kathryn-hemmann-pokc3a9mon-andjapanese-regionalism1.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2020. HENSHALL, Keneth G. História do Japão. 2. ed. Lisboa: Edições 70, 2011. HOLTOM, Daniel Clarence. The Japanese Enthronement Cerimonies with An Account of the Imperial Regalia. Tokyo: 1928. Disponível em: <https://ia800408.us.archive.org/26/items/ JapaneseEnthronementCeremonies/Japanese_Enthronement_Ceremonies_150dpi.pdf >. Acesso em: 05 de outubro de 2020. IGLESIAS, Diego. Okami: reinventando mitologia e história. Disponível em: < https://caeolos.itch.io/ o kami>. Acesso em: 21 de agosto de 2019. KAWAI, Hayao. A psique japonesa: grandes temas dos contos de fadas japoneses. Tradução de Gustavo Gerheim. São Paulo: Paulus, 2007.KIKUCHI, Wataru. Relações hierárquicas do Japão contemporâneo: um estudo da consciência de hierarquia na sociedade japonesa. 2012. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-28082012- 123242/ >. Acesso em: 30 de outubro de 2020. KRAWCZYK, Marianne; NOVAK, Jeannie. Game Development Essentials: Game Story and Character Development. Estados Unidos: Thomson Delmar Learning, 2006. LEMOS, Adriana Falqueto. Literatura, Videogame e Leitura: Intersemiose e Multidisciplinaridade. Dissertação (Mestrado em Letras)- Centro de Ciências Humanas e Naturais – Programa de Pós – graduação em Letras, Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/1988/1/Literatura %20videogames%20e%20leitura%20%20intersimiose%20e%20multidisciplinaridade.pdf>. Acesso em: 25 de agosto de 2019. LITTLETON, C. Scott. Conhecendo o Xintoísmo: origens, crenças, práticas, textos sagrados, lugares sagrados. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. LOW, Morris. Physical Anthropology in Japan: The Ainu and the Search for the Origins of the Japanese. Current Anthropology, The University of Chicago Press Journals, v. 53, p. 57-68, abr. 2012. DOI 10.1086/662334. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/10.1086/662334?origin=JSTORpdf&seq=1#metadata_info_tab_contents>. Acesso em: 22 jun. 2020. MARINELLI, Sonia. CAPCOM ŌKAMI: Letteratura e folclore nel mondo dei videogiochi. Escola de lingua, literatura tradução e interpretação - Universidade de Bolonha, 2014. Disponível em: <https://www.academia.edu/14360614/CAPCOM_OKAMI_Letteratura_e_folclore_nel_mond o_dei_videogiochi?email_work_card=title>. Acesso em: 20 de março de 2020. MAYER, Fanny Hagin. Ancient Tales in Modern Japan. Bloomington, Indiana: Indiana University Press, 1899. Disponível em: <https://www.academia.edu/31706471/Ancient_Tales_at_BULLET_zn_Modern_Japan_An_A nthology_of_Japanese_Folk_Tales_Selected_and_Translated>. Acesso em: 30 de agosto de 2019. MIETTO, Luís Fábio Marchesoni Rogado. Estudos preliminares acerca do processo de elaboração da obra Kojiki. Estudos Japoneses,[S. l.], n. 13, p. 99-109, 1993. DOI: 10.11606/issn.2447-7125.v0i13p99-109. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ej/article/view/142631>. Acesso em: 31 outubro de 2020. MIETTO, Luís Fábio Marchesoni Rogado. Kojiki e o Universo Mitológico Japonês da Antiguidade. In: Estudos Japoneses – vol. 15. São Paulo: Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo. 1995. p. 67-93. Disponivel em: <http://www.periodicos.usp.br/ej/article/view/142715/137668>. Acesso em: 20 de agosto de 2019. NAMEKATA, Márcia Hitomi. O conto japonês Urashima Tarō: uma análise sob o prisma do mito. Revista Cerrados. v. 7, n.8, p.71-80, Brasília, UnB, 1998. Disponível em:<https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/966/837>. Acesso em: 20 de outubro de 2020. NAMEKATA, Marcia Hitomi. Os mukashi banashi da literatura japonesa: uma análise do feminino e do casamento entre seres diferentes no contexto dos contos do japão antigo. 2011. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. doi:10.11606/T.8.2011.tde08092011-143050. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde08092011-143050/>. Acesso em: 21 de junho de 2020. NAUMANN, Nelly. “The kusanagi sword”. Harrassowitz Verlag, 1992, p. 158-170. Disponível em: <https://freidok.uni-freiburg.de/fedora/objects/freidok:4635/datastreams/ FILE1/content>. Acesso em 10 de novembro de 2020. OKADA, Mitsuharu Vicent. The Plight of Ainu, Indigenous People of Japan. Journal of Indigenous Social Development, Universidade do Hawaii, v. 1, p. 1-14, jan. 2012. Disponível em: <https://scholarspace.manoa.hawaii.edu/bitstream/handle/10125/21976/ v1i1_02okada.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2020. Ōkami. Estados Unidos da América: Capcom, 2006. Jogo eletrônico de Playstation 2. Ōkami HD. Estados Unidos da América: Capcom, 2017. Jogo eletrônico de Playstation 4. OZAKI, Yei Theodora. Japanese Fairy Tales. Global Grey ebooks, 1908. Disponível em: <https://www.globalgreyebooks.com/japanese-fairy-tales-ebook.html>. Acesso em: 15 outubro de 2020. PÉREZ, José Enrique Narbona. La espada Kusanagi no tsurugi: Reliquia y símbolo de poder. Asiadémica: revista universitária de estudos sobre ásia oriental, Universidade de Granada, ed. 09, p. 12-54, Janeiro 2017. Disponível em: <https://www.raco.cat/index.php/asiademica/article/download/317148/407216/>. Acesso em: 7 outubro de 2020. POLEN, James Scott. Continuity and Change of Momotaro. 2008. 46 f. Tese (Mestre em Artes) - Faculdade de Artes e Ciências, Universidade de Pittsburgh, Universidade de Pittsburgh, 2007. Disponível em: <http://d-scholarship.pitt.edu/10422/1/jspolenthesis.pdf>. Acesso em: 29 outubro de 2020. PROPP, Vladimir I. Morfologia do Conto Maravilhoso. Tradução de Jasna Paravich Sarhan. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. ROBERTS, Jeremy. Japanese mythology A to Z. New York: Chelsea House, 2010. RODRIGUES, Camila. Abordagem discursiva em Kojiki. Orientador: Shirlei Lica Ichisato Hashimoto. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas departamento de línguas orientais programa de pós-graduação em língua, literatura e cultura japonesa, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/ teses/disponiveis/8/8157/tde-19022019-192002/en.php>. Acesso em: 22 de dezembro de 2019RUBIO, Carlos; MORATALLA, Rumi Tani. KOJIKI: Crónicas de antíguos hechos de Japon. 2.ed. Madri: Trattora editorial, 2012. Disponível em: <https://kupdf.net/download/kojiki-croacute-nicas-de-antiguos-hechos-de-jap-oacute-n_58f3f6f5dc0d60c64bda9836_pdf>. Acesso em: 24 de dezembro de 2019. SAKADE, Florence; KUROSAKI, Yoshisuke. As histórias preferidas das crianças japonesas. São Paulo: JBC, 2006. v. 1. SAKADE, Florence; KUROSAKI, Yoshisuke. As histórias preferidas das crianças japonesas. São Paulo: JBC, 2006. v. 2. SUNG, Yoo Kyung; JUNKO, Sakoi. Stories of the Ainu: The Oldest Indigenous People in Japanese Children’s Literature. Bookbird: A Journal of International Children's Literature, vol. 55 no. 1, 2017, p. 4-13. Project MUSE, doi:10.1353/bkb.2017.0001. Disponível em: <https://www.academia.edu/31467509/Sung_Y_K_and_Sakoi_J_2017_Stories_of_the_Ainu_ The_Oldest_Indigenous_People_in_Japanese_Childrens_Literature_Bookbird_A_Journal_of_ International_Childrens_Literature_55_1_4_13>. Acesso em: 10 de outubro de 2020. TESSARO, Annye Cristiny. Narrativas e games: um olhar do design literário-artístico. 2018. 199 f. Tese (Doutorado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/ handle/handle/21522?mode=full>. Acesso em: 10 de outubro de 2019. VELDEN, Felipe Vander. Os ainu e suas plantas no norte do Japão. Rio de Janeiro: Revista sociologia antropologia, v.09.02, 2019. Disponível em: <https://revistappgsa.ifcs.ufrj.br/wpcontent/uploads/2019/08/revista-sociologia-antropologia_v09n02_RESENHAS03- FelipeVanderVelden_pt.pdf>. Acesso em: 2 de outubro de 2019. VOGLER, Christopher. A jornada do escritor. Tradução de Ana Maria Machado. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. Disponível em: <https://notamanuscrita.files.wordpress.com/2016/02/visto-vogler-jornada-do-escritor.pdf> Acesso em: 10 de dezembro de 2019. WAPERFELT, Henrik. The Non-Player Character – Exploring the believability of NPC presentation and behavior. Stockoholm University, 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/303496966_The_NonPlayer_Character_Exploring_the_believability_of_NPC_presentation_and_behavior>. Acesso em: 2 de novembro de 2020. WILLISTON, Teresa Peirce. Japanese Fairy Tales. Chicago, Illinois: Rand McNally & Co, 1904. 80 p. Disponível em: <https://archive.org/details/japanesefairytal00willi/page/n7/mode/ 2up>. Acesso em: 17 outubro de 2020. YAMADA, Taka. Shinto Symbols. Contemporary Religions in Japan, Tokyo, Japão, v. 7, n. 2, p. 89-142, jun. 1966. Disponível em: <https://nirc.nanzan-u.ac.jp/en/publications/crj/>. Acesso em: 26 set. 2020.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Faculdade de Letras
Manaus/AM
Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Faculdade de Letras
Manaus/AM
Letras - Língua e Literatura Japonesa - Licenciatura - Manaus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061054649958400